Grau térmico

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Guaibense
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Jun 2009, 07:46
Cidade: Guaiba
Estado: Rio Grande do Sul

Problema no sistema de arrefecimento

Mensagem por Guaibense »

Olá,

Meu vizinho tem um twingo 95 co ar condicionado e recentemente começou a apresentar problemas no sistema de arrefecimento. Estou tentando ajudá-lo.
O problema é que o carro aquece e a água do radiador ferve, mas apenas quando o carro está andando. Parado e com o motor ligado, a ventoinha liga e tudo funciona normalmente.
Isolamos o ar quente do carro (até porque dificilmente se usa isso), retiramos o termostato para ver se o problema não era nele, verificamos se não estavá entrando água no motor (pela vareta do óleo dá para ver), forçamos a ventoinha a trabalhar somente na rotação alta e nada...

Alguém ja passou por um problema destes?
alcelo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Jan 2010, 16:32
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vermelho

Re: Problema no sistema de arrefecimento

Mensagem por alcelo »

Estou com mesmo problema no meu carro, agora estou andando sem a valvula termostática e aconteceu hj mais uma vez, amanhã vou leva-lo ao eletricista para ver se ele descobre o que está acontecendo. Acredito que não tenha nada a ver, mais a ventilação do carro parou de funcionar antes desse problema começar a acontecer. E para desencargo troquei a tampa do reservatório, que para conhecimento de todos é igual ao do Palio.
Reparei também que a ventoinha liga e fica somente uns 15 segundos ligada e logo desliga........achei estranho.....Amanhã depois que voltar do eletricista posto o resultado, isso se ele conseguir descobrir algo......
Guaibense
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Jun 2009, 07:46
Cidade: Guaiba
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Problema no sistema de arrefecimento

Mensagem por Guaibense »

Eu também levei o carro ao eletricista. Segundo ele, a ventoinha deve funcionar nos dois estágios para evitar que a água aqueça muito. Como a resistência do primeiro estágio (mais lento) estava queimada, o carro estava andando apenas com o segundo estágio (mais rápido).
Não me pergunte como, mas o eletricista consertou a resistência e agora vai recolocar a batatinha do radiador de 03 pinos que estava usando antes, que, no caso deste carro, é a mesma do gol com ar condicionado.

Amanhã eu vou postar aqui também se foi resolvido.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Problema no sistema de arrefecimento

Mensagem por Christian »

A resistencia do 1º estagio , a do Fiat Uno serve . Eu coloquei e funcionou.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
alcelo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Jan 2010, 16:32
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vermelho

Re: Problema no sistema de arrefecimento

Mensagem por alcelo »

bom dia, caro Guaibense, me diga uma coisa, a água estava passandopara o motor, como vc descobriu o defeito na junta, vou levar meu carro,hj cedo ao eletricista e gostaria de saber quais foram os passos que vc deu para chegar a essa conclusão......tenho meu carro ha 1 mês e se estiver com o mesmo problema que o seu acho que vou pedir meu dinheiro de volta na loja onde comprei, sei que vai ser uma briga boa lá, mais não vou pagar por esse conserto. Abraço.
Guaibense
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Jun 2009, 07:46
Cidade: Guaiba
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Problema no sistema de arrefecimento

Mensagem por Guaibense »

O diagnóstico foi feito pelo mecânico, mas vc pode ver examinando a vareta do nível de óleo. Quando tem água no motor, o óleo fica com uma coloração mais branca e por vezes com algumas bolhas. Vc também pode ver se não está saindo água pelo escapamento (que foi o caso do carro do meu vizinho).

Trocando a junta o carro fica bom, mas conserto não sai muito barato. Aqui vai sair em torno de R$ 450,00 incluindo o jogo de juntas.

Se o seu carro estiver em bom estado de conservação, acho que vale a pena mandar consertar, mas acho que vc deve cobrar o conserto de quem você comprou o carro.
alcelo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Jan 2010, 16:32
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vermelho

Re: Problema no sistema de arrefecimento

Mensagem por alcelo »

Bom dia, acabei de chegar do mecânico, fui ao eletricista e ele não me atendeu pq está com muito serviço, dai resolvi levar ao mecânico mesmo....Na terça feira esse mesmo mecânico, tirou a válvula termostática para ver o que acontecia, na quinta feira pegando um transito infernal na marginal tiete e centro de São Paulo, o bichinho ferveu mais uma vez. Enfim hj durante conversa, disse para ele que eu achava que a ventoinha estava demorando muito para ligar e que demorava muito para ela ligar de novo, entre um e outro acionamento.... ele resolveu trocar o sensor de temperatura, depois da troca, e esperando o carro esquentar, só na oficina ligou 6 vezes e até eu chegar em casa ligou mais duas, agora acho que resolvemos o problema, vou andar mais um pouco e pegar transito pesado para ver no que vai dar, espero que essas vezes que o carro esquentou não tenha detonado a junta do cabeçote, até agora o óleo está normal.....Vou para o Guarujá amanhã e com certeza vou pegar transito, depois posto aqui o que aconteceu.
Abraço para todos.
Dan.sant
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2010, 16:17
Cidade: Suzano
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: vermelho

Aquecendo

Mensagem por Dan.sant »

meu twingo esta aquecendo a parte de cima das mangeiras e a parte baixa do radiador fica gelada a ventoinha não liga, alguem sabe me dizer onde fica a valvula termostatica???
e se tem por que eu não acho ja mandei até reformar o radiador, troquei o cebolão e nada.

alguem ja passou por algo parecido?
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Aquecendo

Mensagem por schneider80 »

cara, preenche no teu perfil qual é o teu carro... q ano q é, motor e tals.

No meu, tw95, a termostática fica na saída (ou seria entrada?) da bba d'água, na mangueira superior do radiador.
Tive esse mesmo problema q vc a tempos atrás. Tirei a termostática e só coloco uma nova depois q eu conseguir instalar um medidor de temperatura (termômetro) no painel do twingo!
alcelo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Jan 2010, 16:32
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vermelho

Re: Aquecendo

Mensagem por alcelo »

Bom dia para todos, uma vez tive que tirar a vávula tb, pq meu carro estava aquecendo, depois descobrique a ventoinha não ligava ou demorava muito para ligar devido ao sensor de temperatura que estava em pane, após trocá-la, reintalei a vávula termostática e o carro não teve mais problema de temperatura, e valelembrar que o carro sem a válvula agora no inverno iráaumentar o consumo de combustível.........grande abraço e boa sorte.
Responder