Página 2 de 4

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 12 Fev 2013, 21:59
por tituspullus
Caros amigos, consegui um esquema de como utilizar o sistema de diagnostico do nosso tw para o sistema obd2
não fiz ainda, mas vou tentar qdo tiver tempo.
ví tb que a comunicação é serial, o pino 9 do cabo é o tx, ele transmite o sinal, estou pensando ler esse sinal e verificar se é ttl (+volts) pois fiquei sabendo que parece que o protocolo iso trabalha com 12 volts direto.
sds
titus

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 01 Jul 2013, 23:08
por AwSFC
Titus,
Conseguiu algum progresso?

Também comprei o ELM-327 mas não estou conseguindo sincronizar as informações com o app Torque.

Será que há alguma configuração a ser realizada no programa?

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 02 Ago 2013, 06:44
por Christian
Pelo jeito estes esquemas de diagnosticos não funcionam. Todo encontro aparece um novo Twingueiro com os conector e a coisa não funciona....

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 06 Ago 2013, 15:11
por lucaverna
Bah, sóa gora vi esse topico...

Comprei um adaptador desses no DealExtreme, mas não funcionou no meu tw(usando o ELM327)

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 29 Set 2013, 22:28
por marcoshenz
Alguém já testou um OBD II do Dealextreme em um 2001/2002? Eu localizei o conector, vi que é o mesmo dos que vende no site, mas tenho receio de comprar e não rolar, igual vocês estão reportando sobre os mais antigos...

Este pode ser que seja curto o suficiente para fechar o "porta-luvas" com ele conectado:
http://dx.com/p/super-mini-elm327-bluet ... lue-142679

Nessa lista aparece 2001 como compatível (não com o nosso motor, mas tenho esperança):
http://www.outilsobdfacile.com/vehicle- ... nd=renault

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 20 Mar 2014, 17:02
por rafaelmtavares
Gente o negócio é comprar uma piggyback(acho que escreve assim) é um ECU desbloqueada...ela vai antes da sua ECU original...com isso da para você remapear a original inteira e ainda por cima tem todos os parâmetros na tela que quiser

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 16 Abr 2014, 16:07
por Freddy
Pelo que eu sei o piggyback só engana a cpu original emulando a tensão de alguns sensores. Não é o que eu procuro.
Alguém conseguiu algum resultado com esses leitores?
Seria muito útil se tivéssemos algo para diagnosticar defeitos na central de injeção dos nossos Twingos.

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 29 Abr 2014, 08:59
por lucaverna
Freddy escreveu:Pelo que eu sei o piggyback só engana a cpu original emulando a tensão de alguns sensores. Não é o que eu procuro.
Alguém conseguiu algum resultado com esses leitores?
Seria muito útil se tivéssemos algo para diagnosticar defeitos na central de injeção dos nossos Twingos.
Freddy, com o ELM327 não rola.... Vou te dizer que é rarp eu conseguir fazer o meu funcionar em algum carro... nos tw ele n da nem sinal e eu testei no meu e no do alexandre_oliveira(ano95)

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 11 Mai 2014, 17:32
por Freddy
Pessoal, alguém chegou a dar uma olhada nisso?

http://www.retro-renault.com/forums/gen ... ables.html

Pelo que eu entendi serviria nos Twingo.

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 28 Out 2014, 09:30
por Oigres
Eu estive pesquisando em fóruns de outros países para saber se eles estão tendo a mesma dificuldade em usar adaptadores que se utilizam da saída OBD II.
Não encontrei nada que nos ajudasse, a pelo menos entender o que teríamos que fazer para o funcionamento dos mesmos.
Já fiz as medições elétricas da fiação e está batendo com os esquemas.
A posição da pinagem está correta conforme a ISO 14230 que foi adotada pela Renault Mundial.

pino 04 Terra chassi
pino 05 Terra lógico
pino 06 CAN HIGH
pino 07 K LINE (onde passam os dados)
pino 14 CAN LOW
pino 15 L LINE
pino 16 + 12V (da Bateria, não da ignição)

O Protocolo de transmissão de dados é a KWP2000 FAST (KWP FAST) utilizada pela Renault desde 99.
Nota: em alguns modelos este protocolo tem variações conforme link abaixo:

http://pinoutsguide.com/CarElectronics/ ... nout.shtml

Eu estou com uma desconfiança que, pelo fato de, no Brasil ter sido modificado os modelos D4F (!.2 16V) fabricados no mundo todo, menos no Brasil, que por uma questão fiscal para D4D (1.0 16V) ter sido modificado o software.

Gostaria de solicitar para algum colega do forum que tiver acesso aos pessoal da Renault, perguntar se houveram modificações na transmissão de dados ou software das centrais dos Twingos de 99 em diante. Para os anteriores, de 93 a 99, o protocolo é da Renault não segue padrão algum e neste caso fica mais difícil de fazer funcionar os scanner genéricos que estão a venda no mercado.

Abaixo tem um texto que retirei de uma revista técnica que ajuda a entender mais ou ...... :roll:

O Protocolo Keyword 2000, abreviado para KWP2000, é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de diagnóstico a bordo do veículo (OBD). Este protocolo abrange a camada de aplicação no modelo OSI de redes de computadores. O protocolo é padronizado pela International Organization for Standardization como ISO 14230. KWP2000 também abrange a camada de sessão no modelo OSI, em termos de começar, manter e encerrar uma sessão de comunicação.

Uma camada física subjacente usada para KWP2000 é idêntica do ISO 9141, com comunicação serial bidirecional em uma única linha, chamada de K-linha. Além disso, há uma linha L opcional para wakeup. A taxa de dados é entre 1,2 e 10,4 kilobaud, e uma mensagem pode conter até 255 bytes no campo de dados.

Quando implementado em uma camada física K-linha KWP2000 requer uma sequencia de ativação especial: 5-baud de wakeup e rápida inicialização. Ambos os métodos de ativação exigem a manipulação crítica de temporização do sinal K-linha e, portanto, não são fáceis de se reproduzir sem software personalizado.

KWP2000 também é compatível com ISO 11898 (Controller Area Network), suportando maiores taxas de dados de até 1 Mbits. O CAN está se tornando uma alternativa cada vez mais popular para a K-linha, porque a CAN bus geralmente está presente em veículos modernos e eliminando assim a necessidade de instalar um cabo físico adicional.

Usando KWP2000 em CAN com camados de rede de transporte ISO 15765 é mais comum. Também usar KWP2000 no CAN não requer a funcionalidade especial de wakeup.

KWP2000 pode ser implementado no CAN usando apenas a camada de serviço e a camada de sessão (sem cabeçalho especificando endereços de comprimento, de origem e de destino e nenhum checksum é usada); ou usando todas as camadas (cabeçalho e soma de verificação são encapsulados dentro de um Frame de CAN ). No entanto, usar todas as camadas é um exagero, como ISO 15765 fornece suas próprias camadas de transporte de rede.