Ao comprar Twingo, qual motor escolher? 1.0 ou 1.2?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
vitorcori
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Mar 2009, 10:42
Cidade: Vicosa
Estado: Minas Gerais

Qual motor é melhor? e mais econômico?

Mensagem por vitorcori »

Aí galera, postem comentários técnicos ou opiniões nesse tópico...

qual motor é mais econômico?? 1.2; 1.0 8v ou 1.0 16v??

qual possui maior potência? 1.2; 1.0 8v ou 1.0 16v??

quantidade de cavalos? Torque? 1.2; 1.0 8v ou 1.0 16v??

preço de peças? 1.2; 1.0 8v ou 1.0 16v??


Abraço a todos.
Avatar do usuário
Caio Fivetech
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 400
Registrado em: 26 Set 2008, 21:43
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Porto, Portugal

Re: Qual motor é melhor? e mais econômico?

Mensagem por Caio Fivetech »

eu sei que o 1.0 8v tem 60cv de potência, faz 12 a 13 na Estrada e 10 na Cidade...

Acho que o melhor é o 16v...
Caio Reinhardt a.k.a. PetrolheadFromBR
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Qual motor é melhor? e mais econômico?

Mensagem por mad_b »

Eu tenho um 1.15 MPI e é difícil, difícil mesmo, fazer menos de 14km/l na cidade. Obs. Percursos ruins mesmo, tipo pega o carro frio anda 5km para e usa o carro de novo 8h depois, anda 5km e pega no outro dia.
Quem gasta mais com o 1.0 é porque quer andar como o 1.2 (1.15 mpi ou 1.25 SPI) ou ainda outro carro com motor maior.

E, com certeza, o PDS faz gastar muito. (Pezão Direito Socado)
Cadu®
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Abr 2009, 11:43
Cidade: jundiai
Estado: São Paulo

Ao comprar Twingo, qual motor escolher? 1.0 ou 1.2?

Mensagem por Cadu® »

Pessoal, qual seria a melhor escolha?

O 1.0 é o mesmo do clio certo? O consumo é mais alto também comparado ao 1.2 correto?
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ao comprar Twingo, qual motor escolher? 1.0 ou 1.2?

Mensagem por leao.ez »

Oi Cadu®, beleza?

Se não me engano, o motor 1.2 é ate 1998, depois disso só tem o 1.0.
Tenho um Twingo 98/98, motor 1.2, que acho bem interessante, porque tem bom torque e é econômico. Ja consegui fazer até 16 km/l na cidade, sem ar e maneirando. No uso normal c/ ar, faço 13 km/l na cidade. Já andei em gol, palio e corsa, e acho o meu motor mas forte e elástico.

Um abraço
Delzio James
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Mar 2009, 01:04
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V

Re: Qual motor é melhor? e mais econômico?

Mensagem por Delzio James »

Caros colegas, tenho um 1.o 8v 2001 e num percurso misto(estrada / cidade) com ar ligado já consegui média de consumo de 16km/l!!!!!!!! Claro que sem abusar do pé direito... O que de qualquer maneira seria bobagem...RsRs. Já tive um 1.2 1994 que fazia sempre 12Km/l (no minimo) na cidade.
Abrçs Twingueiros
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Qual motor é melhor? e mais econômico?

Mensagem por EDISON »

Estou no meu terceiro Twingo, o primeiro era ano 95, motor C3G, 1.2, desempenho fora de serie, consumo razoável, deixava a desejar na lataria (muito frágil), como foi meu primeiro apanhei muito em relação ao preço das peças ( procurava em concessionárias), já o segundo era um Preto ano 99/99, 1.0 8V PACK, ficava a dever em relação ao anterior no torque, mas o consumo já era melhor, passou de 14 para 17,4 em média, fiquei pouco tempo com ele (um ano e meio) e não deu oficina, alias o carro pouco apresenta de problemas mecânicos, a bateria original e que é fraca para quem como eu gosta de curtir som no carro (sem exageros) e usar o ar condicionado, e que mudei para uma de 45A, agora estou no terceiro um Twingo 1.0 16V INITIALE, sou o segundo dono e tenho investido mais no carro já que este estava mais utilizado ( 55.000 Km quando comprei), já andei 30.000 km com ele e constato que sua força esta na economia ( 19km por litro) em que pese os 70cv que poderiam sugerir maior robustez no desempenho.
As peças, graças a Internet se tornaram mais baratas, não há mais aquela dependência da concessionária onde os preços chegam a custar 3x mais do que nas lojas que cito aqui algumas: Automessa, Renotech e Rabrune.
Mas para ter economia é preciso pesquisar. Hoje sei mais do que os vendedores sobre o meu carro, um exemplo: estive na Argentina a pouco tempo, queria trocar as correias ( alternador e ar ), adquiri duas Hutchinson, boa marca, material de qualidade, mas .... para o modelo de motor D7F, sendo que o meu é D4D! Agora já sei tudo sobre o meu modelo epeças que são compatíveis de outros carros (há muitas do 206 da Peugeot e do Clio II, bem como as que servem em todos os modelos).
Ao final posso dizer que em desempenho fico com o bom 1.2 que deveria ser economico como o 1.0 16V e teríamos o Twingo ideal.
Avatar do usuário
alesandroferrari
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mai 2009, 15:25
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.0 8V
Cor: preto onix

Re: Ao comprar Twingo, qual motor escolher? 1.0 ou 1.2?

Mensagem por alesandroferrari »

oi galera eu ja coloquei ec recado em outro forum so q quis colocalo aqui por q vi q vcs etao falando do assunto. meu carro e 1995 nao sei qmotor e so sei q nao tem correia dentada, o problema e q eu estou achando ele muito fraco, tenho um gol bola 1.0 q e muito mas potente q meu twingo, ate achei q era normal , mas agora q vi mas assima q um companhero do clube dic q e mas forte qgol palio etc... fiquei assustado sera q meu motor ta ruim? mas o som ta bom nao fuma. oq sera q tem de errado no meu carro? abraços :cry:
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Ao comprar Twingo, qual motor escolher? 1.0 ou 1.2?

Mensagem por edgar_rs »

Se estiver inteiro e bem cuidado... qualquer um vai.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
clovis
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Jun 2009, 10:07
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul
Localização: São Paulo

Motor 1.2 é mais dificil arrumar peça?

Mensagem por clovis »

Estou vendo vários Twingos para comprar e veio a dúvida, o motor 1.2 é mais difícil de encontrar peças e sendo assim mais cara manutenção? Ou os dois modelos de motores estão na mesma. E existe muitas peças que podem ser adaptadas de outros modelos e marcas.
Desde já, Obrigado!!
Responder