Nivel de ruído

Informações sobre bancos de couro, limpeza, instalação de acessórios, etc.
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Nivel de ruído

Mensagem por mbiane »

Pessoal,

Sou muito satisfeito com meu carro em geral, mas tem uma coisa que me incomoda BASTANTE: o nível de ruído interno vindo do motor.

Alguém já fez alguma alteração, colocou proteção, sei lá, que diminua um pouco isso?

Obrigado!
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Nivel de ruído

Mensagem por leao.ez »

Considero o barulho do motor do meu normal. Verifique o escape e coxins do motor, que quando em mau estado transmitem vibrações. Abçs.
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Nivel de ruído

Mensagem por mbiane »

Sempre foi assim, com velocidade acima de 100 km/hora sempre foi insuportável. Costumo andar na estrada a no máximo 90/hora.

Uma coisa que eu sei que está ajudando a ter vibrações é o protetor de cárter, que está encostado no próprio carter. Pior que todo mundo que peço pra dar uma olhada olha pra mim e fala que o protetor é muito duro, que não dá pra desamassar e blablabla. Daí não sei se eu removo o protetor de vez, ou se eu deixo assim mesmo.

É muito difícil remover o protetor de carter do local?
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Nivel de ruído

Mensagem por Christian »

Se for igual ao do meu 99 , são 4 parafusos apenas . Muito facil, mas é bom fazer no elevador. Desamassar também não é dificil. Marreta nele !!!
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Nivel de ruído

Mensagem por mad_b »

Desentortar suportes do protetor de carter: levanta no macaco, pega uma chave de cano (dessas de encanador) de uns 80cm (mecanicos bons terão uma dessas), e desentorta, no lugar mesmo.

Um dia vi um desmanche que jogou fora inteiro uma forração praticamente nova de assoalho de algum carro pequeno, mais alguns pedaços; apliquei o material nos vãos das longarinas do capô do meu outro twingo, com cola de contato (cascola/cola de sapateiro) onde além do carpete tinha uma polegada de "lã", limpei e recortei algumas poucas aparas, troquei o "papelão" que é o carpete original central-traseiro do carro.

Exagerando um pouco, o nivel de ruído interno mudou de "mille novo" pra "tempra usado" . :P

Pra melhorar mais teria que aplicar algum material fonoabsorvente tipo manta asfaltica na chapa das portas, e forrar mais alguns cantos e melhorar o tampão traseiro. Tirar o forro do teto e por mais uma camada de material.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Nivel de ruído

Mensagem por mbiane »

Já tentaram desentortar dessa maneira uma vez, ficou bom mas depois de algum tempo e que bati o assoalho do carro em estrada de terram, voltei a ter o mesmo problema.
Acho que vou desmontar como o Christian sugeriu e desentortar na marreta mesmo, já que ninguém quer fazer isso (mesmo eu pagando).

A respeito das forrações, eu já troquei a forração por baixo do carpete do carro. Deu uma melhorada, de fato. Mas não entendi o lance da "longarina do capô"... desculpe, não sei onde fica isso rsrsrs. Imagino que seja uma boa ideia pra fazer no meu!
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Nivel de ruído

Mensagem por mad_b »

Referia-me as estruturas de reforço e sustentação que se encontram soldadas na chapa do capô (como vigas que servem para nao deixar a chapa molenga). Colei os termoacusticos nos vãos (na lata) entre eles.

Cole onde marcado na foto:
CapoTwingo.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Nivel de ruído

Mensagem por mbiane »

Ah tá, não tinha entendido!
Vou fazer isso sim, acho que vou comprar umas forrações novas.
Uma amiga minha tem um twingo 16v que tem essa forração no capô. Já faz mesmo uma diferença, pelo jeito...

Obrigado pela dica =)
Vou tentar desmontar o protetor de carter nesse fim de semana ou na outra e desamassar na base da porrada do martelo rs. Acho que pior do que tá, não fica.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Nivel de ruído

Mensagem por leao.ez »

Mbiane:

1) Forrando o capô dianteiro já vai ajudar, mas forrar também a parede corta-fogo melhoraria mais ainda;

2) Não precisa retirar o protetor, basta levantar no elevador, localizar o ponto de contato com o motor e enfiar
uma alavanca entre o protetor e o motor, cuidando onde vai apoiar, para desamassar.
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Nivel de ruído

Mensagem por mbiane »

Pensei mesmo em forrar a parede corta-fogo.
Será que dá muito trabalho?

Descobri também que os coxins do motor - apesar de não ter mais de 2 anos que troquei - também não estão bons :cry:
Responder