Vai respirar melhor

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Evolution-VII
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2010, 12:28
Cidade: SP
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: Não Tenho
Localização: São Paulo

Re: Filtro de ar esportivo....

Mensagem por Evolution-VII »

Eu achei ali direto na T.B.I um local muito quente, sei lá.. não da para deixar ele mais baixo? Ou então fazer um defletor de calor no filtro.
Ali vai pegar MUITO ar quente.

É o caso de instalar um sensor de temperatura do ar no duto pós filtro e ver quantos graus está.

Outra coisa a se pensar é: o que é melhor? um SRI ou um CAI nesse motor?
"Por causa de uma mola, perdeu-se o pistão;
Por causa do pistão; perdeu-se o motor
Por causa do motor, perdeu-se a corrida;
Por causa da corrida, perdeu-se todo o campeonato"
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Filtro de ar esportivo....

Mensagem por SsioX »

Na verdade não esta beeeem direto na TBI, coloquei uma maguei e o dobrei apra frete até o filtro encontrar no radiador.

Realmente ele esta puxando o ar quente do radidor o que não é bom, mas eu estou pensando em fazer um defletor como vc disse, em plastico, mas eu não tenho plastico para trabalhar ali, talvez faça de aluminio, mas é dificil de fixar o aluminio.

O meu filtro é grande, bem grande, não imagino que ele caiba em baixo. Tenho um sensor de temperatura, vou tentar fixar ele junto da borracha do filtro e ver o resultado, já sei que esta puxando ar quente, mas quero ver a diferença do ar que entrar para o ar ambiente.
Evolution-VII escreveu:Outra coisa a se pensar é: o que é melhor? um SRI ou um CAI nesse motor?
Eu acho que um CAI (Cold Air Intake) em motor que não seja turbo não trás vantagens (se não der desvantagens), o correto seria achar uma lugar que coletase o ar frio mesmo. E outra, no Twingo vc teria que instalar ele encima do capo :lol:

Agora SRI eu nem sei oq é
Evolution-VII
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2010, 12:28
Cidade: SP
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: Não Tenho
Localização: São Paulo

Re: Filtro de ar esportivo....

Mensagem por Evolution-VII »

SsioX,
Conheço um cara que fez um defletor de calor bem básico gastando MUITO pouco. Era em um Ford Ka.
O que dificulta projetos no Twingo é o espaço no cofre, mas sempre existe alguma solução.

Explicação sobre o SRI (Short Ram Intake):
http://en.wikipedia.org/wiki/Short_ram_air_intake

Se os amigos quiserem, posso traduzir o texto mais tarde.
"Por causa de uma mola, perdeu-se o pistão;
Por causa do pistão; perdeu-se o motor
Por causa do motor, perdeu-se a corrida;
Por causa da corrida, perdeu-se todo o campeonato"
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Filtro de ar esportivo....

Mensagem por SsioX »

Rsrsrs, na verdade era bem isso que eu estava projentando, no caso do twingo acho que esse SRI seria o mais correto.
Twingueira Initiale
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Jan 2011, 20:13
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde Escuro

Re: Vai respirar melhor

Mensagem por Twingueira Initiale »

Ola pessoal, finalmente peguei o bichinho...tao bunitinho...elogios a parte, por favor, me respondam uma duvida: Reparei que a mangueira de ar(ela é meio de pano sabe) ta solta!!!!Não sei onde ela se encaixa, e eu to me preparando para a inspeção veicular, alguem pode me dizer onde é o encaixe dela e o que acontece se ela ficar solta????


Obrigada,


Naty
marciomalewschik
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Fev 2011, 12:59
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná

TWINGO TURBO

Mensagem por marciomalewschik »

ficaria show de bola em...

estou querendo colocar um filtro de ar esportivo, alguém usa? da alguma diferença?
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

Recentemente "descobri" um site australiano onde os caras foram fundo na questao de respiração do motor. http://www.autospeed.com.au. Dali concordei com os caras que o que contribui com o desempenho da admissão de ar é mais o caminho que o ar percorre até chegar na borboleta (depois tambem mas isso é outra historia) do que a &%#$ de filtro (ou mesmo nenhum!) que se usa. A diferença de restrição de ar entre usar o filtro original e SEM FILTRO por exemplo, chegou a muito, muito menos de 1% em uma das reportagens.
O que acontece, principalmente num carro como o twingo, é que pra por o filtro esportivo, acaba-se eliminando a caixa original, que tem ressonador, curvas, quinas, canos enrugados, longos... Daí o fregues acha que "o filtro melhorou pra caramba o desempenho". P. nenhuma. O que melhorou foi reduzir as restrições que o sistema original tinha. Veja por exemplo http://www.autospeed.com.au/cms/A_109217/article.html (os caras usam medições e testes práticos com instrumentos sensíveis).
O uso de um filtro como os HPF ajuda a manutenção e quem vai se dispor a fazer uma modificação de intake decente. :)

Então que tal botar a mão na massa. Monte a ferramenta do link http://www.autospeed.com/cms/A_107825/article.html e experimente. Daí descobrir por exemplo, quanta queda de pressão atmosférica tem entre a TB e a caixa do filtro original, daí entre a entrada do filtro de ar e a boca da mangueira ali perto do farol, daí logo a frente do carro, ou onde se deseja colocar um captador (snorkel) de ar, como por exemplo a idéia de usar a caixa de entrada do ar da cabine.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Vai respirar melhor

Mensagem por gilii »

Gosto muito desse site Australiano - tem dicas e artigos ótimos...
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Vai respirar melhor

Mensagem por mad_b »

Resolvi por a mao na massa hoje a tarde e fiz um "scoop" pro carro. Comprei um redutor 75x50, 2 curvas grandes de 90 graus e aproveitei 1m de cano 50mm de esgoto que tinha jogado ali. Algumas braçaceiras, um pedaço de metal, um toco de madeira, lixadeira, microretifica, algumas ferramentazinhas extras e o resultado:
Scoop1.jpg
Antes de pintar, dá pra ter noção melhor:
Scoop2.jpg
O encanamento foi escolhido assim para ter curvas suaves e o pvc por ser liso.
Scoop3.jpg
Experimentei um spray cromado para tentar prover um pouco de isolamento de radiação térmico... Na realidade eu tava com pouca tinta preta que usei no redutor... huahuahua
Scoop4.jpg
Eu pretendia abrir um buraco no ressonador do filtro de ar, em soma à tomada original, mas para o momento resolvi experimentar o carro usando apenas a tomada de ar original (e já tá tarde e amanhã tenho que trabalhar...):
Scoop5.jpg
Bom, eu acho que vai ter uma melhora marginal, ali onde instalei a tomada nova de ar deve fazer uma pressaozinha extra. O ideal é colocar em paralelo com o original, é o que pretendo mais pra frente. A idéia é abrir um buraco no ressonador, assim o ar vai entrar nos 2 lados do centro do filtro, deve respirar mais. No momento nao pretendo usar um filtro esportivo.

:-)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: Vai respirar melhor

Mensagem por Rufis »

Mad_b,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa!!!

Não sei se já deu pra testar e verificar se teve alguma melhora considerável.

Mas assim que tiver uma resposta, posta aqui pra gente.

Abraço.
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
Responder