olá pessoal
achei esse post aqui sobre como arrumar o sensor, mas é do clio mas com certeza vai ajudar no twingo.
Resolvi esse problema.
Olá pessoal... sou novo aqui no fórum.
Tive esse mesmo problema do sensor ficar falhando com meu clio RT 1.6 16V
Após descobrir aqui no fórum onde ficava o bendito sensor, resolvi tira-lo para chegar esse mau contato. Dei uma limpada por fora e nos contatos, coloquei de volta, e nada. Ai resolvi desmontá-lo. Para minha infelicidade, essa porcaria de sensor é blindado. Como o sensor já estava fudido mesmo, resolvi abrir com uma serra e logo vi que o circuito eletrônico estava inundado de óleo. Como não encontrei nenhuma junta de vedação entre o rotor dentro do sensor e o circuito, vi que o óleo sempre iria chegar ali para lubrificar o rotor (Como óleo não conduz corrente elétrica não iria interferir no circuito.) Limpei o circuito para tentar identificar se algum componente eletrônico estivesse com problemas. Então notei que as soldas dos pinos do plug estavam “frias”(como chamamos na eletrônica). Só foi refazer as 3 soldas, fechar e colocar de volta que o velocímetro voltou a funcionar perfeitamente.
Abaixo, vou descrever o processo de tirar, abrir, soldar e fechar o sensor.
Como tirar o sensor: identifique o sensor, desplug o fio do sensor puxando. Antes de tirar o sensor, observe e memorize exatamente como os pinos do sensor estão posicionados. Isso ira ajudá-lo na hora de colocar o sensor de volta.
Puxe o freio de mão, coloque o macaco na roda da frente do carro do lado do motorista e levante. Por baixo, no protetor do Carter, existem uns buracos que da pra vê o sensor. Use uma chave de fenda grande, encoste a ponta no sensor e vá batendo de leve no cabo da chave até o sensor saltar.
Limpe toda essa sujeira que você vai encontrar por fora.
Como abrir o sensor: Logo abaixo do conector do plug, tem uma porca plástica na própria estrutura, mais abaixo da porca, da pra vê uma junção colada. Faça uma marca transversal à junção para depois que você abrir saber qual a posição de como vai fechar. Com paciência você vai cerrando em cima dessa junção penetrando uns 3 milímetros ao redor de toda junção. ai é só segurar nas partes opostas as junções e tentar partir. Se estiver muito duro ainda, vá serrando mais ao redor da junção e tente até conseguir abrir. Provavelmente após a abertura, o circuito estará inundado de óleo. Tire o rotor de dentro do corpo do sensor e limpe todo esse óleo.
Agora é hora de refazer as soldas que ligam os pinos do conector ao circuito.
São as 3 maiores soldas que você vai vê no circuito. Vendo de mais perto, da pra notar que as soldas possuem uma deformação no meio (isso é a famigerada solda freia)
Para refazer as soldas, basta reaquece-las ou por mais um pouco de solda e pronto.
Coloque um pouco de óleo no eixo do rotor (óleo de caixa de mudanças ou de motor) e coloque ele de volta ao lugar. Agora passe colar super-bond, na parte onde você serrou e junte as duas partes de volta (não esquecendo de alinhar a marca transversal que você fez antes de serrar) enquanto a cola seca, fique rodando a ponta do eixo do rotor que sai por baixo do sensor para vê se não esta travando. Se estiver travando, descole antes que a cola fique muito dura, passe cola covamente (sem retirar a cola que anterior) e tente novamente. Após a cola secar e o eixo não ficar travando, passe mais cola pra vedar bem.
Agora é só colocar o sensor de volta no lugar por cima (lembrando de como os pinos estavam posicionados antes) e empurrar até ele aparentemente não descer mais. Ligue o fio do sensor de volta ao lugar e com o carro no macaco ainda ligue o carro, coloque primeira e veja se o sensor esta marcando.
Com isso você economiza uns R$ 150,00
esse é o sensor
Espero que essa dica ajude.
creditos para: ratoo666
Abraço a todos.