Luz de Alerta do Óleo Piscando ?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Luz de Alerta do Óleo Piscando ?

Mensagem por Oigres »

Eu emprestei meu carro para um conhecido, quando ele me devolveu disse-me que a luz de alerta da pressão de óleo estava piscando. Logo pensei que havia pouco óleo pois havia um pequeno vazamento perto do filtro de óleo.

Chequei o nível e estava normal.

Pensei que poderia ser algum mal contato, verifiquei na parte elétrica e não encontrei nada que chamasse a atenção.

Como a intermitência passou a se mostrar uma continuidade, levei o cascudinho em um mecânico, recomendado por um amigo do meu cunhado.

Após minha explanação ele disse teria que abrir o cárter e a tampa de válvulas para fazer uma limpeza pois acreditava que era borra de óleo que estava impedindo de ter a pressão necessária e estimou em R$ 450,00 de mão de obra, fora o óleo, filtros e produtos de limpeza que usaria.

Ao volta para casa fiquei pensando onde eu havia errado, pois o óleo tinha somente 2.000 Km de uso e faço a troca em períodos menores que indicados pelos fabricantes de óleo.

Não senti firmeza no mecânico e resolvi abrir o cárter, precisei comprar uma chave TORX FÊMEA (cachimbo R$ 25,00) tamanho E8 com acoplamento de 3/8" pois a de 1/2" não chega até os parafusos, conforme tabela em anexo.

Havia um pouco de deposito ao fundo e a peneira não estava muito suja, nada que impedisse o fluxo normal de óleo.

Como não dá para desmontar a peneira, usei um produto usado para remover tintas e vernizes na construção civil chamado Striptease, removendo tudo, deixando como novo.

Já na tampa do cárter eu não poderia usar este produto pois é pintado. Deixei de molho com querosene misturado com sabão liquido durante a noite. No dia seguinte dei uma esfregado com uma escova de dentes ficando bem limpo. Recoloquei a tampa com junta (R$ 20,00) pois antes estava colado com silicone. Acredito que foi feito pelo antigo dono.

Retirei o filtro e limpei a carcaça plástica e troquei o refil (ecológico R$ 28,00) e também não achei nada que impedisse a passagem do óleo.

Montei tudo, coloquei o óleo novo (R$ 100,00) e para minha surpresa continuava a luz ligada e o vazamento atrás do filtro.

Bem ! daí procurei nos manuais onde ficava o sensor de pressão do óleo. Após algumas horas vi que ficava acima do filtro de óleo, lado esquerdo. :shock:

Aqui vai uma crítica aos projetistas que não levam em conta a manutenção dos veículos, em especial o motor. Que posição mais ingrata para remover este sensor. A única posição de colocação de uma chave é para cima do filtro e se consegue mover apenas alguns graus e não existe chave de 22 mm pequena.

Notei que a parte plástica estava com muito óleo, limpei e assoprei, concluindo que havia uma perfuração entre a parte metálica e a parte plástica sendo este o motivo do vazamento de óleo e talvez a má leitura da pressão.

Comprei um sensor (R$ 49,00) novo, parando o vazamento e o alerta de falta de pressão. :D

Após este romance tirem suas conclusões...... :roll:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Luz de Alerta do Óleo Piscando ?

Mensagem por EDISON »

Valeu pela dica professor, bela contribuição! ;)
tiagosouzaa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Out 2016, 15:54
Cidade: salesopolis
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998

Re: Luz de Alerta do Óleo Piscando ?

Mensagem por tiagosouzaa »

meu problema nao era o mesmo do seu,mas com sua explicação consegui solucionar o meu :)
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Luz de Alerta do Óleo Piscando ?

Mensagem por Oigres »

Tô curioso em saber o que houve no seu carrinho.
Deixa uma narrativo o que você fez para os outros do clube se guiarem, caso tenham o mesmo problema.
DO IT YOURSELF
tiagosouzaa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Out 2016, 15:54
Cidade: salesopolis
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998

Re: Luz de Alerta do Óleo Piscando ?

Mensagem por tiagosouzaa »

Também emprestei meu carro para um amigo,após algumas horas ele me avisou que a luz do óleo,estava acendendo, o aconselhei a conferir o nivel do óleo, estava tudo OK,nao havia nenhum vazamento,a princípio a luz piscava,depois de uns dias já nnão apagava mmais. Comecei a pesquisar na internet onde ficava o interruptor de óleo e por acaso encontrei esse site,logo vi sua postagem que bateu certinho com o que estava acontecendo,para minha surpresa era ainda mais simples,quando emprestei meu carro,meu amigo passou por uma rua alagada,o que cortou o fio que eh ligado ao sensor,no início piscava pois o pedaço de fio encostava na lata o que dava sinais,mas com o passar dos dias,o restante do fio se rompeu e a luz não apagava mais.
Levantei o carro,liguei o fio novamente, isolei,e o problema acabou!!!!
Responder