Cabo Embreagem...

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção e freio.
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por Gustwingo »

Ótimo tópico, esse é o meu próximo desafio! A minha embreagem está rangendo um pouco e dando umas pequenas travadinhas na hora de soltar o pedal. Qual é a dica atual, dá para fazer ajuste, é melhor trocar o cabo, qual cabo usar, Cabovel ou Fremec?
Mad_b, tem alguma dica? Alguma novidade de adaptação para o 1.0 16V?
Obrigado!
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por Gustwingo »

Desenvolvendo esse assunto, comprei ontem o cabo Fremec, 970mm, acima de 98. Parece que terei que apelar para a gambiarra de tubinho, não é ?
Aqui no Rio foi um pouco difícil, o melhor preço seria comprar da RR Parts pela internet, 32 reais, mas demora um pouco e ainda tem o frete. Paguei 35 no Tigrão da Penha, recomendo. Em São Cristóvão tem poucas lojas com o cabo: Auto Roller tem o Frontier, argentino, 50 reais. Outra da rua Escobar tinha o Fremec e queria cobrar 90 reais. Liguei para a Renotech, tinha Fremec, 70 reais. Altese não tinha o cabo. Nenhum lugar tinha o Cabovel, nem na internet eu achei.
O mecânico me cobrará 80 reais para trocar esse cabo, acho justo, o cara entende bem do carro, acho que terá boas chances de dar certo.
SrMiau
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 05 Jul 2015, 12:06
Cidade: Macae
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por SrMiau »

Olha.. to mexendo no twingo da minha mae.. um 99 1.0 8v

a embreagem tava agarrando.. ao invez de deslizar suave.

soltei o cabo e tirei fora do carro. Dei uma jateada por dentro dele e depois espirrei bastante corrosionX até sair do outro lado. é tipo um wd40 mas muito mais potente e alto poder de lubrificação.

reinstalei o cabo.. nem tive que tirar o pedal fora.. deu pra ajustar de boa com tudo no lugar.

a embreagem ficou uma manteiga haha
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por Gustwingo »

Eu comecei a me animar a tentar uma lubrificação, conforme indicação de vários do fórum. Mas deu preguiça de tentar e levei ao mecânico. Na avaliação dele, apenas escutando o ranger que faz ao pressionar o pedal, dá para concluir que o cabo está com arame partido, condenado mesmo. Vamos ver, amanhã vou deixar o carro lá para ele trocar e ver como fica.
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por Gustwingo »

Atualizando: o mecânico trocou o cabo, mas o rangido não mudou nada, o pedal não ficou mais leve, não percebi diferença nenhuma. Conforme havia combinado com ele, caso não desse certo, partiríamos depois para a troca do kit de embreagem, vou pagar mais 270 reais de MO adicionais aos 80 que paguei para trocar o cabo. Amanhã vou comprar um kit Valeo, na Altese da Penha, que está custando uns 278 reais e na segunda deixo o carro lá para a próxima fase. Segundo ele, agora fica bom!
SrMiau
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 05 Jul 2015, 12:06
Cidade: Macae
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por SrMiau »

Olha amigo.. eu n entendi bem..

vc reclamou de 2 problemas.. rangido e pedal subindo travando

do pedal.. É cabo.. isso é certo.

agora esse rangido é onde? Quando acontece?

Kit de embreagem quando ta ruim.. ou cola.. ou patina.

acho que vc vai trocar a toa

o twingao da minha mae deve ter pra mais de 300 mil km com o kit original ainda.. oleo do cambio limpinho e no nivel.. so o cabo que tava agarrando ao soltar como eu disse.. lubrifiquei e ficou uma manteiga
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por Gustwingo »

Sr.Miau,

Há esse risco mesmo, ou seja, posso gastar com a troca da embreagem e não resolver o problema do rangido. Mas acho que o seu carro, com 300 mil km e embreagem original, já é um caso de muita sorte, a minha embreagem já poderia ser trocada agora mesmo, além do rangido também sinto que ela está entrando com transição pouco suave, acredito que já seja o desgaste natural. Agora já comprei o kit, vou trocar e ver no que dá.
Obrigado pela ajuda, de qualquer forma! Quando for à Macaé de Twingo vou entrar em contato contigo para conhecer o seu carro e trocar umas ideias.
Sds!
SrMiau
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 05 Jul 2015, 12:06
Cidade: Macae
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por SrMiau »

Blz..

pra falar a verdade.. o carro é da minha mae.. o meu mesmo é um picasso mas vou te falar.. em materia de resistência esse twingao ta dando baile no meu hehe.

Minha mae nao se desfaz do carro por nada.. ta todo aos pedaços hehe cheio de remendo pra todo lado..

e esses dias o carro simplesmente parou devido a uma topada num buraco que arkou o sistema FPS anti incendio.

entao, como eu entendo razoavelmente de mecanica.. peguei pra dar uma geral nele.

troquei:

Filtro de ar e combustível
Correia dentada e tensor fixo
fluido de arrefecimento

chequei o sistema de alimentacao e ignição. . Tinha uma mangueira rachada dando ar falso. Troquei a mangueira.

o tubo de respiro do cambio tava jogado no protetor do carter.. reencaixei

a caixa do filtro de ar ta com o encaixe quebrado.. entao tava toda furada e presa com abraçadeiras de nylon.. o ar nem passava pelo filtro heh.. e sim pelo buracos.. tapei tudo e consegui voltar a função dela.

O tbi tava encracado de oleo e sujeira.. todo preto por dentro.. limpei e ficou um brinco.

os cabos de vela e as velas tao ok.. dentro do gap

vazava agua.. ou melhor.. uma borra marrom de ferrugem pelo radiador.. mandei fazer ficou novo.

limpei a caixa de expansão. Nem dava pra ver mais o que tinha dentro.. . Nossa ficou quase nova.

o escape na parte do meio tava solta sem coxim.. adaptei um ali por enquanto.

O carro ja ficou outro. . Bem confiavel.. motor redondo ronronando q nem um gatinho hehe

Remendei a caixa de luz do teto e voltei a função de luz dela e de trava de portas.

agora to vendo a parte de funilaria. . Discos freio e fluido.. barras axias e tal

o carro virou um projeto pra mim.

sem falar no velocimetro q n funcionava.. dai a desconfiança que o carro tem pra mais de 300 mil kms pois é usado todo dia. Ja consertei..

tambem falta consertar o telecomando da chave

talvez eu crie um topico mostrando toda jornada
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por Gustwingo »

Faça isso sim, se puder botar fotos com as dicas fica ainda melhor! Você já está com muito o que ensinar sobre o Twingo, divida esse conhecimento conosco!
Abraço !
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Cabo Embreagem...

Mensagem por Gustwingo »

Voltei hoje da oficina com o carro já com a embreagem nova. Ficou perfeito, acabou totalmente o rangido e a passagem de marchas está muito suave, melhorou mesmo. Enfim, não era questão de cabo, era a embreagem excessivamente gasta mesmo.
Responder