Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
SrMiau
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 05 Jul 2015, 12:06
Cidade: Macae
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por SrMiau »

pois é.. no caso estava estudando a chave do da minha mãe.. é diferente.. é telecomando por IR.. não tem essa bobina.

ou seja, desbloqueia o IMMO por IR. só que ta com defeito..

estudando a placa.. notei que falta uma resistência nela.. além dos metais de contato da bateria não existirem mais.

nessa imagem que achei.. é aquele resistor SMD 432 logo abaixo do switch

Imagem

então já faz tempo que o carro ta sendo desbloqueado pelo PIN de emergencia.. que alias é muito interessante saber caso alguém tenha problema com sua chave futuramente..

funciona assim:

voce pega o modelo do carro que ta estampado lá na coluna da porta..

item 9 na imagem

Imagem

no caso aqui é C06Y

e ai voce desmonta sua chave e procura pela etiqueta que tem uma sequencia de 7 letras

exemplo:

Imagem

no caso aqui vou testar com WLUKEJN

então você baixa o aplicativo para DOS.. só roda em DOS/Windows 32bit

http://www.bba-reman.com/images/Test_Fo ... %20Kit.zip

a senha do ZIP é: reman

roda o aplicativo.. a senha é: trantir

ai você coloca o seu vehicle type que pegou da etiqueta e o código da chave..

Imagem

feito isso.. agora você tem o PIN 6588 de desbloqueio..

o procedimento é o seguinte:

no caso do twingo da minha mãe, o botão usado é aquele da ponta da alavanca do limpador de para-brisa.. mas em outros o botão é aquele de destravar porta na caixa da luz de teto.

eu seguro o botao apertado e conto as piscadas que vai dar no led vermelho do painel..

como o codigo do exemplo aqui é 6588, faço assim..

seguro o botao até piscar 6 vezes
largo e aguardo 2 segundos
seguro novamente até piscar 5 vezes
largo e aguardo 2 segundos
seguro até piscar 8 vezes
largo e aguardo os 2 segundos
e seguro até piscar 8 novamente

pronto.. codigo inserido.. o carro aceita dar partida apenas com a lamina.. sem precisar do transponder ou de destravar pelo telecomando.

lembrando que o carro fica destravado até voce retirar a chave e passar mais de uns 10 min. ai ele bloqueia novamente.

se desconectar a bateria do carro.. ou errar 3 vezes o codigo.. tem que aguardar 15 min pra tentar novamente.

fica ai a dica.. é sempre bom voces saberem o codigo pro caso de uma emergencia, nao ter q morrer numa baita grana.
Nelson da C C Filho
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Dez 2008, 20:35
Cidade: Mucuri
Estado: Bahia

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Nelson da C C Filho »

Olá, colega. Bom dia. Moro em Nova Viçosa-BA e tenho um twingo 99/2000 em perfeito estado e ainda com 105.000 kms. Ontem o sistema eletrônico da chave de partida parou de funcionar. Não desativa o alarme e nem dá partida. A concessionária Renault mais próxima situa-se em Linhares-ES, distante mais de 200 kms. Tenho um técnico em eletrônica tentando consertar a chave. Vc acha que há solução para o problema? Como eu resido em um loteamento distante 15 kms da cidade o twingo me faz muita falta. Veja como vc pode me ajudar. Grato, Nelson da Costa Campos Filho
Nelson da C C Filho
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Dez 2008, 20:35
Cidade: Mucuri
Estado: Bahia

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Nelson da C C Filho »

Em msm anterior pedi orientaçao sobre o circuito das chaves do Renault Twingo 99/2000. Eu preciso do esquema para o modelo TRW 101091/E, que é o meu modelo. Se o tiver, gentileza enviar. Grato, Nelson da Costa Campos Filho
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Nelson, posta uma foto do circuito das chaves do TW, assim poderemos conversar do mesmo objeto, OK ?
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Gustwingo »

Amigos,

Estou com um problema intermitente na chave principal do meu Twingo (a que abre as portas à distância). Às vezes ela, ao ser girada na ignição, faz acender a luz vermelha no painel e o carro liga corretamente. Outras vezes essa mesma luz fica piscando e o carro não acende, parece ser o tal do problema do transponder. Assim o carro só pega com a chave reserva, que tenho que transportá-la junto.
Na Renault me cobraram quase 800 reais por uma chave nova, no chaveiro mais barato que encontrei ele disse que faz essa chave original voltar a funcionar por 200 reais, mas receio pela possibilidade de voltar a dar problema. O que vocês sugerem? Tem outra saída? Comprar essas chaves do Deal Extreme pode ser um caminho?
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Gustwingo, as chaves vendidas na China são com o processador (IC) PCF7946 e que são incompatíveis com os carros vendidos na Brasil, especialmente as chaves que não são com infravermelho.
As nossas chaves, pelo que tenho até o momento de informação, utilizam o IC U9280 M.
Este IC é que faz abrir as trancas das portas.
Para fazer funcionar o sistema de segurança, na hora da ignição, é o transponder que forma o conjunto passivo com capacitor e bobina, ou seja, não precisão de fonte (bateria)para funcionar.
Eu sugiro que vá a um chaveiro fazer a cópia do transponder para ficar seguro, se a outra chave falhar.
Só em último caso deves ir a concessionária.
Anexo figura dos transponder's que são utilizados.
Boa sorte !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Gustwingo »

Oigres,

Obrigado pela ajuda. No seu entendimento, fazer a cópia do transponder significaria o que? Ter uma terceira chave, receber do chaveiro algum código numérico ou apenas transferir eletronicamente para a chave principal o código que está na reserva? Entendi que o chaveiro considera esta terceira opção, eu ficaria mais satisfeito com uma nova chave para ser usada, mas pelo visto isso não é opção viável, certo?
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Copiar a sequência de informações que a chave boa contem e passa-las para um chip chamado transponder e colocar na chave que não funciona.
O circuito da chave estragada vai continuar no lugar dela, sendo colocado em um lugar já reservado para o transponder. Como pode ver na foto anterior o transponder é minúsculo e não vai ocupar muito espaço dentro da chave, mesmo com o circuito antigo no lugar.
Chave nova somente na concessionário ou em algum lugar que eu não saiba até o momento.
A parte metálica, a parte plástica e o transponder, para funcionar o motor, se encontra a venda, o problema é o circuito eletrônico que destranca as portas.
Na minha chave eu mandei fazer o explanado acima e até hoje não negou fogo :o
DO IT YOURSELF
glsoledade
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Out 2021, 12:17
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por glsoledade »

Sua dica de que o processador é o U9280M é bastante valiosa - achei em alguns sites chamando de "ID33" - isso realmente explica o porquê de não funcionar a chave que comprei, que é uma ID46.
Responder