Bom gente meu carro tinha este problema e eu arrumei, mas meu carro não servia de referencia para mais ninguém por que meu carro tem todo o sistema de ac e ventilação gambiarrado pelo antigo dono.
Eis que aparece na minha garagem o colega Alexandre_Oliveira com seu TW com o painel completamente desmontado, com este problema e me pedindo ajuda para arrumar.. Obviamente meu instinto de Sherlok não pode ignorar este pedido e fomos a investigação.
Entrando no carro e analisando o causo fui recebendo as informações do Alexandre, que havia revisado o chicote e por não ter encontrado nenhum problema encapou todos os fios com fita anti-acústica. Ele me mostrou que o motor de abertura da entrada do ar estava quebrado e travado, e na tentativa de arrumar o problema do AC ligando junto com a ventilação ele havia comprado um comando do painel novo, mas o problema persistia. Outra queixa dele era que a velocidade 1 não funcionava(Irrelevante para o caso, a resistência dela na placa de resistências estava queimada).
Comecei revisando a placa de resistências e fazendo alguns teste, apesar da resistência da velocidade 1 queimada o resto estava funcionado corretamente. Removi o motor de abertura da circulação do ar e revisei os sinais que iriam para estes(são dois pinos, eles devem ter 12V e Terra e quando colocado o ac na posição MAX este sinais deveriam se inverter), mas reparei que um dos sinais estava com um pino em aberto como se tivesse um fio interrompido. Como era tarde e eu tinha certeza que o problema só podia estar na placa de comando do painel pedi para o Alexandre me deixar ela para analisar com calma, para ele não ficar sem o controle da ventilação ele me deixou com a antiga. Fiquei tambem com o motor de abertura da circulação do ar para ver se consegui destravar ele.
Quando tive tempo, a primeira coisa que fiz foi desmontar o motor, e apesar do mecanismo estar em perfeito estado o motor havia entrado em curto e superaquecido, derretendo completamente as partes plasticas deste. Simplesmente não havia salvação ali.
Já ao analisar a placa do controle de ventilação saltou a minha vista duas trilhas interrompidas e depois analisando com mais calma identifiquei mais duas, raspei a cobertura destas trilhas e reparei usando pedaços de fio.
VER FOTO EM ANEXO
Pude observar que estas tilhas faziam parte do circuito do AC(observei isto vendo que elas seguiam até o o botão do AC ), e tive a impressão de que estariam conectadas tambem a posição MAX. Então saquei o que havia acontecido ali:
Como o motor de abertura da circulação havia entrado em curto, elevando a corrente ao infinito, o circuito de controle deste queimou no ponto mais frágil, ou seja as trilhas da placa de controle, desbalanceando assim o circuito de controle do AC por consequência(já que o controle da posição MAX faz parte do ac). Na tentativa de resolver o problema o Alexandre comprou um comando de ventilação novo, mas quando ele conectou este no carro o curto no motor ainda estava lá, causando o mesmo estrago que havia causado na primeira vez.
Munido desta teoria, pedi para o Alexandre dar uma passada lá para olhar a o comando que estava no carro dele e testar o comando que eu havia reparado. Ao abrir o comando e olhar a placa encontrei exatamente as mesmas trilhas rompidas, e ligando o comando reparado o sistema funcionou perfeitamente.
Era isto pessoal, espero que essa minha experiencia possa ajudar alguém, já que este problema (ligar o AC sempre que liga a ventilação) me parece ser bem comum nos twingos.
Estudo de caso: AC ligando junto da ventilação
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Estudo de caso: AC ligando junto da ventilação
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Re: Estudo de caso: AC ligando junto da ventilação
Eu escrevi este texto a algum tempo e nunca consegui postar, hoje me obriguei a fazer.
MAs depois disto já mexi no carro do alexandre novamente, ele quis trocar um conector que estava meio detonado e dei uma força para ele.. no meio do serviço ocorreu uma pequena pirotecnia (algum imbecil aqui colocou 12v e curto com terra), mas seguimos o serviço, ao final do serviço o ventilador não funcionava mais na velocidade 4. Peguei minhas ferramentas e comecei a buscar oque havia acontecido.
Fui reto no maldito fusível térmico, mas ele esta bem. O rele que liga o ventilador direto nos 12v ao usar a velocidade 4 estava funcionando,só que descobri que não chegava até o ventilador os 12v por onde deveria, então verifiquei os fusíveis dentro do carro para ver qual eu poderia ter queimado com meu show de fogos e nada.
Como já sabia algum tempo o Tw tem um fio que alimenta o ventilador direto ao ligar a velocidade 4(como disse antes através de um rele na junto da placa de resistências), o que eu não sabia que ele possui um fiação exclusiva para usar quando o ventilador estiver no 4(eu achava que era apenas um fio pós chave comum do carro). Trocando em miúdos: Existe um fio 12v que vem direto da frente do carro que alimenta apenas o motor e apenas quando este está na velocidade 4. Apos achar este fio fui para frente do carro e comecei a desmontar a caixa de reles que fica próximo a bateria(fui seguindo o fio até chegar lá), achei que poderia ter danificado um rele desta caixa e comecei a investigar eles, já que não consegui identificar onde o fio do ventilador chegaria ali.
Acontece que nesta mesma caixa de reles, existem dois fusíveis gigantes de 30A e 40A,e um destes é o fusível esta ai SOMENTE para o ventilador funcionar na velocidade 4.... Constatado que realmente era o fusível(fiz uma ponte só para testar se era isto mesmo) eu solicitei uma salva de palma pela minha pirotecnia que conseguiu queimar um fusível de 30A.
Christian, acho que isto pode ter acontecido com vc também, vc esta reclamando que a velocidade 4 do seu carro não estava funcionando, cheque estes fusíveis.
MAs depois disto já mexi no carro do alexandre novamente, ele quis trocar um conector que estava meio detonado e dei uma força para ele.. no meio do serviço ocorreu uma pequena pirotecnia (algum imbecil aqui colocou 12v e curto com terra), mas seguimos o serviço, ao final do serviço o ventilador não funcionava mais na velocidade 4. Peguei minhas ferramentas e comecei a buscar oque havia acontecido.
Fui reto no maldito fusível térmico, mas ele esta bem. O rele que liga o ventilador direto nos 12v ao usar a velocidade 4 estava funcionando,só que descobri que não chegava até o ventilador os 12v por onde deveria, então verifiquei os fusíveis dentro do carro para ver qual eu poderia ter queimado com meu show de fogos e nada.
Como já sabia algum tempo o Tw tem um fio que alimenta o ventilador direto ao ligar a velocidade 4(como disse antes através de um rele na junto da placa de resistências), o que eu não sabia que ele possui um fiação exclusiva para usar quando o ventilador estiver no 4(eu achava que era apenas um fio pós chave comum do carro). Trocando em miúdos: Existe um fio 12v que vem direto da frente do carro que alimenta apenas o motor e apenas quando este está na velocidade 4. Apos achar este fio fui para frente do carro e comecei a desmontar a caixa de reles que fica próximo a bateria(fui seguindo o fio até chegar lá), achei que poderia ter danificado um rele desta caixa e comecei a investigar eles, já que não consegui identificar onde o fio do ventilador chegaria ali.
Acontece que nesta mesma caixa de reles, existem dois fusíveis gigantes de 30A e 40A,e um destes é o fusível esta ai SOMENTE para o ventilador funcionar na velocidade 4.... Constatado que realmente era o fusível(fiz uma ponte só para testar se era isto mesmo) eu solicitei uma salva de palma pela minha pirotecnia que conseguiu queimar um fusível de 30A.
Christian, acho que isto pode ter acontecido com vc também, vc esta reclamando que a velocidade 4 do seu carro não estava funcionando, cheque estes fusíveis.
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Re: Estudo de caso: AC ligando junto da ventilação
Massa, man, certamente poderá ser útil, também já vi mais gente com esse mesmo problema. O meu também teve problemas no ventilador, o fio que chega na placa de resistências esquentou e derreteu um pouco do conector, deixando o contato ruim. Parece que todo esse circuito do ventilador é subdimensionado pra corrente exigida, porque os problemas de pontos quentes, derretimento de trilhas e contatos são bastante comuns mesmo.
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Re: Estudo de caso: AC ligando junto da ventilação
Concordo Pedro, também tive este problema, o conector onde sai o fio para o motor de ventilação é muito frágil, no meu derreteu completamente e interrompeu a passagem de corrente. Estou pensando em anular este conector e passar um fio direto para o motor, com acionamento no botão do painel, isto é possível? Claro que como a ligação ficaria direta, seria interessante colocar um fusível no meio do caminho por segurança. O meu motor do ventilador queimou há tempos e não consegui reposição. Terminei fazendo uma adaptação com um motor do Tipo, é da mesma medida internamente mas um pouco maior na base de fixação, mas nada que um pouco de trabalho não resolva. Mexer no circuito do ar é complicado, fica escondido atrás do painel, por isso penso em fazer uma fiação direta para isolar o conector, já que o meu só funciona na velocidade 4 mesmo. Abçs.