Artigo sobre consumo

Informações, Notícias, Novidades...
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Artigo sobre consumo

Mensagem por Oigres »

Interessante. Vale a pena dar uma lida neste artigo enviado por email para mim.
Nesta semana auditei um experimento no Cento de Pesquisas da Petrobrás, no RJ.
Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.
O carro de testes foi um...Uno Fire.

Seguem os resultados:
Velas Gastas :
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, que jamais haviam sido limpas nem reguladas.
Estavam com abertura diferente que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%

Filtro de ar obstruído:
O filtro de ar original foi trocado outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%

Rodagem em "banguela":
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro.
Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado.
Conforme já fora discutido em outros tópicos, o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado, em carros com injeção eletrônica, mas dessa vez foi possível mensurar o consumo.
Acréscimo de consumo: 5,19%

Pneus murchos:
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria.
Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos)
Acréscimo de consumo: 17,80%

Janelas abertas:
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente) , por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência.
O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas (coisa muito comum lá no RJ)
Acréscimo de consumo: 9,35%


Carro com 4 passageiros:
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg).
Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados.
Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam
uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%

Tudo junto:
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento.
Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica, lá atrás.
Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo , esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro e abrimos as 4 janelas.
Saímos passeando pôr dentro do CENPES, mais ou menos pelo mesmo circuito (é tudo plano mesmo...)
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!

É isso aí pessoal, agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.
Editado pela última vez por Oigres em 25 Ago 2011, 15:00, em um total de 1 vez.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
marcosfguimaraes
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 297
Registrado em: 22 Ago 2009, 22:10
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Preto

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por marcosfguimaraes »

Muito interessante.
Só faltou informar qual é a diferença entre rodar com o ar condicionado ligado e os vidros abertos.. Qual faz gastar mais?

Além disso, seria interessante que fosse comentado as condições da condução, exemplo:
- Testes simulando trajeto urbano ou pista?
- Velocidades médias
- Tipo do combustivel utilizado para análise, etc.
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por Mauricio »

Oigres
Muito interessante mesmo.
E quando acrescentamos o modo de dirigir esse percentual pode ser ainda maior.

Mas cuidando de ítens simples, como calibrar regularmente um pneu já se tem um ganho considerável.

Obrigado pelas informações.

Vou fixar esse tópico.
Consumo é um dos assuntos mais buscados e acho importante essa informação ficar sempre ao alcance de todos.
Mauricio Santos
Imagem
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por Oigres »

Acredito que o artigo quis enfatizar os maus hábitos nos cuidados do veículo.
Seria uma boa ter adicionado os itens comentados, assim ficaria mais completo.

Valeu !
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por SsioX »

Com o arcondicionado deve aumentar bastante, mas que esse testes, no 1.0 ele acaba com o motor quando esta ligado, em subidas fortes tenho que desligar se não tenho que subir em primeira! Acho que beira os 20~25% de perda de potencia, o uqe acaba acarretando em mais ou menos as mesma coisa em gasto extra de combustivel.

Em curitiba é dificil, teria que andar com o arcondicionado ligado e jaqueta dentro do carro, é dificil 1 semanda de calor por aqui quase nem uso ar condicionado.
DUDU68
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Set 2010, 19:54
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde Claro

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por DUDU68 »

Impressionate a diferenca de consumo .Agora vou cuidar mais desses detalhes
Obrigado pela informacao
Alberino Silva
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 06 Ago 2011, 19:47
Cidade: Maceio
Estado: Alagoas
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por Alberino Silva »

Boa noite pessoal!!

Sempre fui cuidadoso com carros, mais o T02 que comprei está fazendo 9,7 Km/l, acredito que seja justamente pelos fatores informados acima, como por exemplo, velas, filtro...

Muito boas informações postadas!!!

Alberino Silva
msn: alberino.silva@hotmail.com
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por gilii »

Se posso dar uma opinião, creio que se todos os cuidados sugeridos são de fato interessantes e devem virar hábitos ao dirigir...

Apenas por comentar - deve-se tentar manter o veículo ajustado e dentro das especificações do fabricante para garantir que de fato tudo está de acordo, e assim pode-se esperar um bom consumo de combustivel, mas para isso não basta sair trocando tudo - é necessário conhecer como as coisas acontecem.

Comento isso porque estou com meu Twingo 95 a pouco tempo e notei algumas características que me incomodam em muito porque sei o quanto são nocivas não só ao consumo, mas à durabilidade do motor em sí - uma delas foi que em dias mais quentes se podia escutar o som característico de pré ignição, mas não sabia o porque disso.

Experimentei trocar de combustível diversas vezes, mas mesmo assim o problema continuava - cheguei a desconfiar de diversos sensores, mas era cedo para sair trocando à torta e à direita.

Descobrí que o motor dele (c3g) tem na entrada de ar da caixa de ar uma borboleta que controla a entrada de ar quente ou frio, e este controle é feito por um elemento térmico que abre a passagem de ar ora para o ar quente, ora para frio, mantendo uma temperatura média do ar de 30ºC.

Pois bem - este elemento témico não funciona mais, não é vendido separadamente (a Renault só vende a caixa de ar completa) - e ele dojeito que estava deixava a passagem de ar frio completamente fechada, e o motor só aspirava ar muito quente, vindo da manga de aquecimento do escape - conclusão:
o ar extremamente quente tem uma densidade menor, e a central vendo isso corrige a situação empobrecendo a injeção e adiantando o ponto de ignição - está feito o quadro de pré ignição e falta de força, além de consumo alto (porque sem força a gente aperta o pé direito)...

Conseguí fazer um ajuste (fixo) nessa borboleta de forma que o motor admita ar mais frio do que quente (temporáriamente), e além do efeito de "batida de pino" ter praticamente desaparecido, notei significativa melhora na forma do carro andar (motor com mais vida) e uma melhora de consumo notável - de cerca de 14 ou 15 Km/litro (ar condicionado desligado) para mais de 18 km/litro em ritmo de estrada....

Com esta experiência, reforçou ainda mais minha vontade de conhecer melhor meu carro, e para isso estou terminando de montar uma interface para conectar meu laptop à central de controle dele e assim poderei avaliar melhor o que acontece no motor, e proceder à ajustes e/ou manutenções com muito mais propriedade do que antes.

Conseguí o programa que a Renault usa para diagnósticos de seus produtos, e assim que tiver mais resultados posto aqui a experiencia.

Se tudo correr bem, levo o laptop para o próximo emcontro do pessoal em São Paulo.

Fabio Gilii
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por Christian »

Fabio - Achei muito bom seu comentário . Eu nunca iria imaginar que o desempenho do carro tambem está ligado a esta borboleta da caixa de ar. Alias, eu acho que a do meu Twingo deve estar funcionando porque eu nunca tive problema de "batida de pino" . Quero conversar com voce em nosso próximo encontro dia 20/11 para trocarmos uma idéia a respeito. Eu não sei como saber se está funcionando ou não. Valeu meu amigo
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Artigo sobre consumo

Mensagem por leao.ez »

Fábio, muito interessante tua colocação e, se puder, coloca uma foto de onde fica esta borboleta, pois acho que muita gente pode estar com este problema e nem saber!

Abçs, Alexandre
Responder