Atuador de marcha lenta

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
yuri
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mai 2009, 15:00
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul
Localização: rio de janeiro
Contato:

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por yuri »

mad_b escreveu:Engraçado... 98 1.2 seria talvez igual ao meu, mpi (1148cc)?. Ambos atuadores sao fixos com 1 par de parafusos "torx" cada. Tem sensor de borboleta e atuador de lenta pra vender no mercadolivre, por tipo 50 pila cada um. Se precisar trocar o atuador de lenta tem modelo igualzinho no ML. na troca aproveitei pra limpar bem com "car80". Mas nao vai ser sujeira o problema, em geral é a peça ruim mesmo.
A menos que tenha algo "estranho" aí a história tá esquisita. eu mesmo já tirei e recoloquei em casa.

Ainda, veja se nao é problema de ignição (velas/cabos) ou o regulador de pressão com diafragma furado (tem peça igual da bosch pra vender comprei na Alvorada - levei a velha junto). Lenta irregular consumo alto.

E, pra completar, veja se nao é problema do canister (a eletrovalvula mais precisamente). A lenta do meu tava me deixando com raiva principalmente quando ia acelerar, + ou - isolei o canister e tampei a tomada de vacuo do coletor sanou este problema.

Boa noite, tem como você me dizer as referencia para que eu possa compar eles(atuador de marcha lenta e o sensor de borboleta) pois levei em varios mecanicos e eles falaram que o kaptor nao funciona no nosso twingo 1.2 98 d7f,e se ,é o mesmo da elba que todos dizem pois me disseram e vi aqui no forum que é o mesmo mais como o nosso motor é diferente 1.2 98 d7f nao sei se funciona e se nao for abuso pode postar uma foto do seu tbi pois acho que ja rolou uma adaptaçao no meu pois entre o conector do cabo do acelerador e os sensores tem um parafuso num espaço quadradinho que me parece uma adapitaçao ele ta empurando aquela peça preta para baixo fazendo a posiçao inicial da borboleta ficar mais aberta. obrigado.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por mad_b »

Se voce se refere ao parafuso de regulagem de abertura da borboleta (onde o cabo do acelerador está preso), nunca mexi.

Comprei um atuador de lenta código "genérico" "B23/00", na ocasiao o item foi

" Atuador Marcha Lenta Renault Clio Kangoo Twingo B23/00 Novo (cód. do anúncio: 113380738)."

O importante é que o formato da ponta do atuador é igual, pois tem que vedar uma sede específica ali no corpo de borboleta.

A loja era a "SOINJEÇÃOELETRONICA", nao sei talvez o e-mail ainda funcione:
Só Injeção Eletronica Claudio <clagnbr@yahoo.com.br>

A TB do meu carro é :
170220121225.jpg
atuador de lenta:
170220121224.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
yuri
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Mai 2009, 15:00
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul
Localização: rio de janeiro
Contato:

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por yuri »

boa terde, como citado anteriormente troquei o atuador de marcha lenta e tambem o sensor da borboleta, mais o carro nao ficou bom,levei em outro mecanico, que ja é o treceiro que passo, e o mesmo condenou o meu modulo falou que o mululo só ta enviando "mensagem" para o atuador abrir mais nao manda pra ele voltar"recuar" o que vcs acham me ajudem por favor ja estou ficando doido pois nem sei onde achar esse modulo meu carro é 98 1.2 d7f se souberem me ajudem. Obrgado
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por mad_b »

Até faz sentido, mas para voce nao ficar maluco ainda, antes busque possíveis entradas de "ar falso" no motor, cheque o regulador de pressão do combustível (um teste simples é tirar a mangueira de vácuo dele da admissão e ver se falha vácuo (chupa com a boca por ex), ou com ela assim solta dar a partida e dar umas aceleradas (o meu esguichou gasolina neste teste - eu já sabia que tava vazando mas o mecanico quis confirmar).
No meu (1.2 D7F 98) após uma limpeza de bicos ao recolocar um deles ficou um pouco desencaixada a vedação e entrava ar no motor por aí.
Eletrovalvula do canister com problema (desgaste).
As vezes um defeito é acusado porque o computador acha como unica explicação para um outro defeito, enganando o operador.
A explicação do mecanico sobre o modulo faz sentido, mas GERALMENTE é alguma outra coisa.
Outro dia bati cabeça um tempão achando que era tb, entrada de ar falso, alimentação, bicos, e era uma simples vela de ignição que tinha estragado.
O que voce pode conseguir, em ultima instancia, é em um desmanche o modulo desse motor. Uma vez comprei um tipo onde o dono anterior tinha trocado o módulo cpu do motor porque tinha molhado numa lavagem de motor. Recebi tambem o modulo velho, belo dia resolvi abrir e limpei umas oxidações que causaram curto, sequei e remontei, botei no lugar e estava funcionando perfeitamente (a que foi trocada)...

A CPU do motor é resistente, os circuitos costumam ter proteções contra problemas nos sensores e atuadores, tem que ter muuuuito azar ou terem fuçado ali botado fios em curto mesmo para talvez queimar a cpu. Espero que nao seja teu caso, pode ainda ter alguma outra coisinha aí.
Fechando, o que me incomodou em termos de lenta irregular foi, nao necessariamente na ordem: sonda lambda, vela ruim, cabos de vela velhos, atuador de lenta (cabecinha gasta inclusive), eletrovalvula do canister, regulador de pressão da gasolina, sensor de rotação do motor (sujeira na ponta e mau contado no conector).
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
GKDantas
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Fev 2012, 08:17
Cidade: Botucatu
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1996
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grená
Localização: Botucatu - SP
Contato:

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por GKDantas »

Pessoal, vou ressuscitar esse post de novo. Meu twingo é 1.2 ano 96 e comecei a ter os mesmos problemas. No mecânico genérico, o cara trocou o atuador e deu uma melhorada, mas como não ficava bom levei na concessionária, onde me informaram que só vendem toda a peça e não somente o atuador (ridículo isso!), que custa R$ 2500 no total. Agora estou caçando o atuador e tem lojas que estão pedindo o código de série, só que nem o antigo, que já foi trocado, tinha isso... alguma ajuda?

Mesmo assim desconfio que não seja só o atuador, já que a troca por um genérico reduziu o problema em quase 90%. O carro varia a aceleração dependendo de como o clima está: se está quente ele tem mais falhas e a aceleração reduz bastante, se está frio se mantém acelerado e não morre nenhuma vez. Serie esse o problema com a sonda lâmbida como nosso amigo citou acima??
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por mad_b »

-Sonda lambda nao interfere tanto no funcionamento. se ela trava o carro assume mistura mais rica (e o carro fica mais potente) - pelo menos foi o que aconteceu comigo.
-Meu carro teve a eletrovalvula do canister estragada, ao isolar o sistema sumiram todas engasgadas ao arrancar que tinham.
-Comentei já antes disso o regulador de pressao rasgou a membrana e a admissão estava sugando gasolina pela mangueira de vácuo que o controla.
-pode ser valvula termostática
-velas
Pra começar :-)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por gilii »

Essa da válvula do canister eu não sabia, mas vale a dica pois faz todo sentido...

Ultimamente estou notando um pequeno problema que acontece sempre que faço uma curva acentuada como por exemplo ao contornar uma esquina - o carro parece engasgar e não acelera - isso dura poucos segundos e logo em seguida volta ao normal - não faço a mínima idéia do que pode ser, mas em caso de dúvidas vou verificar a membrana do regulador de pressão e a valvula do canister se tem alguma coisa envolvida neste inconveniente.
Avatar do usuário
GKDantas
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Fev 2012, 08:17
Cidade: Botucatu
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1996
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grená
Localização: Botucatu - SP
Contato:

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por GKDantas »

Valew gente, no meu é quase isso: quando paro o carro num semáforo ou esquina ele reduz a aceleração e em algumas vezes reduz até morrer, mas não é com freqüência que isso acontece, notei que varia muito de acordo coma temperatura ambiente, nos dias frios não acontece nada e nos dias quentes acontece com mais freqüência. O chato mesmo é mandar na concessionária e eles não poderem trocar a peça, pois só vendem o conjunto e como ela já foi trocada antes não tenho código de referência para poder comprar outra...
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por mad_b »

Só uma dica, este atuador de marcha-lenta é uma peça robusta. Se vc trocou recentemente deveria durar no minimo uns 2 anos sem incomodar... Atualmente eu já nem tenho certeza se eu precisava ter trocado a minha (que provavelmente estava com seus 10 anos de vida in loco).
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
GKDantas
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Fev 2012, 08:17
Cidade: Botucatu
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1996
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grená
Localização: Botucatu - SP
Contato:

Re: Atuador de marcha lenta

Mensagem por GKDantas »

Pois é, minha esposa diz que trocamos há pouco mais de dois anos... o pior é que todos os sites que olho é a mesma peça, não vejo a mínima diferença da que está instalada.
Responder