LCD do painel falhando

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

LCD do painel falhando

Mensagem por mad_b »

Painel todo "aos pedaços"... Informação faltando - (na primeira foto está melhor do que já esteve). Fiquei com este problema algum tempo até que decidi tomar uma atitude.

Talvez em função de eu ter mexido no sistema já, talvez apenas por desgaste, o LCD do meu carro começou a falhar em algumas ocasiões, aparentemente em dias úmidos com mais frequencia.
A imagem passou a ficar faltando pedaços, ou igual quando o carro tem aterramento falho, fica meio "arvore de natal".
131220111024.jpg
Desmontando descobri que, no meu caso, o problema estava nos contatos do "ribbon" (flat cable) que liga o LCD à placa de circuito do painel. Talvez por causa da temperatura das 2 lampadas de 1,2W que ficam ali perto, talvez apenas pela idade, ou quem sabe por eu ter mexido um pouco no conjunto, o contato/adesivo na ponta do cabo começou a se esfarelar, causando mau contato com a placa. Este flat cable é fixo no circuito com adesivo, sobre trilhas expostas recobertas de carbono condutivo.
111220111020.jpg
Como se pode perceber, os contatos estão muito ruins (aqui aparecem após um pouco de limpeza)
191220111030.jpg
Utilizando uma tinta especial condutiva e algum trabalho em cima da parte dos conectores do ribbon, foi possível reconstituir os contatos e fazer com que o display voltasse a funcionar por completo.
191220111036.jpg
Aproveitei e dei uma baianada nele usando um filtro de cores:
201220111046.jpg

Assim evitei ter que comprar um painel "novo" ou encomendar um componente no exterior, a um custo que chegaria facilmente a mais de R$ 220,00.

:-)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Rufis »

E ai Mad_b,

Tá com uma disposição eh!!! :lol:

Muito bom!!!

Abraço.
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
Darlan Ribeiro
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Jan 2012, 19:52
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Darlan Ribeiro »

Meu painel também começo a falhar. Desmontei todo ele e percebi que 1 dos dois capacitores da placa estavam em curto.

Troquei o capacitor e o painel voltou a funcionar normalmente.

Com a troca dessa capacitor, arrumou também o micro auto-falante que fica na placa, que sinaliza farol aceso quando abre-se a porta.

Fiquei maior felizão que não precisei gastar $ com meu sapinho...
Issao
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Nov 2010, 09:11
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul (Roxo)

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Issao »

Olá para todos!

Depois de MUITO TEMPO sumido do fórum (o carro está mais com minha esposa então ando lidando pouco com ele.. apenas o básico), e já pedindo desculpas por ter ignorado os últimos encontros que aconteceram em SP, voltei a utilizá-lo agora nas férias para vir trabalhar. Aproveitei também e realizei algumas manutenções: troquei amortecedores, refiz o chicote de ignição (que fritou e me deixou na mão... mas faz parte.. kkk), troquei pneus e agora o carro está quase perfeito - se é que perfeição existe, principalmente quando falamos de carros "experientes" rsrsrs

O que acontece é que, de uma hora para outra, meu painel lcd começou a falhar tbm... Só que não está só falhando partes dele. O que acontece é que ele literalmente apaga por inteiro por alguns segundos e depois volta.

Ele não fica piscando como se parecesse um mal contato, e não é apenas quando passo em buracos, em frenadas ou coisas do tipo. Já aconteceu inclusive com o carro parado.
Mas o que é complicado é que não é sempre que acontece. Às vezes fica dias sem acontecer e do nada... aquele susto quando vou checar a velocidade! Tudo apagado por alguns segundos e depois volta sozinho.

A única coisa que consegui diagnosticar é que em TODAS as vezes que aconteceu, pelo menos a lanterna estava acesa (mas independente de apagar ou não ele volta sozinho e não apaga mais). Com tudo desligado, rodando de dia, nunca aconteceu.

O mais curioso é que quando volta ele mostra de cara a velocidade correta e não está atrasando o relógio. Ou seja, aparentemente ele permanece ativo mesmo apagado.


Já estou me sentido o Dr. House. rsrs

Abraços a todos!

Issao
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Christian »

Issao - O meu de vez em quando acontece a mesma coisa. O digito direito da velocidade quando acima de 10 por hora, não acende . Eu encosto o dedo no display e ele volta a funcionar. Acho que é mal contato. Experimente fazer isto quando falhar.
A propósito, você está "intimado" a participar de nosso próximo encontro dia 19. Queremos conhecê-lo e o seu Twingo. Traga sua familia.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Issao
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Nov 2010, 09:11
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul (Roxo)

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Issao »

Olá Christian! Saudações!

Então, eu tentei e não adianta. O curioso é que ele apaga totalmente. Tudo! É como se tivesse queimado. Mas depois de uns segundos volta comigo tomando qualquer ação ou não.

Preciso desmontá-lo e olhar. Mas e o medo de fazer coisa errada e ferrar o painel... :shock:


Onde será o próximo encontro?

Abs!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Christian »

Issao. não é dificil, mas precisa ter calma . Caso não consiga, estaremos reunidos no dia 19 . Lá tem muita gente disposta a ajudar.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
Marcos Romariz
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 108
Registrado em: 19 Out 2009, 10:00
Cidade: Amparo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Amparo/SP

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Marcos Romariz »

Oi, como voce fez a máscara colorida? Eu tentei e não consegui, sai fora, principalmente as bolinhas da gasolina. .Detalhe o meu painel e diferente do seu, o meu é dos velhinhos. Era verde e eu coloquei uma máscara vermelha, mas não consegui dividir, se puder dar a dica agradeço

Marcos Romariz
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Sobre a máscara colorida

Mensagem por mad_b »

A minha primeira experiência foi usando algumas contra-capas de encadernação coloridas recortadas em seções.

Eu fiz um trabalho de análise, scan de uma imagem de painel simplificada de um manual do carro; quando desmontei e obtive a mascara original, fiz scan dela também, juntei as informações que tinha e a mascara base para servir de referência de tamanho real e posição das informações, daí consegui após algumas manipulações digitais criei uma mascara "base" que deve ter ~0,5mm de precisão em relação ao filtro original.

Atualmente tenho uma matriz onde altero as cores como desejado e imprimo a alta resolução em Ink Jet sobre um substrato plástico especial. Este filtro que tem na foto ainda está com 2 pequenas imperfeições, a posição da reserva e o indicador de relógio/km. Fiz uma corrigindo isto mas acabei nao querendo mais mexer pois meu LCD flat já foi consertado entao agora fica como está rsrsrs.

Como cor é na verdade o conjunto luz + material onde a luz age + visão do observador, dependendo da cor impressa e do tipo de lampada usada (ou quando o sol bate direto ali, nao é comum mas acontece), e do material usado junto com o filtro para difundir a luz, as cores esperadas podem apresentar (não tão)pequena variação.

Para ter a maior fidelidade possível eu utilizo pingos T5 a base de LED super branco. Já experimentei 2 modelos, o primeiro começou a piscar e queimar após algumas semanas (led-"fósforo" chines...) o atual está se mostrando bem durável. As lampadinhas originais são amareladas. Questão que pode incomodar alguns é que com LED perde-se a "meia-luz" do painel quando se liga á iluminação externa.
Mas eu sempre achei fraquinho daí quando abri aproveitei também e colei aluminio auto adesivo nos micro refletores da iluminação do LCD. Assim, mesmo com as lampadinhas incandescentes ficou mais luminoso. Depois acabei trocando pelos leds.
Outro detalhe, nao fiz bolinhas coloridas, fiz uma FAIXA colorida pois onde nao tem informação o LCD fica escuro ;)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Marcos Romariz
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 108
Registrado em: 19 Out 2009, 10:00
Cidade: Amparo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Amparo/SP

Re: LCD do painel falhando

Mensagem por Marcos Romariz »

Valeu a explicação, obrigado. Complicadinho né. Acho que vou deixar tudo vermelho mesmo, rsss.

Abraço

Marcos
Responder