[Ajuda Urgente] Mostrador

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
SousaPT95
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jun 2015, 05:20
Cidade: Azores
Estado: Another Country
Ano do Twingo: 1998

[Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por SousaPT95 »

Boas a todos, antes de mais chamo me André e sou dos açores, recentemente comprei o meu primeiro carro, este que foi o RENAULT TWINGO C06 de 1996, mas porem tenho um problema onde supostamente deveria mostrar os KM e a gasolina apenas me aparece isto " https://imageshack.com/i/p50L3OPbj " aparece apenas um bocado do ecra verde e aquela bola circular laranja e este mostrador está sempre a emitir um barulho de tipo Zzzzz, tipo quando uma ficha da TV não esta totalmente ligada parece estática , mesmo com o carro desligado faz este barulho...
Agradecia se alguém pudesse ajudar.Cumprimentos
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por Oigres »

SousaPT95, dá uma olhada no tópico abaixo que pode te ajudar:

http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... =18&t=5550

Também pode ser problemas de mal contato do Flat cable que liga o circuito com o display de cristal
DO IT YOURSELF
SousaPT95
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jun 2015, 05:20
Cidade: Azores
Estado: Another Country
Ano do Twingo: 1998

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por SousaPT95 »

Oigres escreveu:SousaPT95, dá uma olhada no tópico abaixo que pode te ajudar:

http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... =18&t=5550

Também pode ser problemas de mal contato do Flat cable que liga o circuito com o display de cristal
Obrigado vou ver ai se encontro algo. Mas sabes-me dizer como retiro esse flat cable? Da última vez que experimentei parecia bem colados xD
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por Oigres »

Você não deve retirá-lo e sim mantê-lo o mais pressionado possível. Tem uma tira de borracha que faz este papel de calço e se tiver deteriorado, deves substituí-lo.
Em sua foto notei que não aparece nada dos dígitos do mostrador e você citou que estão bem colados, então acho que neste caso deves antes procurar outro fator que tenha levado a isto e mexer nesta parte em último caso.
DO IT YOURSELF
SousaPT95
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jun 2015, 05:20
Cidade: Azores
Estado: Another Country
Ano do Twingo: 1998

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por SousaPT95 »

Oigres escreveu:Você não deve retirá-lo e sim mantê-lo o mais pressionado possível. Tem uma tira de borracha que faz este papel de calço e se tiver deteriorado, deves substituí-lo.
Em sua foto notei que não aparece nada dos dígitos do mostrador e você citou que estão bem colados, então acho que neste caso deves antes procurar outro fator que tenha levado a isto e mexer nesta parte em último caso.
Obrigado pela resposta, mas parece que nada resulta, vou mesmo ter de levar a um electricista vamos ver se eles não se "estiquem" no preço
carlos lima
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Fev 2009, 20:50
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por carlos lima »

SousaPT95 escreveu:Boas a todos, antes de mais chamo me André e sou dos açores, recentemente comprei o meu primeiro carro, este que foi o RENAULT TWINGO C06 de 1996, mas porem tenho um problema onde supostamente deveria mostrar os KM e a gasolina apenas me aparece isto " https://imageshack.com/i/p50L3OPbj " aparece apenas um bocado do ecra verde e aquela bola circular laranja e este mostrador está sempre a emitir um barulho de tipo Zzzzz, tipo quando uma ficha da TV não esta totalmente ligada parece estática , mesmo com o carro desligado faz este barulho...
Agradecia se alguém pudesse ajudar.Cumprimentos
carlos lima
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Fev 2009, 20:50
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por carlos lima »

Estou com o mesmo problema, fiquei com o carro sem bateria, ficou parado por um mes , coloquei uma bateria nova e o mostrador não voltou, voce conseguiu solucionar?
stimpy
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Dez 2013, 10:35
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto / dourado
Localização: Florianopolis

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por stimpy »

O meu está igual o de vcs. Ficou assim do nada. Acharam o problema?

Abraço
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por Oigres »

Um dos motivos que fazer com que não apareça nada no velocímetro é a boia do tanque de combustível.
O velocímetro faz a leitura dos litros de combustível por um componente passivo (resistor variável), conforme o nível de combustível, e isto é fatal quando este resistor recebe os 12v da bomba.
Estes 12v entram no processador e coloca em curto circuito fazendo com que todos os dados que deveriam aparecer no painel não o façam. Pode também fazer o BUZZER soar, aquele quando ao sair do carro avisa que deixou um farol ligado.
Para saber se foi isto que ocorreu ao desligar o plug da bomba de gasolina aparecerá os dados novamente.
Depois que isto ocorre o leitor de litros de combustível já era ! :o só trocando o velocímetro :shock:

Obs: Existem dois tipos de velocímetro de 94 > 99 plug azul e de 99 > 02 plug cinza sendo que o ano de 99 tem os dois tipos.
Boa sorte a todos !
DO IT YOURSELF
stimpy
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Dez 2013, 10:35
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto / dourado
Localização: Florianopolis

Re: [Ajuda Urgente] Mostrador

Mensagem por stimpy »

O meu o flat terminou de soltar quando eu desmontei. "Felizmente" tenho um twingo doador de orgãos na garagem. Ocorre q o velocimetro deste outro é o que mostra o nivel do tanque por "bolinhas". Espero q seja o mesmo plug. Ambos são do mesmo ano.

Obrigado!
Responder