Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes

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Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes

Mensagem por tituspullus »

Segue as fotos do meu tw
peguei o carro hj e já fiz algumas melhorias
coloquei calotas

e como o painel estava muito fraco, (só tinha uma lampada boa) os soquetes das lampadas estavam ressecados, troquei por led de alto brilho
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Re: Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes zebra no segundo

Mensagem por tituspullus »

Caros amigos, sai com o carro hj e advinha???
bocal do radiador rachado, perdeu todo liquido de arrefecimento e por pouco não perco o motor.
acho que não perdí
pior é que eu estava longe de casa e sem ferramentas nenhuma no carro.
mas esperei esfriar, fiz uma gambiarra e consegui chegar rodando em casa.
agora vou esperar o motor esfriar e soltar o radiador para ver se tem reparo.
se não tiver o jeito e buscar um em um desmanche.
fotos do estrago :oops:
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Re:Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes - retirando o radi

Mensagem por tituspullus »

Caros amigos, fico espantado com o nivel de descuido e realaxamento do ex dono.
ver fotos em anexo.
Sequencia a ser seguida para retirada do radiador do tw 94/95
desligar o negativo da bateria p/ evitar algum curto;
desligar sensor de temperatura (cebolãa);
retirar o parachoque dianteiro;
desligar cabo da ventoinha;
desconectar mangueiras (bomba d´agua, reservatorio de expansão)
desligar mangueiras do condensador do ar condicionado ( a minha estava quebrada por isso desliguei...Mas se o cara for habilidoso da p/ soltar dois parafusos com porca 8mm que fixam o condensador na parte superior e inferior do radiador;
soltar 4 parafusos com por 8mm que fixam o ventilador no radiador;
retirar o ventilador pela parte superior do painel dianteiro;
soltar 2 parafusos que fixam o radiador no painel danteiro;
retirar o radiador por baixo do painel dianteiro.
segue as fotos
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Re: Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes

Mensagem por tituspullus »

Caros amigos, boas novas.
Montei o radiador recuperado hj e o motor não queimou a junta (ainda bem)
Coisas que descobrí (falando mal do antigo torturador... ops, digo antigo dono)

Mais problemas encontrados sensor de temperatura danificado, então acho que rolou o seguinte(mera suposição):
o sensor deu pau, o antigo torturador leveu em um mexanico o cara desligou a mangueira do ar da forma mais tosca possivel alegando que o carro estava fervendo por conta do ar (o antigo torturado comentou algo comigo). E daí devido ao ressecamento do plastico do radiador ele rachou, então o bobinho aqui (euzinho) recuperou o radiador, montou tudo no lugar, ví a resistencia que tem dentro da carenagem ventilador, assunto comentado em outro topico com um usuário, e a resistencia tem um fusivel térmico ligado em série com o resistor do ventilador. Como o cabo do sensor estava desligado, fiz o fechamento de um dos fios amarelos para um dos laranjas e o ventilador girou em uma velocidade mais lenta, depois alternei com o outro laranja e o ventilador girou com mais velocidade.
************resumindo o barraco.********
Amanhã vou comprar o sensor (alguma dica??? mercadocar???) instalar no radiador, colocar um aditivo no radiador e deixar o motor funcionando na garagem p/ avaliar o funcionamento do sistema de arrefecimento.
Alguem sabe onde fica a valvula termostática do tw, me parece que ví em algum catalogo que ela fica dentro de uma mangueira, mas não lembro ao certo.
Coisas que ainda tenho p/ fazer/resolver:
ventilador (desembaçador) não funciona;
mal contato na ignição (as vezes o radio não funciona, mas se der uma mexidinha na chave de partida ele funciona, como odeio coisas dessa forma, vou arrumar)
colocar led na luz de cortesia;
trocar as velas;
dar uma limpeza no motor;
trocar cabo de velas;
trocar oleo+filtro de óleo;
trocar filtro de ar;
trocar filtro de combustivel;
consertar o banco traseiro direiro que não está deitando devido a algum monstro ter quebrado o acionador;
fazer blackout na junção das portas;
dar uma geral nos bancos dianteiros;
adesivar o tw com aquele adesivo cheio de quadrados;
e um pouco de maquiagem/cosmética no carrinho.
ahhh, por led nas lanternas dianteiras.
Nossa virou um livro! :mrgreen:
Sds
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Re: Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes

Mensagem por tituspullus »

Como vcs devem ter visto nas fotos anteriores, um ogro detonou a mang do ar.
segue um video de como recuperar com maçarico e durafix.
Como não apareceu, segue o link.

Editado pela última vez por tituspullus em 16 Fev 2013, 20:07, em um total de 1 vez.
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Re: Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes

Mensagem por tituspullus »

Continuado a minha saga :)

Caros amigos, finalmente resolví o problema do radiador/ventilador.
Segue um tuto basiquinho p/ ajudar que tiver o mesmo problema.
em primeiro lugar saiba que a resistencia tema finalidade de provocar uma queda de tensão na alimentação do ventilador, logo ela é de vital importancia p/ que o primeiro estagio de ventilação funcione.
como testar, solte o plug que conecta ela e com um multimetro na escala mais baixa de medição de resistencia ohmica (1x)
vc deve encontrar um valor baixo, na faixa de 10ohms, caso não dê nada, troque-a.
no cofre do motor, tem uma caixa de fusivel e rele.
o rele preto ao lado direito de quem está vendo, é o rele responsavel pela primeiro estagio do ventilador, ele é um rele NA normalmente aberto que quando o sensor de temperatura do radiador atinge a temperatura a qual ele foi projetado, ele fecha jogando +12 volts no fio laranja, esse fio laranja leva +12 volts a bobina do rele, como dentro da cx de fusivel ele já está aterrado ele fecha seus contatos , fazendo com que +12 volts retorne pelo fio branco que vai no plug da resistencia e retorne pelo fio vermelho grosso p/ o plug da ventoinha. dessa forma o ventoinha liga no seu primeiro estagio.
o rele da lateral esquerda do anterior é o rele responsavel pelo segundo estagio do ventoinha, ele joga +12volts direto na ventoinha por isso ela gira mais rapido, ele também é um rele de contatos NA que joga +12 no fio vermelho com branco que vai no plug da ventoinha.
como testar o sistema, desplug a ventoinha,
desplug o sensor de temperatura,
feche os contatos do plug que vai p/ o chicote do tw, extremidade p/ extremidade, vc deverá ouvir um rele armando,
depois da extremidade p/o centro.
lembre que os fios laranjas são retorno do rele, no meu tw tem um fio amarelo e dois laranja, o amarelo é o +12 volts e os laranja o retorno dos reles, entao fechando amarelo+1laranja (central) vai funcionar o rele do segundo estágio,
fechando amarelo +1 laranja da outra extremidade do plug vai acionar o rele do primeiro estagio.
abaixo bou colocar algumas fotos com legendas.
dessa forma dou por finalizado esse defeito que tinha no meu tw, deixei ele funcionando nagarangem e a ventoinha funcionou de forma esperada.
amanhã vou monitorar a temperatura com um termopar e termometro digital para ver se está armando dentro do limite que o sensor foi projetado.
depois informo p/ voces.
amanhã vou acabar de montar o tw, colocar o parachoque dianteiro, como eu estou mais preocupado com a segurança do sistema, ou seja entre a originalidade dos plugs e a certeza que o sistema vai funcionar, vou tirar alguns plugs do sistema de arrefecimento que julgo não confiaveis.
meus posts acabam virando um livro, mas espero que ajude alguem que tenha o mesmo problema.
ainda amanhã vou tb colocar um led em paralelo com a ventoinha só p/ monitorar durante o transito e...
vou desenvolver um termometro digital com PIC e display de lcd onde vou ter as informações de temperatura e indicação de ventoinha funcionando.
quando eu postar eu aviso.
abraços
fotos no seguinte endereço
http://www.twingoclubesp.com/forum/view ... 1&start=10
Sds
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Re: Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes

Mensagem por Tonho 72 »

Opa!!

Desculpe a ignorância, mais o que é fazer um Blackout na junção das portas???? rsrsr
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Re: Meu te 94/95 grená - primeiros ajustes

Mensagem por tituspullus »

heheheh é o nome metido a besta que o pessoal dá para um adesivo preto que é colado na parte pintada da porta na direção dos vidros (junção dos vidros). hehehehe
abraços
Sds
Titus
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