Pessoal, vamos ver se algum de vocês já passou por algo parecido. Tenho um Twingo 2002 1.0 16v lindíssimo e completo. Meu primeiro carro. Comprei no fim do anos passado e só agora tive o primeiro problema, que, para meu azar , parece ser bem grave.
Conforme foi chegando o inverno (Porto Alegre faz frio!) comecei a notar que o carro dava umas morridas de manhã, quando eu tentava ligar, mas depois de aquecido, ia normal. Com o tempo foi piorando, até que um dia eu não consegui sair de casa com ele. Depois de muitas tentativas e de colocar um monte de gasolina, ele ligou e consegui andar, mas dava pra ver que o motor tava mais fraco. Até meu mecânico conseguir me atender, demorou uns dias, nos quais fui percebendo que o saía uns barulhos do motor e tinha um certo cheiro de gasolina. Em marchas altas, o carro andava quase normal, mas toda vez que o clima ficava mais úmido, tudo piorava. Teve um dia que, numa tranqueira na chuva, o motor morria o tempo todo e apagou várias vezes.
Ficou 3 dias na oficina, o cara passou o scanner e nada aparecia. Mexeu em 500 peças (bobina, sensor map, etc) e nada. Até que ele trocou a bomba e deu 'vazão", o que fez o Tutu melhorar significativamente. Mas o mecânico me avisou que o carro não está 100% ainda. Parece que ele tem um defeito no módulo da injeção, o que pode levar o carro a ter um "vazio" quando eu estiver acelerando.
Estou andando com o Tutu, ele está bem melhor, só tive problemas pra ligar em um dia. O problema é que às vezes do nada ele perde a velocidade. Esses dias precisei subir uma ladeira em 1ª (estou acostuma a subir as piores em 3ª).
E agora? O conserto custa mais de mil reais, porque exige muita mão-de-obra, diz o cara. Será que é a única solução? Alguém já teve esse problema?
Estou preocupada com o Tutu e ainda tenho que ficar ouvindo do meu pai coisas como 'isso que dá comprar carro velho importado' e 'se fosse um Uno...'.
Me ajudem!
Carro apaga, precisa ser 'aquecido" e perde velocidade
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Re: Carro apaga, precisa ser 'aquecido" e perde velocidade
Então, o meu tava apagando de forma feia por não manter a lenta... e estava bem fraco por causa disso.
Troquei o atuador de marcha lenta, sensor de temperatura, e de quebra uma limpeza de bico e resolveu.
Sei que pode ser algo meio chato, mas nesses casos o mais recomendado é verificar junto a outro mecânico, meu "mecânico de confiança" me aplicou uma esses tempos atrás e acabei desistindo de levar meu carro nele, com medo que ele fizesse algo para piorar o carro, na dúvida leva em mais algum pra analisar os fatos, vai dizendo o que tu trocou e tal.
Boa sorte na resolução de seu problema!
Troquei o atuador de marcha lenta, sensor de temperatura, e de quebra uma limpeza de bico e resolveu.
Sei que pode ser algo meio chato, mas nesses casos o mais recomendado é verificar junto a outro mecânico, meu "mecânico de confiança" me aplicou uma esses tempos atrás e acabei desistindo de levar meu carro nele, com medo que ele fizesse algo para piorar o carro, na dúvida leva em mais algum pra analisar os fatos, vai dizendo o que tu trocou e tal.
Boa sorte na resolução de seu problema!
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Re: Carro apaga, precisa ser 'aquecido" e perde velocidade
O meu teve algo do genero, ele estava afogando porque um defeito (buraco?rasgo?quebrou de velha e seca?) no diafragma do regulador de pressão do combustível. Logo acima deste diafragma tem uma mangueira que leva à admissão para pegar vácuo. Com o carro na marcha-lenta o vácuo aumenta, o que acabava por sugar gasolina por essa mangueira de vácuo direto à admissão, enriquecendo absurdamente a mistura. Troquei a peça e sumiu o defeito (obviamente).
Dificuldade de partida em motores renault (clio, twingo) pode ser sensor de posição do motor - o meu estava com mau contato no conector, soldei e acabou a intermitencia, mas antes disso tinha uma pedrinha de metal grudada na ponta do sensor (ele é magnético) que me fez ficar na rua uma vez ou outra, sofria pra dar partida.
Bobeada para acelerar a partir da lenta, o meu estragou a eletroválvula do canister, no momento isolei o canister e resolveu também.
Já troquei no passado também o atuador de lenta.
Depois de trocar estas peças, tem que resetar a central.
Pra central estragar tem que ter acontecido algo terrível, costuma ser o último problema a acontecer.
Dificuldade de partida em motores renault (clio, twingo) pode ser sensor de posição do motor - o meu estava com mau contato no conector, soldei e acabou a intermitencia, mas antes disso tinha uma pedrinha de metal grudada na ponta do sensor (ele é magnético) que me fez ficar na rua uma vez ou outra, sofria pra dar partida.
Bobeada para acelerar a partir da lenta, o meu estragou a eletroválvula do canister, no momento isolei o canister e resolveu também.
Já troquei no passado também o atuador de lenta.
Depois de trocar estas peças, tem que resetar a central.
Pra central estragar tem que ter acontecido algo terrível, costuma ser o último problema a acontecer.
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- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
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Re: Carro apaga, precisa ser 'aquecido" e perde velocidade
Pessoal, um problema foi resolvido (o de precisar "aquecer" o motor) e outro muito pior apareceu depois que levei o carro ao mecânico.
Agora, o motor está tão fraco que acontece o seguinte:
- demora pra desenvolver e ganhar velocidade.
- em subidas que eu ia em 4ª, agora ele vai em 3ª, mesmo assim chorando.
- na estrada (pego todo dia a BR), preciso andar sempre na direita, porque ele demora tanto pra acelerar que às vezes meu pé já tá lá no fundo do pedal e ainda o carro tá a 70 por hora.
- depois de andando um tempo (meia hora), o carro começa a piorar e trepidar em velocidades que exijam quinta marcha (qualquer acima de 60). Não é aquela trepidação normal que acontece no volante quando se está em alta velocidade. É o carro mesmo que trepida.
- por fim, quando desligo o carro, fica saindo um barulhinho contínuo do motor por alguns minutos.
Alguém já passou por algo parecido?
Agora, o motor está tão fraco que acontece o seguinte:
- demora pra desenvolver e ganhar velocidade.
- em subidas que eu ia em 4ª, agora ele vai em 3ª, mesmo assim chorando.
- na estrada (pego todo dia a BR), preciso andar sempre na direita, porque ele demora tanto pra acelerar que às vezes meu pé já tá lá no fundo do pedal e ainda o carro tá a 70 por hora.
- depois de andando um tempo (meia hora), o carro começa a piorar e trepidar em velocidades que exijam quinta marcha (qualquer acima de 60). Não é aquela trepidação normal que acontece no volante quando se está em alta velocidade. É o carro mesmo que trepida.
- por fim, quando desligo o carro, fica saindo um barulhinho contínuo do motor por alguns minutos.
Alguém já passou por algo parecido?
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Re: Carro apaga, precisa ser 'aquecido" e perde velocidade
Não seria o caso de talvez ter uma vela falhando (cabo frouxo, vela estragada, algo relacionado) ? Antes de eu descobrir a causa de um consumo excessivo de óleo - o respiro da tampa de válvulas - o excesso de óleo fez estragar uma vela, o motor trepidava muito e ficava sem força. Pra descobrir, foi feito seletivamente remover cachimbo da bobina com omotor funcionando (cuidado pra nao levar choque), e ao remover um deles, o motor nao mudava o funcionamento... É um teste rápido e fácil de fazer.
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Re: Carro apaga, precisa ser 'aquecido" e perde velocidade
Passei o mesmo problema com o meu Twingo, pesquisando na net pelas caracteristicas do problema (carro morria em baixa rotação, sem velocidade e utilizar a 1ª marcha ao inves da 2ª ou 3ª. Uma das possiveis causas seria as velas, foi que eu fiz, comprei as velas e eu mesmo troquei (precisa da chave de vela). Depois de trocar ele voltou a funcionar até melhor, ganho mais potência e não morreu mais. Duas velas estavam com eletrodo muito gasto.
No seu caso pode ser que sejam as velas também.
Ps: foi a primeira vez que foram trocadas as velas do meu twingo.
No seu caso pode ser que sejam as velas também.
Ps: foi a primeira vez que foram trocadas as velas do meu twingo.
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Re: Carro apaga, precisa ser 'aquecido" e perde velocidade
boa noite manda medir a sonda pois a mesma com defeito
tem os sintomas muito parecido
tem os sintomas muito parecido
Maressah Sampaio escreveu:Pessoal, vamos ver se algum de vocês já passou por algo parecido. Tenho um Twingo 2002 1.0 16v lindíssimo e completo. Meu primeiro carro. Comprei no fim do anos passado e só agora tive o primeiro problema, que, para meu azar , parece ser bem grave.
Conforme foi chegando o inverno (Porto Alegre faz frio!) comecei a notar que o carro dava umas morridas de manhã, quando eu tentava ligar, mas depois de aquecido, ia normal. Com o tempo foi piorando, até que um dia eu não consegui sair de casa com ele. Depois de muitas tentativas e de colocar um monte de gasolina, ele ligou e consegui andar, mas dava pra ver que o motor tava mais fraco. Até meu mecânico conseguir me atender, demorou uns dias, nos quais fui percebendo que o saía uns barulhos do motor e tinha um certo cheiro de gasolina. Em marchas altas, o carro andava quase normal, mas toda vez que o clima ficava mais úmido, tudo piorava. Teve um dia que, numa tranqueira na chuva, o motor morria o tempo todo e apagou várias vezes.
Ficou 3 dias na oficina, o cara passou o scanner e nada aparecia. Mexeu em 500 peças (bobina, sensor map, etc) e nada. Até que ele trocou a bomba e deu 'vazão", o que fez o Tutu melhorar significativamente. Mas o mecânico me avisou que o carro não está 100% ainda. Parece que ele tem um defeito no módulo da injeção, o que pode levar o carro a ter um "vazio" quando eu estiver acelerando.
Estou andando com o Tutu, ele está bem melhor, só tive problemas pra ligar em um dia. O problema é que às vezes do nada ele perde a velocidade. Esses dias precisei subir uma ladeira em 1ª (estou acostuma a subir as piores em 3ª).
E agora? O conserto custa mais de mil reais, porque exige muita mão-de-obra, diz o cara. Será que é a única solução? Alguém já teve esse problema?
Estou preocupada com o Tutu e ainda tenho que ficar ouvindo do meu pai coisas como 'isso que dá comprar carro velho importado' e 'se fosse um Uno...'.
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