Diagnóstico por Scanner

Informações, Notícias, Novidades...
Avatar do usuário
tituspullus
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Fev 2013, 20:14
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: grená

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por tituspullus »

Caros amigos, consegui um esquema de como utilizar o sistema de diagnostico do nosso tw para o sistema obd2
não fiz ainda, mas vou tentar qdo tiver tempo.
ví tb que a comunicação é serial, o pino 9 do cabo é o tx, ele transmite o sinal, estou pensando ler esse sinal e verificar se é ttl (+volts) pois fiquei sabendo que parece que o protocolo iso trabalha com 12 volts direto.
sds
titus
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Sds
Titus
Avatar do usuário
AwSFC
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 16 Jan 2011, 12:34
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: Roxo

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por AwSFC »

Titus,
Conseguiu algum progresso?

Também comprei o ELM-327 mas não estou conseguindo sincronizar as informações com o app Torque.

Será que há alguma configuração a ser realizada no programa?
Andrew
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por Christian »

Pelo jeito estes esquemas de diagnosticos não funcionam. Todo encontro aparece um novo Twingueiro com os conector e a coisa não funciona....
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por lucaverna »

Bah, sóa gora vi esse topico...

Comprei um adaptador desses no DealExtreme, mas não funcionou no meu tw(usando o ELM327)
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
marcoshenz
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Set 2013, 12:19
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Branco

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por marcoshenz »

Alguém já testou um OBD II do Dealextreme em um 2001/2002? Eu localizei o conector, vi que é o mesmo dos que vende no site, mas tenho receio de comprar e não rolar, igual vocês estão reportando sobre os mais antigos...

Este pode ser que seja curto o suficiente para fechar o "porta-luvas" com ele conectado:
http://dx.com/p/super-mini-elm327-bluet ... lue-142679

Nessa lista aparece 2001 como compatível (não com o nosso motor, mas tenho esperança):
http://www.outilsobdfacile.com/vehicle- ... nd=renault
rafaelmtavares
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Mar 2013, 00:21
Cidade: Niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Niterói

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por rafaelmtavares »

Gente o negócio é comprar uma piggyback(acho que escreve assim) é um ECU desbloqueada...ela vai antes da sua ECU original...com isso da para você remapear a original inteira e ainda por cima tem todos os parâmetros na tela que quiser
Freddy
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Abr 2014, 15:51
Cidade: Ijui
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grena

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por Freddy »

Pelo que eu sei o piggyback só engana a cpu original emulando a tensão de alguns sensores. Não é o que eu procuro.
Alguém conseguiu algum resultado com esses leitores?
Seria muito útil se tivéssemos algo para diagnosticar defeitos na central de injeção dos nossos Twingos.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por lucaverna »

Freddy escreveu:Pelo que eu sei o piggyback só engana a cpu original emulando a tensão de alguns sensores. Não é o que eu procuro.
Alguém conseguiu algum resultado com esses leitores?
Seria muito útil se tivéssemos algo para diagnosticar defeitos na central de injeção dos nossos Twingos.
Freddy, com o ELM327 não rola.... Vou te dizer que é rarp eu conseguir fazer o meu funcionar em algum carro... nos tw ele n da nem sinal e eu testei no meu e no do alexandre_oliveira(ano95)
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Freddy
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Abr 2014, 15:51
Cidade: Ijui
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grena

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por Freddy »

Pessoal, alguém chegou a dar uma olhada nisso?

http://www.retro-renault.com/forums/gen ... ables.html

Pelo que eu entendi serviria nos Twingo.
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Diagnóstico por Scanner

Mensagem por Oigres »

Eu estive pesquisando em fóruns de outros países para saber se eles estão tendo a mesma dificuldade em usar adaptadores que se utilizam da saída OBD II.
Não encontrei nada que nos ajudasse, a pelo menos entender o que teríamos que fazer para o funcionamento dos mesmos.
Já fiz as medições elétricas da fiação e está batendo com os esquemas.
A posição da pinagem está correta conforme a ISO 14230 que foi adotada pela Renault Mundial.

pino 04 Terra chassi
pino 05 Terra lógico
pino 06 CAN HIGH
pino 07 K LINE (onde passam os dados)
pino 14 CAN LOW
pino 15 L LINE
pino 16 + 12V (da Bateria, não da ignição)

O Protocolo de transmissão de dados é a KWP2000 FAST (KWP FAST) utilizada pela Renault desde 99.
Nota: em alguns modelos este protocolo tem variações conforme link abaixo:

http://pinoutsguide.com/CarElectronics/ ... nout.shtml

Eu estou com uma desconfiança que, pelo fato de, no Brasil ter sido modificado os modelos D4F (!.2 16V) fabricados no mundo todo, menos no Brasil, que por uma questão fiscal para D4D (1.0 16V) ter sido modificado o software.

Gostaria de solicitar para algum colega do forum que tiver acesso aos pessoal da Renault, perguntar se houveram modificações na transmissão de dados ou software das centrais dos Twingos de 99 em diante. Para os anteriores, de 93 a 99, o protocolo é da Renault não segue padrão algum e neste caso fica mais difícil de fazer funcionar os scanner genéricos que estão a venda no mercado.

Abaixo tem um texto que retirei de uma revista técnica que ajuda a entender mais ou ...... :roll:

O Protocolo Keyword 2000, abreviado para KWP2000, é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de diagnóstico a bordo do veículo (OBD). Este protocolo abrange a camada de aplicação no modelo OSI de redes de computadores. O protocolo é padronizado pela International Organization for Standardization como ISO 14230. KWP2000 também abrange a camada de sessão no modelo OSI, em termos de começar, manter e encerrar uma sessão de comunicação.

Uma camada física subjacente usada para KWP2000 é idêntica do ISO 9141, com comunicação serial bidirecional em uma única linha, chamada de K-linha. Além disso, há uma linha L opcional para wakeup. A taxa de dados é entre 1,2 e 10,4 kilobaud, e uma mensagem pode conter até 255 bytes no campo de dados.

Quando implementado em uma camada física K-linha KWP2000 requer uma sequencia de ativação especial: 5-baud de wakeup e rápida inicialização. Ambos os métodos de ativação exigem a manipulação crítica de temporização do sinal K-linha e, portanto, não são fáceis de se reproduzir sem software personalizado.

KWP2000 também é compatível com ISO 11898 (Controller Area Network), suportando maiores taxas de dados de até 1 Mbits. O CAN está se tornando uma alternativa cada vez mais popular para a K-linha, porque a CAN bus geralmente está presente em veículos modernos e eliminando assim a necessidade de instalar um cabo físico adicional.

Usando KWP2000 em CAN com camados de rede de transporte ISO 15765 é mais comum. Também usar KWP2000 no CAN não requer a funcionalidade especial de wakeup.

KWP2000 pode ser implementado no CAN usando apenas a camada de serviço e a camada de sessão (sem cabeçalho especificando endereços de comprimento, de origem e de destino e nenhum checksum é usada); ou usando todas as camadas (cabeçalho e soma de verificação são encapsulados dentro de um Frame de CAN ). No entanto, usar todas as camadas é um exagero, como ISO 15765 fornece suas próprias camadas de transporte de rede.
DO IT YOURSELF
Responder