Vai respirar melhor

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
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mad_b
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

Olá.
Fiz alguns (~24) km com o carro hoje, em 2 trajetos 11 e 13; o bundamômetro indicou variação positiva de torque e o carro está um pouco mais solto, a subida de rotação parece menos amarrada do que nos ultimos dias. mesmo em baixas velocidades. E ontem estava um pouco mais frio do que hoje !
Acho que pegar o ar de trás do farol, versus pegar o ar de um ponto de concentração de pressão na frente do carro fez a sua diferença.

Eu diria que o carro ficou um pouco mais esperto. Se fosse o caso de por um inflow dentro de uma caixa isotérmica (plastico já ajuda bastante) e coletar o ar direto ali, no lugar do sistema original, deve contribuir mais um pouco para o desempenho.

O primeiro CAI que fiz tambem tinha esse comportamento, mas um pouquinho menos. Agora que fiz um serviço decente gostei do resultado. Me pareceu melhor.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
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mad_b
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

Quanto ao comportamento do carro, definitivamente está respondendo melhor. O ar agora tem menos atrito nos tubos, mas o principal é o CAI (Cold air Intake) na posição nova, compensando um pouco a queda de pressão no resto do sistema.

Concluí hoje, eliminando o cano rugoso "original", com uma curvatura suave:
Canos Superior.jpg
...e finalizando uma das bordas do CAI que agora possui uma superficie lisa e continua até o coletor.
Scoop0.jpg
Como estava antes o fluxo de ar estaria menos comportado diminuindo o efeito.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Rufis
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por Rufis »

Isso ai Mad_b,

Parabéns!!!

Na realidade o caminho longo percorrido com a mangueira original não é o problema!

E sim, o fato da mangueira não ser lisa por dentro e coletar uma quantidade menor de ar frio na sua posição original ao lado do farol.

No seu caso, o caminho percorrido pelo PVC da entrada de ar até a caixa do filtro é maior, porém, por dentro é liso e recebe uma quantidade de ar muito maior.

Agora uma dúvida, na sua Cidade ocorre algum tipo de alagamento? Pois, aguá da chuva se estiver em baixa velocidade, não vai ter força pra subir a tubulação e chegar na caixa de ar. Mas se tiver em alta velocidade sim, pois o ar vai empurrar, e no caso de passar em um ponto que a aguá esteja no nível da entrada de ar?

Abraço.
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
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mad_b
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

Quanto à entrada de água, tem que tomar cuidado com altissimos niveis de água; aqui em Curitiba por onde eu costumo andar não enfrento alagamentos; Meu primeiro CAI que gerou alguma experiência para este, estava paralelo ao protetor de carter, *abaixo* do parachoque (uns 12cm acima do solo).

Raspou uma dúzia de vezes, e coletou sujeirada do caramba pra dentro do filtro, mas fora estes pequenos inconvenientes, resolvidos, agora está numa altura razoável.
Pensei em coletar ar da caixa de ventilação, mas após algumas observações em imagens de carros em geral em tunel de vento e simuladores de fluxo de ar, optei pelo local ali inclusive porque nao tinha muita outra opção que nao tivesse obstruções por elementos mecânicos. Eu queria era por do lado esquerdo, mas o direito apresentou mais simplicidade e fora o rasgo no parachoque nao precisei mexer em mais nada.

Agora, para causar calço hidráulico, teria que afundar o treco na água com o motor funcionando. Ali onde está o CAI agora é + - 20cm abaixo do ponto original, mas sendo +-30 acima do solo, pra entrar água ali já estaria pegando na porta e eu nao me meto em água deste tipo.

- Alguns ml de água em admissão em regime (chuva torrencial por exemplo) não devem causar problemas.
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Adaptando um InFlow

Mensagem por mad_b »

Adaptei um filtro esportivo e aproveitando reduzi o "excesso de cano" que ficou quando implementei o CAI.

http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... 567#p21567

Nao andei com o carro ainda.
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

Como prometi, qualquer grilo eu postava aqui. Então. Uma das seções do encanamento que coloquei acabou ficando proxima ao coletor de escape e sofreu uma deformação, restringindo um pouco o fluxo de ar. Removi e substituí por uma peça um pouco mais reforçada, e enrolada em material termoisolante. Agora vou acompanhar novamente pra ver se esta parte aguenta. O restante do sistema continua OK. Não cheguei a perceber mudança no comportamento, entretanto no meio de tantas variáveis (uma vela ruim, variações de clima, etc...) fica complicado.
PertoColetor.JPG
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por Christian »

Mad_b - Eu estive lendo os comentários e no seu comentário do dia 28/12/2011, percebi que na segunda foto onde aparece o parachoque tambem aparece um pneu totalmente careca. Não quero ser chato, e desculpe meu comentário mas não seria melhor gastar dinheiro na troca de pneu do que trocando canos de ar ?
Espero que você tenha trocado os pneus para sua própria segurança.
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

É ilusão da foto. Os graos de areia grudados no pneu fazem parecer que está mais gasto do que está.
Os pneus estão com cerca de 60% de banda. Vai alguns milhares de km até ser necessário trocar. :-)
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Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

Modifiquei a caixa de ar, estava muito relaxada :mrgreen: .
filtro-1.JPG
A seção do cano que passa próxima ao coletor de escape foi isolada termicamente para evitar deformidades, já ocorrido com a primeira abordagem.
filtro-2.JPG
Dentro está o Inflow.
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