Central Multimída+Gps para Twingo - Boa e Barata

Qual alto-falante usar, onde instalar, marcas de mp3 e DVD's. Especificações técnicas, montagem de caixas, enfim, tudo que se refere a som e imagem para o Twingo.
rafaelmtavares
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Mar 2013, 00:21
Cidade: Niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Niterói

Central Multimída+Gps para Twingo - Boa e Barata

Mensagem por rafaelmtavares »

Então galera, vou apresentar uma solução criada por mim para o nosso Twingo.

Todos que querem colocar um central multimídia pensam em aparelhos 2 dim e logo brecam a ideia por causa do nosso painel.

Colocar 1 din para mim com Gps fica ruim porque a tela fica muita para baixo também(abaixar para olhar no gps)

A algum tempo tenho visto que a nova "onda" dos mudernosss é utilizar telas aonde nosso velocímetro está instalado.Até mesmo para facilitar a visão da nossa vista perante a pista.


Ai vai:

Primeiramente escolhi uma tela retrátil de 4.3 polegadas, a mesma vai ser instalada em cima do nosso velocímetro.Comprei ela no ebay, quando ela chegar vou pintar no tom do nosso painel.
Segue o link :

http://www.ebay.com/itm/251353563330


Até ai tudo bem...

Agora vamos pensar no hardware da central...

Poderia sim colocar um raspberry ou algum outra placa como beaglebone(teria ainda que programas e instalar um módulo gps,daqui um tempo vou mudar para esse hardware)

Se fosse fazer com essas placas teria que adicionar o custo de um amplificador de som ainda!!!

Voltando a ideia do bom e barato, o hardware vai ser qualquer nokia com tv out(sistema symbiam) é galera isso mesmo.A escolha do nokia foi por causa do seu transmissor Fm embutido e o seu tv out via RCA(visto que a tela não tem hdmi).

A outra vantagem do nokia que seu tv out funciona em modo deitado (land).


Então para resumir, o que é preciso , uma tela qualquer(escolhi essa por fechar e abrir com um click de botão) um nokia (vou colocar o n8 e ainda usar o mesmo como celular do dia a dia) + um cabo rca(pode ser o original ou não)

Espero que tenham gostado da ideia , assim que a tela chegar eu posto fotos aqui no tópico!

obs: Pode ser feito com outro aparelho que aceite tv out via RCA, o que tem q ser testado antes é que se ao colocar em modo deitado o mesmo vira na tela também,imagem a tela de 4,3 com 1/3 da imagem, iria ficar muito pequeno.

Como meu objetivo é simplificar e baratear
rafaelmtavares
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Mar 2013, 00:21
Cidade: Niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Niterói

Re: Central Multimída+Gps para Twingo - Boa e Barata

Mensagem por rafaelmtavares »

Como meu objetivo é simplificar e baratear vou iniciar desta maneira:

Como não tem um n8 ainda este custo vai adentrar inicialmente

Celular: no max 300 reais
Tela : 70 reais (importando do ebay)
Cabo: Qualquer rca de tv out (20 a 40 reais)
Color jet cinza para plástico
Custo médio de : 415 reais

Se já tiver um celular com essa função o custo passa para : R$ 110 reais

espero que tenham gostado!
Chegando posto fotos
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Central Multimída+Gps para Twingo - Boa e Barata

Mensagem por lucaverna »

Hum... vejo que temos outro retardado que tem sangue de professor pardal no forum.... hehehe

FAAAAZZ TEMPO que sonho com um car pc ou uma central muti media, estava bolando algo para colocar na scenic. Mas como eu troquei com a patroa de carro e o tw está com um radio que é de estimação resolvi engavetar o projeto.

O problema maior sempre foram as telas touch, mas de uns tempos para cá descobri que se voce procurar por VGA touch aparecem telas bem baratas no ebay como esta: http://www.ebay.com/itm/7-Inch-TFT-LCD- ... 1c3994e172

A ideia de utilizar um raspberry é boa(ca entre nós hoje é um tapa isto) e eu pensava em colocar um arduino em uma direção com comandos ou nos comandos satelites da scenic(aqueles que ficam atras da direção), para poder controlar não apenas pelo touch scren(pq essas telas requerem que voce preste atenção no que voce esta tocando, tirando atenção do transito, ja os potões voce sabe que são mais volume, proxima musica, etc...), mas ia requer um desenvolvimento de programação que eu ia apanhar um bom tanto(minha area é a eletrônica).

Ao inves do rastberry eu pensei em utilizar um media center que voce consegue comprar no deal por coisa de 50 dolares, eles são poderosos pra caramba e bem versateis, só que não tem tela nem nada.

Meu ultimo plano era colocar um tablet com GPS e 3g como media center na scenic. Fazer um recorte na parte de cima do painel e colocar dois servos controlados por um processador qualquer para levantar a tela quando se ligasse o carro. o custo maior seria do tablet(que até poderia ser utilizado fora do carro) e a implementação não seria tão complicada com um tremendo resultado.

Para o amplificador de som existem uns modulos de 4 canais bem simples que utilizam uma evolução do TDA2030 semelhante a este http://dx.com/pt/p/tda2030a-diy-18w-x-2 ... 12v-187300

mas eu pretendia gastar um pouco em um modulo pronto e mais descente como este:
http://dx.com/pt/p/4-x-100w-4ohm-tk2050 ... tkiMXLFWQo

no final das contas deixei a scenic com a patroa, deixei todo o plano de lado(eu tava bolando ele quando trocamos os carros) e comecei a trabalhar em um outor projeto: ARcondicionado digital para o Twingo. to quase com o prototipo pronto, assim que tiver feito algum teste eu vou divulgar melhor o projeto.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
rafaelmtavares
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Mar 2013, 00:21
Cidade: Niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Niterói

Re: Central Multimída+Gps para Twingo - Boa e Barata

Mensagem por rafaelmtavares »

Fala Lucas!!!

heHehEh mãos a obra né?!hauha

Então, eu trabalhei com essas telas por algum tempo(montava projetor diy).São os chamados módulos industriais. No começo eu pensei em fazer uma case para o lcd em acrílico fume na borda(para fica um pouco transparente mesmo)

O problema do touch destas telas são os módulos touch, a maioria é 1 ponto.E isso como você falou requer maior atenção.

Sobre os botões voce está correto, é a melhor forma mesmo para uma troca rápida!!!O lance do arduino eu poderia tentar ajudar(estou focado em java, apesar que na faculdade tem gente q saca melhor outras linguagens )


Então, o raspberry tem um center muito bom, ele se chama XBMC!!! É bem fácil instalar!
EU tinha um raspberry porque meu projeto inicial era rodar android englobando tudo nele, desde scaner de Centralina até o gps...por questão financeira e de hardware não deu(o rasp não roda legal android). Teria que partir para o beaglebone.

Depois de tudo isso me juntei com outro pardal da faculdade e pensamos, vamos criar um launcher para vender da playstore.O pessoal colocaria seu tablet no casso e entraria no launcher.No caso ele teria o fundo da Renault(po ex) e ícones grandes.Esse projeto está em andamento.

Se você quiser diminuir os custos eu indicaria um tablet barato(não sei se é durável).
Com ele voce pode manter o seu som no carro(ele vem com transmissor fm embutido) e com módulo gps.

sem transmissor fm( http://www.ebay.com/itm/Google-Android- ... 54000bd70f)

com transmissor fm sem precisar mudar seu rádio (http://www.ebay.com/itm/TABLET-7-FREEVI ... 3389d530d0)

Lembrando que eles são multi touch!

Eu vi um projeto com um nexus, o rapaz colocou os botões de liga e desliga e outros fazendo extensão com botão tact !!!Pode ser uma ideia para você(teria que abrir o tablet)


Se preferir voce pode adaptar o circuito deste controle ao volante do carro ( http://www.ebay.com/itm/wireless-keyboa ... 1c3a9f8aaa)

Eliminando o arduino

Se não quiser mexer no volante também pode fazer o mesmo esquema do tact no tablet. Você usar o controle original do volante (cada tact dele) e puxa para o circuito do controle)

--------
Lucas voce estava pensando em colocar o elevador aonde?Pensei nisso também, só que no meio tem os dutos de ar, o que acha dele ficar deitado e levantar?

Me mostra depois o lance do ar condicionado.Voce iria colocar motores para fazer a parte mecânica?

forte abraço

obs:Já ia esquecendo , comprei um módulo rfid e to abrindo o carro via cartão, depois vou criar um tópico e te aviso!
blimadesigner
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Ago 2009, 12:08
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina

Re: Central Multimída+Gps para Twingo - Boa e Barata

Mensagem por blimadesigner »

gostei do ar digital... sobre o mídia center, tb quero ver!!!
rafaelmtavares
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Mar 2013, 00:21
Cidade: Niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Niterói

Re: Central Multimída+Gps para Twingo - Boa e Barata

Mensagem por rafaelmtavares »

Fala Blimadesigner , a telinha está com previsão de entrega para agora ( fevereiro ) .Lembrando que este projeto é de baixo custo , vou apresentar somente ela com o celular funcionando (galaxy s1)..

Essa semana vou apresentar uma nova ideia de "médio orçamento" até 1000 mil reais, e na outra semana um projeto de "alto orçamento ".


entre no tópico um pouco mais para frente que você vai vê fotos de tudo funcionando!


abraço Rafael
Responder