ESQUEMA ELÉTRICO

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
jacksonville
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Abr 2009, 17:40
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por jacksonville »

OK. vou pedir para o mecânico verificar. Obrigado
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por TECHNO2004 »

jacksonville escreveu:Detalhe: com o carro parado, a aceleração é normal tanto em baixa como alta rotação. O problema é quando o carro está andando que o mesmo não responde à aceleração.
É isso aí... O meu voltou a dar o mesmo problema...
OBS: Não é sensor de borboleta, nem sensor de rotação, nem sensor de velocidade...

Se continuar assim, vou ter de "abandonar o barco", por melhor projeto que o Twingo seja.

Já investi uns R$ 3.000,00 no total, verificando, investigando, fuçando (Desde Dezembro/08)...

Tá difícil de resolver. :cry:

Se fosse um problema que persistisse, ficaria mais fácil de detectar, mas é esperar uns 40mins - 1 hora que ele volta a funcionar, sem resquícios/indícios do problema (Até que ele volte a aprontar, depois de alguns dias).
jacksonville
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Abr 2009, 17:40
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por jacksonville »

Levei no mecânico, mas o SCAN dele (Planatc) só tem o software para os twingos a partir de 2000, o meu é 94. Eles nem tem o cabo. O conector do meu é aquele proprietário da renault. Parece que os dos mais novos são ODBII.

MEu carro estava dando estouros pelo escapamento, sintoma de carro fora do ponto. O mecânico colocou no ponto no ouvidômetro. Melhorou um pouco, mas ainda não está ideal. Parou de estourar, mas ainda está com cheiro forte de gases. também tem horas que engasga. Acho que o ideal seria pelo SCAN ou pela Luz de Ponto, sei lá. Eu estava querendo um software e o cabo para eu mesmo mexer no meu Twingo. Se alguem souber onde posso encontrar o cabo, ou então a pinagem dele, para ligar no notebook utilizando algum software de SCAN.

Nem comentei com o mecanico sobre o sensor de temperatura, o cara já está com má-vontade de mexer no meu carro.
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por edgar_rs »

Tá mais para falha na queima da mistura ar/combustível ou excesso da mesma...

Aí a sonda trabalha fora de leitura... podendo dar problema na injeção.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por TECHNO2004 »

jacksonville escreveu:Acho que o ideal seria pelo SCAN ou pela Luz de Ponto, sei lá. Eu estava querendo um software e o cabo para eu mesmo mexer no meu Twingo. Se alguem souber onde posso encontrar o cabo, ou então a pinagem dele, para ligar no notebook utilizando algum software de SCAN.
Jacksonville não é o nome de uma cidade na Flórida? :mrgreen:

Não sei se vai ajudar, mas tem este produto aqui, à venda no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... enault-_JM

Fica a dica.
jacksonville
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Abr 2009, 17:40
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por jacksonville »

Edgar, obrigado pelas dicas.

O que pode ocasionar falha na queima? velas fora da especificação? admissão do ar incorreta?

Tem algumas coisas que não sei se influenciam muito, por exemplo: há duas mangueiras que entram na caixa onde está o filtro de ar. Uma é metálica que vem do motor, ela está meio folgada, o diâmetro dela é um pouco maior do que o encaixe. A outra sai da caixa do filtro de ar e não tem nada na ponta
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por edgar_rs »

Velas com grau térmico fora de especificação, folga dos eletrodos fora de especificação, cabos de vela ruins, tampa dos distribuidor rachada, mau aperto de velas...

Tudo influencia.

A vela correta pro 1.2-8v C3G, pelo catálogo da NGK, é BP5ESZ, com folga de eletrodos em 0,80mm; os cabos de vela são os SC-R09, da mesma marca.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
civangi
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Fev 2010, 22:05
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: azul
Localização: São Paulo

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por civangi »

Sou de sp e tem um mecânico aquí (onde eu sempre levo) que é mujito bom.
Quem estiver insteressado me avisa?
Abraços
Ivan
avvf
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jan 2010, 21:20
Cidade: Extrema
Estado: Minas Gerais

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por avvf »

Estou tendo problema identico com meu twingo, engasga qdo acelero, e em baixa rotação fica normal. Percebi q tinha uma mangueira desligada nele, aquela q sai do sensor map pra entrada de ar do motor, pluguei ela, aí o carro mudou completamente de som, está firme, só q na hora de sair ele engasga, mal consigo fazer ele andar. Fui medir que tensão está entrando no sensor map, e está dando 10V (volts) sendo q o correto é 5V. Só pra constar, quase todas as peças do motor são novas, troquei tudo, menos a parte dos sensores. Eu acho q deve ser algum sensor com problema, ou algum problema elétrico, pq ele tá mandando a tensão errada pro sensor map.
Eu jah havia levado o carro na injeção eletrônica, mas o cara nem conseguiu analisar, tava dando falha de comunicação com o scanner. Devo levá-lo em outra injeção para ver se vai ter o mesmo problema, na hora de usar o scanner.
Como eu já disse tá mais pra problema elétrico do que de peça.
Assim q eu tiver uma resposta, posto aqui.
abs
avvf
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jan 2010, 21:20
Cidade: Extrema
Estado: Minas Gerais

Re: [Info] Esquema elétrico IE IAW6R - Magneti Marelli

Mensagem por avvf »

Levei o carro no mecanico aqui na minha cidade mesmo (Extrema/MG) e ele tinha o equipamento pra analisar. Na análise descobrimos q a sonda lambda já era, num tá funcionando, é muito provavel qo defeito q descrevi acima se deve a ela. Amanhã vou comprar a peça e quarta feira devo saber se era ela mesmo o problema.

abs
Responder