Posso substituir por CHT?

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gustporto
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Re: Afinal, corcel pode ou não?!

Mensagem por gustporto »

Preciso de ajuda.

Dei um pau bom no twinguinho e ele queimou a junta do cabeçote.

Sei que muitos vão dizer; lá vem esse cara denovo... mas

Considerando as semelhanças desse motor (c3g) com o cht, quero saber o seguinte: Quais juntas são iguais?
A junta do cabeçote somente custa R$20 (cht)

O jogo de juntas na Renault Dinisa São Gonçalo custa R$3xx (trezentos e poucos reais) e só vem depois de 10 dias úteis.

Olhando as duas na internet parecem ser iguais...


Curiosidade: o radiador na mesma autorizada custa R$8xx oitocentos e poucos reais....
É, o meu explodiu!

Acho que com mil reais nao coloco o twinguinho para rodar....
Gustavo Porto
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Re: Afinal, corcel pode ou não?!

Mensagem por edgar_rs »

Bah, comprar na concessionária é tiro no pé...

Na Renotech, há dois kits de juntas, com e sem retentores. Um é 182mangos, outro 209mangos. Obviamente recomendo que compre o kit mais caro, pois já que vai tirar o cabeçote, já manda dar uma geral nele (retentores, guias de válvulas, sedes de válvulas, plaina e tacha maior).
http://www.lojarenotech.com.br/octopus/ ... 8&x=6&y=10

Se a grana deixar, aproveite para dar um polimento de dutos de ADM+ESC para melhorar o rendimento, ajudará bastante e nem vai dar diferença no consumo (capaz até de melhorar, vito a maior tacha e consequente melhor aproveitamento da combustão).
- - - - - - -
O radiador para Tw sem AC tá 320mangos.
http://www.lojarenotech.com.br/octopus/ ... +&x=15&y=7

Só em peças, tá na faixa dos 500mangos aí em cima.
- - - - - - -
Agora, fritou porque? Ficou sem água, válvula termostática travou fechada, ou o radiador explodiu mesmo??

E lembre-se: desmontou, vai mais coisas.... compre o kit de juntas completo para garantir que não precise de outra junta na montagem ;)
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A junta do cabeçote do CHT tem maior diametro para os cilindros, ficará espaço "morto" entre bloco e cabeçote, vai juntar carbonização alí, vai dar ponto quente e vai dar merda mais adiante. Não economize nisto :!:
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
marciano
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Apresentação

Mensagem por marciano »

Boa Noite pessoal sou novo aqui e novo de twingo!!! comprei um 95 em um leilao e aparentemente estava bom, quando consegui ligar o motor vi que tinha um problema, o motor estava quase fundindo uma biela!!!
Levei para a Oficina e desmontamos, tive que comprar um kit novo de pistoes, o cabeçote estava aparentemente bom mas resolvi mandar revisa-lo ai tive uma surpresa! estava quase 01 centimetro rebaixado!!! fazendo a conta da taxa de compressão estaria com quase uns 18, ai descobri que o antigo dono havia colocado pistoes de CHT que sao mais baixos por isso o motivo de rebaixar o cabeçote! ai tive que comprar um novo cabeçote, o proximo passo foi levar os pistoes novos para passar para as bielas antigas!!! nova surpresa!! os pinos do CHT sao 20 mm e os do tw é 18 ai tive que comprar uma parte de baixo do motor para usar as bielas.!!! enfim hj consegui funcionar o novo motor!! original novamente!! abraço!! Felipe Marciano
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motor cht no twingo

Mensagem por orlando »

Ai pessoal,gostaria de passar detalhes de uma esperiencia que estou passando com meu twingo 1.2 95.
Eu comprei ele a dois ano ,ele estava em estado razoavel,comprei ele em sao paulo e vim com ele pra minha cidade(1100 km)adorei elea economia entao nem se fala(fez 19.3km andando a 100 km-h)porem ele tinha um barulho no motor como se estivesse batendo valvula quando cheguei em casa regulei as valvulas0,10 adm.0,20 escape a frio ,e o barulho continuou,mas nao dei bola pois o carro estava andando bem e economico.
Porem as uns 20 dias o motor ferveu na mao da minha mulher e precisei abrir o motor,quando abri ele(depois de muita pesquisa)descobri que ele estava com a camisa e o cabeçote do cht1.4 o pistao era do twingo1.2 motor c3g.
O virabrequim tinha fundido eo cabeçote empenado,mandei retificar o vira e da um passe no cabeçote,aproveitei as mesma camisa e pistao porque estavam bons.(ainda nao sabia que tinha peças do cht)
Depois do motor montadoficou bom mas aquele barulho de valvula continuava,ai nao satisfeito abri o motor denovo para analisar,e verifiquei que tinha peças do cht, ai descobri que o barulho vinha da camisa na parte de baixo onde encaixa no bloco ela ficava folgada.
A camisa do cht1.4 e mais folgada 3 milimetro no diametro doque a original do twingo,omotor funciona bem nao vaza agua por ela porem faz o barulho.
Foi ai que descobri que tinha aqui na minha cidade uma pessoa que tinha batido um gol ae 1.6 e o motor estavacom o bloco quebrado,fui la ver e cheguei a comclusao que era o mesmo motor cht1.6
Enfim comprei ele,e ja desmontei para ver o que dava pra mim aproveitar,a vira brequim o curso e maior porem o volante a furaçao eo encaixe para polia e exatamente igual a do twingo pistao e camisa tem 77 contra 74 do twingo,o cabeçote e a mesma furaçao para agua e lubrificaçao,o coletor a furaçao nao deu certo mas ja estou tampando e dele para refazer com a do twingo(obloco que comprei estava quebrado mas o suporte do motor so deu duas furaçao vou aproveitar o meu bloco,pois sao identico em relaçao as camisa.
Entao estou transformando meu twingo1.2 eum 1.6 amanhavou tirar a camisa do bloco do 1.6 ,evou ver se ele encaixa no bloco do 1.2,que nao fique a folga que gerava aquele barulho,talvez vou levar na retifica para abrir no bloco do 1.2 para que entre bem justo,pois o do 1.6 que e original de fabrica (60 mil km tinha o gol )tive que tirar na prensa.
obs-estou mudando nao por causa do ganho de potencia,esim porque as peças do twingo e mais dificil de achar e sao bem mais caras.
Quando tiver tudo pronto vou postado o que aconteceu ok galera,ha antes que eu me esqueça tomem cuidado que tem muita gente vendendo peças dos cht como do twingo e cobrando bem mais caro.
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Cassiano
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MOTORIZAÇÃO

Mensagem por Cassiano »

Ae pessoal, me perdoem se eu estiver errado ok, sou um pouco leigo mas estou aprendendo

Segundo alguns mecanicos o meu Tw 94 tem motor 1.2, que é semelhante ao do corcel (eu disse semelhante), ambos são motor cht, ja pesquise bastante sobre isso, tanto a ford quanto a renault no tw utilizaram este motor, mas ae me veio uma coisa na cabeça, meu sogro tem ferro velho, e ele tem alguns motores do escort, aquele quadradinho nao sei o modelo que usa o motor cht 1.6 carburado, e visualmente este motor e o do meu twingo são identicos inclusive o tamanho, a caixa é do mesmo lado mesmo tamanho, inclusive comparamos os discos de embreagem uns meses atras quando tirei a minha para recondicionar e sao quase do mesmo tamanho, mesma estrias, até ae tudo bem
acho q ja entenderam a minha duvida né...
será que da pra por este motor 1.6 no twingo, e se der consigo reaproveitar a injeção do twingo para nao ficar carburado...

eu gosto mto do meu twinguinho mas acho q uns 23 cavalinhos a mais q tem o motor do escort viriam bem a calhar, ainda mais q este é um motor tbm mto economico, dizem os donos de escort q faz 11/litro no alcool, magina no twinguinho bem leve seria até capaz de aumentar essa média ae.
no futuro eu pretendia abrir o bloco do 1.6 e dar uma mechida eu ia conseguir uns 100cvs, sem gastar mto e ainda mantendo a originalidade na frente pq visualmente não mudaria nada...
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Re: MOTORIZAÇÃO

Mensagem por gilii »

Creio que o maior problema seja acertar a injeção eletronica no motor de cilindrada maior.

Se for aproveitar uma injeção monoponto (a original por exemplo), "talvez" acertando um bico que dê mais volume, mas isso é coisa dificil de acertar porque a coisa não é simplista assim, já que o mapa de injeção fou preparado para um motor de cilindrada menor, consequentemente menor potencia e menor consumo.

Outra possibilidade seria a de usar um módulo de injeção comercial como um Fueltech, HIS etc - estes são programáveis e portanto pode-se ajustar todos os dados de injeção e ignição da forma que quiser...
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Re: MOTORIZAÇÃO

Mensagem por Christian »

Eu ví lá pelo fibnal dos anos 90 um mecanico de uma revenda Renault com um Twingo motor 1.6 do Renault 19 . O motor coube apenas com modificação nos coxins.
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Re: MOTORIZAÇÃO

Mensagem por Cassiano »

questao da injeção realmente pode ser um problema, mas em todo caso posso utilizar o motor carburado mesmo, a minha duvida seria que será q da certo sem muitas alterações pois gostaria de mecher, mas no caso de dar cagada poder voltar com o motorzinho original sem problemas
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Re: MOTORIZAÇÃO

Mensagem por gilii »

Bem, quanto menos alterar o carro com a adaptação, melhor, não?

Se vai fazer mesmo esta troca, eu optaria por algo no mínimo melhor, como um sistema de injeção e ignição eletronicos.

Hoje há no mercado centrais programáveis que podem ser uma ótima solução...
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Re: MOTORIZAÇÃO

Mensagem por Cassiano »

caro gilii, na verdade o acerto depois não me preocupa, a minha preocupação em questão é se o motor cabe, se eu posso usar a caixa do escorte o kit inteiro (caixa, embreagem, os coxins, supporte do motor etc)

e surgiu a possibilidade de utilizar tbm o motor 1.8ap do escort xr3 tambem carburado (eu até preferiria este motor pois tem mais de 100cavalos), mas não sei se cabe, por isso to postando aki, pra ver se alguem ja tentou, ou se tem alguem q manja bastante de mecanica para me falar se é possivel esta modificação,

pois não quero gastar a toa pra ficar uma coisa podre, e aqui na minha cidade é dificil achar alguem q faça isso, entao eu mesmo e meu sogro fariamos a modificação, ele tem o conhecimento para efetuar a troca e fazer o motor funfa, só tbm não sabe se o mesmo cabe....
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