Marchas com dificuldade após passar em local alagado

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção e freio.
Avatar do usuário
eddytwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 23
Registrado em: 06 Jul 2015, 10:16
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grená

Marchas com dificuldade após passar em local alagado

Mensagem por eddytwingo »

Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida antes de levar ao mecânico.
Estes tempos passei com meu carro numa rua alagada, com nivel relativamente alto para meu twingo, e notei que depois disso estou com dificuldade de passar algumas marchas. Mais precisamente a 1ª, a 2ª e a 5ª.
Tentei lubrificar o cabo e a caixa mas sem sucesso.
Tentei verificar o nivel do óleo da caixa em algum posto, mas sem sucesso também.
Gostaria de saber se alguém já teve este problema, e se passar na agua pode ter causado isso ou agravado algum problema no câmbio.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Marchas com dificuldade após passar em local alagado

Mensagem por Christian »

Normalmente entra agua na embreagem e esta começa a trepidar . Eu aconselho você trocar o oleo do cambio . só para desencargo de consciência.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
eddytwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 23
Registrado em: 06 Jul 2015, 10:16
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grená

Re: Marchas com dificuldade após passar em local alagado

Mensagem por eddytwingo »

Christian escreveu:Normalmente entra agua na embreagem e esta começa a trepidar . Eu aconselho você trocar o oleo do cambio . só para desencargo de consciência.
Realmente Christian eu suspeitei disso no inicio e tentei verificar isto. Fui até uma mecânica mas me mandaram ir em um posto verificar o oleo da caixa, num elevacar, mas fui em 10 postos e ninguem queria fazer isso...

Vou ter que procurar um mecanico que entenda disso.

Para verificar o nivel do oleo da caixa, sei que tem que levantar o carro e retirar um parafuso-tampa que fica na caixa de câmbio. Colocar o dedo e verificar se esta no nivel.

Gostaria de ter a opinião de alguem que ja fez este procedimento.

Tambem acho que seja o oleo da caixa, nunca foi mexido nisso. O carro esta em 90.000 Km rodados.
Mas refiz o cabeçote do motor, pistoes e valvulas a alguns meses quando estourou a correia dentada... Gastei uma grana...

Enfim... são alguns probleminhas que estou tentando resolver...
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Marchas com dificuldade após passar em local alagado

Mensagem por Christian »

Qualquer troca de oleo decente e honesta faz a troca do oleo do cambio . Voce tem que trocar o oleo e aproveite mande colocar um Molykote . É uma bisnaguinha com aditivo . Muito bom . Não deixe de trocar o oleo do cambio .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
eddytwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 23
Registrado em: 06 Jul 2015, 10:16
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grená

Re: Marchas com dificuldade após passar em local alagado

Mensagem por eddytwingo »

Christian escreveu:Qualquer troca de oleo decente e honesta faz a troca do oleo do cambio . Voce tem que trocar o oleo e aproveite mande colocar um Molykote . É uma bisnaguinha com aditivo . Muito bom . Não deixe de trocar o oleo do cambio .
Muito obrigado por tuas dicas Christian!

Vou pedir pra adicionar uma bisnaguinha de Molikote na troca do óleo da caixa de câmbio.

Você saberia me dizer como posso acessar o compartimento onde fica o óleo?
Será que é muito trabalhoso? Gostaria de informar o mecânico onde fica, pois a maioria não gosta de mexer em Twingos, por não conhecerem... Infelizmente existe um preconceito com carros franceses...

Gostaria de fazer uma revisão em todo sistema de câmbio, desde as borrachinhas da palanca de marchas até troca de juntas... O qu e você me recomenda?
Responder