MOTOR FALHANDO E MORRENDO

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
julinbhz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Out 2008, 20:13
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais

MOTOR FALHANDO E MORRENDO

Mensagem por julinbhz »

Olá pessoal!

Essa semana troquei:

- Filtros de gasolina, ar, óleo
- Óleo
- Esticador do ar condicionado
- Correia do ar
- Correia do alternador
- Fiz "limpeza" de uma coisa lá do TBI - acho que é descarbonização, foi lavado com gasolina mesmo.
- Velas (os cabos não)

Depois disso tudo o carro ficou novo! Tá fazendo os mesmos 13,5km/l de antes na cidade.

Porém o carro fica acelerado, durante grande parte do percurso, depois fica em silêncio. Alguma vezes fica oscilando a aceleração sozinho.

Isso é leitura do TBI? Desculpem a ignorância, não entendo patavidas de mecânica. E o consumo dele não poderia melhorar depois dessa troca toda? Tipo 16km/l? É um 01/01 8v. Faço todos os dias o mesmo percurso de 56km sendo que 90% deste percurso faço a 80km/h.

Hoje ele ficou engasgando na troca de marchas e depois morreu, não ligou durante uns 5 minutos.

Estava acontecendo antes, motivo pelo qual fiz a revisão e não mudou muita coisa além do conforto de motor, menos trepidação etc.

O que pode ser? Sonda Lambda? Sensores? Bomba de gasolina? Meu mecânico diz ser a bomba de gasolina! Mas pediu pra esperar porque com a troca toda pode ser que passe, que não precisa correr. Se for a bomba, qual usar e quanto custa?

Troquei o sensor de rotação no meio do ano passado.

Espero ajuda, grande abraço à todos!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: FALHANDO E MORRENDO

Mensagem por Christian »

Prezado amigo
Não sei se vai ajudar, mas o meu Twingo tinha um defeito em que quando eu ligava o ar condicionado ele ficava acelerado, principalmente quando o motor estava quente. Eu limpei o motor de passo e parou por um tempo, porém, depois de algumas semanas voltou. Eu comprei um motor de passo (Magnetti Marelli) e o defeito não apareceu mais. Agora com o ar condicionado ligado, o motor demora para retornar para marcha lenta. Segundo o mecanico, vamos experiementar trocar o pressostato, que é uma peça que regula a pressão do gás do ar condicionado e envia informação para a central e esta regula a marcha lenta.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: FALHANDO E MORRENDO

Mensagem por TECHNO2004 »

Pode ser que eu esteja batendo na mesma tecla, mas estes sintomas ocorreram com o meu, e só desapareceram depois que o mecânico limpou os contatos dos dois relés do motor...

Eu tinha ficado encafifado com aquilo (Como é que a sujeira de contatos dos dois relés do motor podem causar tanto problema?), até que o Edgar RS postou o esquema elétrico dos Twingos pré-98...

Com o esquema, pode-se ver que os relés em questão são justamente o relé principal e o relé da bomba de combustível...

O da bomba controla a ignição, a bobina de ignição, a própria bomba de combustível e o bico injetor (Monoponto), ou seja... Engargala os pontos-chave para o funcionamento do motor... Então: olho nele!!!

O relé principal controla o canister e a centralina. Olho nele, também ( :roll: ).
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: FALHANDO E MORRENDO

Mensagem por edgar_rs »

Não sei como é nos Twingos... mas quando limpa-se o corpo de borboleta (no caso dos VW, GM e Fiat, por exemplo), é necessário fazer um reset de injeção e informar a central para fazer o procedimento de ajuste básico do corpo.

Deve ter a mesma coisa pros Tw.

Comece pela dica do Techno, limpando os contatos dos relés. Depois, verifique o motor de passo (marcha lenta), que deve ter sido mau limpado (quanquer coisa, troque-o).
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
julinbhz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Out 2008, 20:13
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais

Re: FALHANDO E MORRENDO

Mensagem por julinbhz »

O meu só dá esses engasgos e falha de manhã, quando ando nele pela primeira vez.

Ao longo do dia ele só tá ficando acelerado.

Ele tá com 122.000Km.

Não sei se posso desconfiar da Sonda Lambda ou se posso desconfiar só da bomba de gasolina.

Abrs
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: FALHANDO E MORRENDO

Mensagem por Christian »

Meu amigo

Verifique o motor de passo . è quase certo que o defeito está aí.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
caio.fabiano
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Jan 2009, 11:41
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro

Motor morrendo

Mensagem por caio.fabiano »

Prezados amigos, vejam se vocês passaram por algum problema parecido: troquei o bico injetor, bomba de gasolina, filtro e o motor foi recém feito. Recentemente o motor de passo foi trocado. Um membro do clube me auxiliou no modelo para a compra. Nesse sábado troquei a peça e para minha infelicidade o problema persistiu, embora diferentemente do que ocorria. O motor apagava rapidamente com o motor de passo ruim. Agora o motor trabalha um pouco e, em seguida, apaga. Para onde eu poderia correr agora? Rezadeira? Pai de Santo?

Peço ajuda a vocês. Soube que têm 2 relès que podem dar esse problema, seriam os 2 localizados ao lado da bateria numa caixinha? Eles são de fábrica...

Forte abraço a todos e obrigado pela atenção mais uma vez!
Zé Luiz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Ago 2009, 17:13
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Motor morrendo

Mensagem por Zé Luiz »

Boa noite Caio,

Não precisa de rezadeira não.....rsrsrs
Mas fala mais pra gente saber realente o que está acontecendo, pelo que entendi você liga o carro ele pega mas logo morre?

Fala mais os sintomas dele pra gente, se você está sentindo cheiro de gasolina em ecesso se tem variação na marcha lenta, ou se nem chega a ter variação se o motor apaga de uma vez, enfim......

Já adianto que não sei nada de elétrica, mas não me parece um problema de relês.
caio.fabiano
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Jan 2009, 11:41
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro

Re: Motor morrendo

Mensagem por caio.fabiano »

Zé Luis, seguinte:

O carro dá a partida no motor, trabalha um pouco e, em seguida, morre. Como se estivesse cortando a gasolina. Ele não está em excesso, pois não cheira à gasolina. Efetuei a troca do motor de passo, bomba da gasolina, filtro e bico injetor. Quando ele está com o motor mais aquecido elva mais tempo para o motor morrer. Quando frio, ele morre mais rapidamente. Não varia a rotação do motor. Pelo que vi nesses 2 relès, parece que ele está "cansado". São 2 relès que trabalham com a bomba de gasolina. Eles estão com aparência de queimado por fora. Eu vou tentar substituir a criança. Já achei os modelos: são universais (DNI 0116 ou VDO D25017). Se alguém achar que estou engando, agradeço recomendações.

Abraços e obrigado pela atenção de todos.
Avatar do usuário
nosbielcs
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 43
Registrado em: 21 Ago 2008, 14:40
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: FALHANDO E MORRENDO

Mensagem por nosbielcs »

Estou com o mesmo problema.

De manhã o carro da umas falhadas quando acelero e o carro da umas recaídas quando está em marcha lenta. Já fiz muitas coisas no carro e não sei mais como resolver. As vezes faz um trec trec e parece que a bomba de gasolina esta empurrando gasolina pro motor.
-----------------------------------------------------------
Site Pessoal: http://www.cleibsonalmeida.blog.br
Visitem e façam downloads de wallpapers do Twingo, tema para Mozilla Firefox e fotos do Encontro do Twingo que aconteceu em Curitiba.
Responder