Som desliga. Mas só no trânsito!

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
AwSFC
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 16 Jan 2011, 12:34
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: Roxo

Som desliga. Mas só no trânsito!

Mensagem por AwSFC »

Amigos!
Venho pedir uma opinião e/ou ajuda do que pode estar ocorrendo com meu Twingo 94.

Há alguns meses instalei um aparelho de som com DVD (modelo Sony MEX-V50DT).
Algum tempo após a instalação, o carro começou a descarregar a bateria. Resumo de várias idas e vindas aos mecânicos: troca da bateria, revisão do alternador, remoção do módulo de som e ligação do aparelho de som somente quando liga a chave.

Agora, (creio, rs) o carro não apresenta mais problemas de descarregar a bateria ou para dar a partida. O som funciona normalmente caso eu não pegue trânsito; se eu pegar trânsito "parado" (típico paulistano) o aparelho desliga e liga novamente - em cerca de 20 minutos a meia-hora de uso.
Se insistir em deixar o som ligado, segue com esse sintoma de desligar e logo em seguida voltar: parecendo que houve uma queda de energia que alimenta o som. Preferi não insistir mais temendo algum problema maior ou afetar a alimentação de energia do carro mesmo.

O pior é que já fui a uma boa casa de instalações de som automotivo: foi revista a instalação e dito que "na parte do som está tudo certo".
Em um auto elétrico, o diagnóstico foi que "o alternador está carregando direitinho a bateria, e estando o som ligado na chave, está tudo ok".
No carro somente há 2 auto-falantes dianteiros pequenos e dois auto-falantes traseiros.

Alguém tem alguma dica de como resolver esse quebra-cabeças?
Obrigado!
Andrew
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2110
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Som desliga. Mas só no trânsito!

Mensagem por Christian »

Andrew Normalmente acontece de descarregar a bateria quando o carro possui sistema de alarme e este apresenta defeito,ou algum sistema eletrico esta roubando corrente
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Som desliga. Mas só no trânsito!

Mensagem por lucaverna »

Pelo que entendi você matou o problema de falta de bateria. Acho que o problema deve ser outro.

Minha dica para quem vai ter som no carro é colocar um fio com fusivel direto da bateria(12v e o terra). Som por mais simples que seja puxa uma correntezinha e se ele estiver junto com o circuito do carro acaba pegando vários ruídos que acabam afetando a qualidade de som. Mas acredito que este não seja o seu problema.

Seu problema para mim esta mais com cara de sobreaquecimento do aparelho. Hoje em dia quando esquenta d+ os aparelhos se auto desligam para se proteger.. acho que é o que pode estar acontecendo com seu DVD.. talvez esteja faltando alguma pasta termica em algum dissipador. A posição de instalação do radio no twingo é péssima em questão de dissipação de calor. Para ajudar estamos no mais forte do verão...

Seu carro tem ar condicionado? isto acontece com o ar ligado?
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
AwSFC
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 16 Jan 2011, 12:34
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: Roxo

Re: Som desliga. Mas só no trânsito!

Mensagem por AwSFC »

Christian e Lucaverna, obrigado pelas pontuações.

Esqueci mesmo de citar: havia um "cabo de acessório" com com fusível direto da bateria - ao qual estava instalado o alarme e o som. No entanto, na última "revisão da instalação do som" o alarme foi desativado (bem como o fusível removido) e o som ligado direto na bateria, com o acionamento somente ao ligar da chave.

O sobreaquecimento do aparelho realmente é algo a ser considerado, pois penso que é mesmo isso: o desligamento dá-se para proteger algo.
Meu Tw não tem AC, nem mesmo vidros elétricos (rs).
Andrew
Responder