amortecedor e molas do twingo
Enviado: 09 Mar 2016, 13:06
Boa tarde amigos Twingueiros.
Estou arrumando meu Twingo aos poucos pois a grana ta curta mas o Twingão merece. Comecei pela suspensão dianteira trocando amortecedores, molas, kit amortecedor, enfim tudo nesse sentido. A suspensão do meu Twingo estava muito ruim com os amortecedores e molas sem ação e tudo solto (literalmente), pois o antigo dono tinha feito uma gambiarra com a porca de fixação superior do amortecedor. Comprei todas as peças na rrparts e fiz a substituição (eu mesmo). O resultado foi bom, ficou bem melhor do que estava, mas não de acordo com minha expectativa. O carro ficou bem alto (pois antes estava pior que carro rebaixado), e bem firme, mas achei que está absorvendo muito mal as irregularidades da pista, principalmente se a rua estiver muito ruim ( o que é o caso de onde moro). Quando fiz o teste percebi que o carro bate muito seco as vezes como se não amortecesse nada. Também achei que o carro ficou bastante duro. não amortece como os carros que já andei (uno, palio, Monza) não que eu queira que seja igual mas achei que o Twingo ficaria mais macio.
Bom antes que os amigos me questionem se não fiz nada errado na montagem por falta de experiência, gostaria de avisar que ja mexi em vários carros que ja tive, não tenho uma oficina mas tenho horas de trabalho suficiente para me considerar um entusiasta (kkkkk). A suspensão do twingo é bem simples (achei simples até demais) o que não traz grandes problemas na montagem. E ainda por cima usei as peças velhas do twingo ( que ainda eram originais) como gabarito para não incorrer em erro, e usei também um manual de montagem monroe que algum amigo postou aqui a algum tempo atrás. Então erro na montagem eu tenho certeza que não foi.
outra duvida que fiquei é que achei a porca de fixação superior do amortecedor muito simplesinha para segurar todo o conjunto. a ponta da haste do amortecedor depois de dar o aperto ficou só um pouquinho passando pela porca (vide fotos) e somente 2 fios de rosca passaram da parte autotravante da porca e ainda tive a impressão que depois de alguns kms rodados ao revisar a porca novamente ela deu uma afroxada. fiquei meio preocupado. Alguem pode comentar sobre isso?
é bom esclarece que só troquei essa parte de amortecedor e molas mesmo, não troquei outras peças como pivôs, balanças nem nada disso, mas dei uma revisada e percebi que não há folgas aparentes.
outra coisa alguém saberia me dizer o nome dessa peça marcada em vermelho na foto e onde consigo compra-la, pois ela é uma espécie de arruela que vai abaixo da porca que fixa o suporte da mola e as do meu carro estão bem tortas já. tive que usar as mesmas pois não vieram no kit amortecedor e não achei para comprar.
Peço a ajuda de vocês pois já peguei o Twingo meio ruim das pernas na época e o danado ainda aguentou tranquilo 1 ano, mas agora chegou a hora e dar um talento nele e comecei com uma pulga atrás da orelha.
Agradeço desde já a ajuda de todos e todo conselho, critica e correção são bem vindos.
Obrigado amigos.
Estou arrumando meu Twingo aos poucos pois a grana ta curta mas o Twingão merece. Comecei pela suspensão dianteira trocando amortecedores, molas, kit amortecedor, enfim tudo nesse sentido. A suspensão do meu Twingo estava muito ruim com os amortecedores e molas sem ação e tudo solto (literalmente), pois o antigo dono tinha feito uma gambiarra com a porca de fixação superior do amortecedor. Comprei todas as peças na rrparts e fiz a substituição (eu mesmo). O resultado foi bom, ficou bem melhor do que estava, mas não de acordo com minha expectativa. O carro ficou bem alto (pois antes estava pior que carro rebaixado), e bem firme, mas achei que está absorvendo muito mal as irregularidades da pista, principalmente se a rua estiver muito ruim ( o que é o caso de onde moro). Quando fiz o teste percebi que o carro bate muito seco as vezes como se não amortecesse nada. Também achei que o carro ficou bastante duro. não amortece como os carros que já andei (uno, palio, Monza) não que eu queira que seja igual mas achei que o Twingo ficaria mais macio.
Bom antes que os amigos me questionem se não fiz nada errado na montagem por falta de experiência, gostaria de avisar que ja mexi em vários carros que ja tive, não tenho uma oficina mas tenho horas de trabalho suficiente para me considerar um entusiasta (kkkkk). A suspensão do twingo é bem simples (achei simples até demais) o que não traz grandes problemas na montagem. E ainda por cima usei as peças velhas do twingo ( que ainda eram originais) como gabarito para não incorrer em erro, e usei também um manual de montagem monroe que algum amigo postou aqui a algum tempo atrás. Então erro na montagem eu tenho certeza que não foi.
outra duvida que fiquei é que achei a porca de fixação superior do amortecedor muito simplesinha para segurar todo o conjunto. a ponta da haste do amortecedor depois de dar o aperto ficou só um pouquinho passando pela porca (vide fotos) e somente 2 fios de rosca passaram da parte autotravante da porca e ainda tive a impressão que depois de alguns kms rodados ao revisar a porca novamente ela deu uma afroxada. fiquei meio preocupado. Alguem pode comentar sobre isso?
é bom esclarece que só troquei essa parte de amortecedor e molas mesmo, não troquei outras peças como pivôs, balanças nem nada disso, mas dei uma revisada e percebi que não há folgas aparentes.
outra coisa alguém saberia me dizer o nome dessa peça marcada em vermelho na foto e onde consigo compra-la, pois ela é uma espécie de arruela que vai abaixo da porca que fixa o suporte da mola e as do meu carro estão bem tortas já. tive que usar as mesmas pois não vieram no kit amortecedor e não achei para comprar.
Peço a ajuda de vocês pois já peguei o Twingo meio ruim das pernas na época e o danado ainda aguentou tranquilo 1 ano, mas agora chegou a hora e dar um talento nele e comecei com uma pulga atrás da orelha.
Agradeço desde já a ajuda de todos e todo conselho, critica e correção são bem vindos.
Obrigado amigos.