Velocidade da ventoinha

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Velocidade da ventoinha

Mensagem por roger »

Olá, pessoal, tô com um problema no TW... Minha ventoinha só arma no segundo estágio da velocidade. Já troquei o sensor de temperatura, a resistência e nada do primeiro estágio... alguém faz idéia do que seja? OBRIGADO.

PS: Quando ligo o ar ela arma no segundo estágio direto. Os fios do pressostato estão todos cortados ( os 4). Alguém fez gambiarra e não estou descobrindo! :cry:
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por TECHNO2004 »

Se o teu tem ar-condicionado, só vai ligar no 2º estágio, mesmo.

Também estranhei, quando adquiri o meu, mas quando vi os relatos dos outros donos que tem ar-condicionado, vi que é assim mesmo. ;)
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por roger »

Obrigado,tecno. Não sei se é o modo mais correto, mas... :|
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2107
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por Christian »

Quando ligo o ar condicionado, aciona a velocidade mais lenta (que seria o 1º estágio). Apenas quando atinge a temperatura acima de 90º C liga a 2ª velocidade (mais rápida).
Detalhe: Quando eu estaciono o carro e a ventoinha começa a funcionar, eu deixo o carro ligado até a ventoinha parar.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por TECHNO2004 »

O relato do Christian é o primeiro que vejo depondo que liga o 1º estágio.

Por favor, donos de Twingo com ar-condicionado, participem e dêem seus depoimentos!
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por roger »

É por isso que estranhei...Tecno, acho que o carro do Cristian está certo...liga o primeiro estágio, dependendo liga o segundo. Já que os fios do pressostato do meu TW (os 4) estão cortados, alguém "gambiarrou" e pelo que estou vendo vou ter que levar em algum eletricista "fera"...Aguardando outros posts para tirar dúvidas...Abraço a todos!
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por schneider80 »

no meu tw qndo liga o a.c. a ventoinha funciona na velocidade alta (2º estágio, acho).
Depois q instalei meu sinalizador de ventoinha ligada, consigo saber qndo está ligada ou não a ventoinha... agora, não sei se na velocidade baixa ou alta. Vou tentar ver e digo aqui... mas eu espero q ligue na velocidade baixa (1º estágio - 82°C).

Roger, vc tem falado em pressostato. Pressostato 'mede' pressão. Creio que você esteja se referindo ao termostato, q 'mede' a temperatura da água do radiador.
Na verdade nem um nem outro mede, eles simplesmente fecham um contato quando atingem um determinado valor (de pressão para o pressostato ou temperatura para o termostato).
O termostato do meu tw, com a.c., tem só três fios... e não quatro como o seu. O primeiro estágio é 82°C e o segundo 92°C.
Meu mecânico falou q o termostato do palio fire é igual ao do twingo, só q muda o conector... sendo necessário emendar fios. Se não me engano, na renotech tem o termostato original do twingo tbm, caso precise.
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por roger »

Obrigado pela força, Schneider. Espero que o seu arme a ventoinha corretamente. Não só o A/C, mas em uso normal tenho reparado que só está armando o 2º estágio, que dizer com a temperatura "lá em cima"! Dá para ouvir os " glub-glub" da água circulando e nada de armar! Estou então com 2 problemas; com o ar, só no 2º, direto; uso normal, só o 2º também, demorando muito. Se não for abusar da sua boa vontade dá para postar alguma foto do seu termostato? Acredito que não deve diferenciar muito um do outro. Vou tirar algumas fotos do meu e postá-las, talvez ajude a alguém...Aliás estou devendo a do carro também...
P.S. Outras informações: troquei o sensor de temperatura ( quando desconecto ele a ventoinha arma - sempre no 2º estágio); Troquei a resistência - estava jampeada ( só achei a do Palio); Motor D7F. Estou com outra dúvida (blow-by?), postarei em outro tópico. Obrigado novamente.
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por schneider80 »

roger,
hj vi a ventoinha funcionando... o problema é q com o motor ligado é meio difícil ter certeza se a ventoinha está na alta ou na baixa. Com o motor desligado, mas ignição ON, a ventoinha ficou COM CERTEZA na velocidade baixa.
Depois liguei o carro de novo e liguei o AC. Aparentemente a ventoinha funcionou na alta, mas não tenho certeza. Pra ter certeza só medindo a tensão no conector ou medindo a velocidade com um tacômetro ou então de duas pessoas... uma 'de olho' na ventoinha e outro ligando o AC dentro do carro.

Abaixo as fotos do termostato:

A original que estava no carro:
Imagem

A que está no carro, instalada pelo meu mecânico, original do palio (nota q as cores dos fios são diferentes):
Imagem


Onde fica esse sensor de temperatura q tu falou, q qndo tira liga no 2ºestágio?
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: Velocidade da ventoinha

Mensagem por roger »

Schneider, meu motor é diferente do seu...fui numa oficina de importados hoje e o mecânico me explicou que o bendito "pressostato", através da pressão que o AC exerce é que liga os estágios (dependendo sempre de como se comporta o AC). Instalaram um relê para armar direto quando ligo o ar.Não realizei o serviço pois tava cheio de carros e marquei para segunda-30/11. Se ficar bom pretendo postar o endereço do local (o que você acha?). Aliás, como sugestão poderíamos abrir um tópico só com endereços de lojas e oficinas- tanto na net como físico. Quem soubesse algum lugar ia disponibilizando nesse tópico. Já vi várias dicas esparçadas pelo fórum e se pudéssemos concentrá-las num só lugar ficaria bom...tô postando 5 fotos: as 2 primeiras são do sensor de temperatura (R$ 40,00-Rioparts) e as demais são do bendito "pressostato" com os fios cortados - fica embaixo do farol do lado do carona. Obrigado pela atenção. ;)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder