Freios Assustadores do Twingo

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção e freio.
jcjunior
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:27
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metalica

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por jcjunior »

Boa noite pessoal...na busca interminavel de uma melhor performa-se do freio desse carrinho...neste fim de semana me preparei para furar o disco.....marquei todos os pontos com uma caneta pilot prestando atenção com as distancias e posições dos furos...apos marcados comecei a furar com uma broca aço rapido 3,16 mm e logo depois com uma mas grossa 5,32 se noa me engano..resumindo.....agora possuo um disco ventilado....como os de moto....estou testando para ver se há melhoras....assim que possivel posto novamente.....o acabamento final ficou show...
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por edgar_rs »

Boa sorte aí cara... poste resultado.

Também tenho fadding no Mégane e ainda estou atrás de solução.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
jcjunior
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:27
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metalica

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por jcjunior »

Bom....como sabemos os discos que possuem furos esfriam mais rapido, sendo assim segue as observações prometidas:

NOtei uma sensivel melhora nas paradas bruscas e tambem em declives quando se faz necessario ficar com o pé no freio...pois o atrito continuo gera muito calor...

Porem com o carro em movimento ainda percebo que existe um espaço desde a pisada ate o ponto de sensação de frenagem..ou seja o pedal ainda desce uns 3 cm. Sei que agora os freios trazeiros precisam de melhorias pois são eles os responsaveis pela altura dos pedais. Parece besteira 3 cm mais em baixa velocidade, tipo estacionar fazer manobras isso se faz bastante necessario sem contar com o tempo de resposta que aumenta muito. Mas de um modo geral melhorou muito me sinto mais seguro e qundo vc pisa fundo sente a pegada do freio!

DICA! DEVE SE TOMAR CUIDADO COM AS MEDIDAS E POSIÇÕES DOS FUROS PARA QUE O DISCO NAO FIQUE DESBALANCEADO!

Peque uma cartolina corte de acordo com o disco e faça as medições por ele...depois e só por ele sobre o disco e marcar...

alguma duvida estou por aqui.

abraços junior
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por edgar_rs »

Cara, freio traseiro desregulado influi no pedal SIM.

E crer que perfurar o disco trará melhora quanto a fadding, acho muito improvável... portanto, cuidado, pois você tira mais material de atrito do que o "melhorado" com a "ventilação extra" ;)

Eu já achei que tinha resolvido meu problema de fadding com a troca de pastilhas de freio por uma mais macia e um bom recondicionamento de pinças de freio... e AINDA estou com o problema, após colocar o carro em situação limite.

Minha opinião ok.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por SsioX »

Furos (DOTs) no meu ver é mais por estética do que por funcionalidade, os discos ventilado sim funcinam, eles tem um espaço no meio, onde tem pas fixas que quando os discos estão rodando gera uma grande corrente de ar por dentro do disco.

Imagem

Tem tbm os discos frisados (slots), eles evitam que fique residuos entre a pastilha e o disco e tbm o espelhamento, teoricamente eles são funcinais, mas nunca vi falar sobre a real funcinalidade dele. Carros super potentes geralmente vem com discos ventilados com slots.

Imagem
jcjunior
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:27
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metalica

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por jcjunior »

Bom... nao se trata de disco ventilado...mas um disco que possui um sistema de resfriamento no caso os furos...e o tamanho dos furos nao passa de uns 7 mm tipo a espessura de um cabo coaxial normal. Ficou bem parecido com os de moto....e eu notei uma boa diferença....sem duvida.

JUnior.
jcjunior
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:27
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metalica

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por jcjunior »

Em relação a diminuição do atrito creio nao prejudicar devido ao tamanho dos furos....e as posição estão dispostas a nao ficarem no mesmo sentido ou seja no centro da roda..no meio do disco avançando 1 cm e o outro na extremidade do disco tambem avançando 1 cm.
Junior!


Vou tirar as fotos...ai vcs comentam abraços!
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Freios Assustadores do Twingo

Mensagem por edgar_rs »

Quanto aos slotados, já ouvi bons comentarios no quesito fadding em quem anda em pista.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Responder