Eis que aparece na minha garagem o colega Alexandre_Oliveira com seu TW com o painel completamente desmontado, com este problema e me pedindo ajuda para arrumar.. Obviamente meu instinto de Sherlok não pode ignorar este pedido e fomos a investigação.
Entrando no carro e analisando o causo fui recebendo as informações do Alexandre, que havia revisado o chicote e por não ter encontrado nenhum problema encapou todos os fios com fita anti-acústica. Ele me mostrou que o motor de abertura da entrada do ar estava quebrado e travado, e na tentativa de arrumar o problema do AC ligando junto com a ventilação ele havia comprado um comando do painel novo, mas o problema persistia. Outra queixa dele era que a velocidade 1 não funcionava(Irrelevante para o caso, a resistência dela na placa de resistências estava queimada).
Comecei revisando a placa de resistências e fazendo alguns teste, apesar da resistência da velocidade 1 queimada o resto estava funcionado corretamente. Removi o motor de abertura da circulação do ar e revisei os sinais que iriam para estes(são dois pinos, eles devem ter 12V e Terra e quando colocado o ac na posição MAX este sinais deveriam se inverter), mas reparei que um dos sinais estava com um pino em aberto como se tivesse um fio interrompido. Como era tarde e eu tinha certeza que o problema só podia estar na placa de comando do painel pedi para o Alexandre me deixar ela para analisar com calma, para ele não ficar sem o controle da ventilação ele me deixou com a antiga. Fiquei tambem com o motor de abertura da circulação do ar para ver se consegui destravar ele.
Quando tive tempo, a primeira coisa que fiz foi desmontar o motor, e apesar do mecanismo estar em perfeito estado o motor havia entrado em curto e superaquecido, derretendo completamente as partes plasticas deste. Simplesmente não havia salvação ali.
Já ao analisar a placa do controle de ventilação saltou a minha vista duas trilhas interrompidas e depois analisando com mais calma identifiquei mais duas, raspei a cobertura destas trilhas e reparei usando pedaços de fio.
VER FOTO EM ANEXO
Pude observar que estas tilhas faziam parte do circuito do AC(observei isto vendo que elas seguiam até o o botão do AC

Como o motor de abertura da circulação havia entrado em curto, elevando a corrente ao infinito, o circuito de controle deste queimou no ponto mais frágil, ou seja as trilhas da placa de controle, desbalanceando assim o circuito de controle do AC por consequência(já que o controle da posição MAX faz parte do ac). Na tentativa de resolver o problema o Alexandre comprou um comando de ventilação novo, mas quando ele conectou este no carro o curto no motor ainda estava lá, causando o mesmo estrago que havia causado na primeira vez.
Munido desta teoria, pedi para o Alexandre dar uma passada lá para olhar a o comando que estava no carro dele e testar o comando que eu havia reparado. Ao abrir o comando e olhar a placa encontrei exatamente as mesmas trilhas rompidas, e ligando o comando reparado o sistema funcionou perfeitamente.
Era isto pessoal, espero que essa minha experiencia possa ajudar alguém, já que este problema (ligar o AC sempre que liga a ventilação) me parece ser bem comum nos twingos.