Vai respirar melhor

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Filtro de ar esportivo

Mensagem por mad_b »

Pessoal, como no twingo o ar dá 1500 voltas até chegar na TB, será que colocar um filtro (Racechrome?) esportivo com captação de ar frio é claro, melhoraria um pouco o desempenho? E os filtros que tem por aí, filtram mesmo ou corro o risco de admitir areia ou outra coisa por filtragem precária :shock: . Valeu...
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: Filtro de ar esportivo

Mensagem por Rufis »

Olá mad_b;

Também estavá vendo na net a respeito do filtro de ar esportivo, e em todos lugares as respostas são as mesmas. falam que aumenta até 5cv em alguns casos.

Ai fui verificar como seria o encaxe do filtro no twingo, e notei que o filtro fica atras do motor, só que não consegui ver da onde ele puxar ar para o motor, já que aquela tampa que tira pra trocar o filtro é oca e não tem nenhuma entrada de ar, e a mangueira tipo de pano que tem do lado da bateria que aparentemente seria para puxar ar, está solta.

Alguém ai pode me tirar essa dúvida???

abraço.
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Filtro de ar esportivo

Mensagem por mad_b »

Esta mangueira "de pano" que você fala, do lado da bateria, precisamente é a que puxa ar frio do bocal ao lado do farol, e conduz o ar à entrada do filtro original, cuja entrada está ao lado da "curva" de "borracha" que pega o ar do filtro e leva ao corpo TB. Seu carro deve estar puxando ar quente do compartimento do motor, se como você diz, está solta. O ganho de 5CV se dá em carros com uns 150 CV. A melhora de fluxo de ar em carros se dá na faixa de 2 a 4% nos melhores casos. Em propagandas da K&N os ganhos de 25 a 35 CV são em BMWs de mais de 250CV de potência. Ainda assim é meio otimista, pois este ganho é um pico em uma rotação específica. Eu creio que o fluxo de ar no caso do meu twingo melhore, porque o ar no sistema original caminha dentro de tubulações mais ou menos 1 metro até chegar na TB... Aliás, esta mangueira de ar "de pano" quase tudo que é Twingo do tipo do meu que eu vi ela está rasgada e/ou solta (o meu inclusive). Adaptei uma daquelas mangueiras de papelão aluminizado (normalmente usadas para conduzir ar quente para as válvulas thermac de carros antigos como o santana a álcool 85). Fiz esta substituição há alguns meses, a mangueira tem o interior um pouco rugoso, mas não muito, e o exterior aluminizado ajuda a limitar o calor que ela capta do cofre do motor. Ela é relativamente rígida e extensível, como chaminé de aquecedor a gás. Ela não tem amassados nem deformações e tem o diametro interno igual à original, coloquei e ficou muito bom. Minha pergunta se deve ao fato de eu acreditar que se colocar um filtro a uns 30cm da boca do TB, com uma carenagem termoisolante (aluminizada) e um condutor de ar frio do exterior, como o do kit da K&N par o Twingo (só procurar no site da K&N) possa melhorar o desempenho um pouco, devido ao fato do sistema original ter kilometros de mangueiras e curvas. ;)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Filtro de ar esportivo

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, estou com problemas naquela peça de plástico onde tem o filtro de ar, pois mandei regular e fazer uma limpeza e os caras da oficina quebraram os encaixes. Esta peça esta meio solta, mas como é antes da tbi, não surtei. Quanto a tomada de ar frio, chamada cai (cold air intake), meu twingo ja veio com uma tubulação metalica, como o amigo falou anteriormente, mas notei que onde ela encaixa no filtro, esta solta. Como o lugar é de dificil acesso e tem muita parafernália eletrica ligada lá, estou reunindo coragem e paciencia pra mexer no lugar e resolver de uma vez por todas a bagunça. Olhando por cima, fica dificil entender o caminho que o ar faz pra passar no filtro e na tbi, mas desmanchando deve ficar mais facil. Quando finalmente fizer, coloco um tutorial aqui.

Abraços
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Filtro de ar esportivo

Mensagem por mad_b »

O meu (peguei ele assim já) tem apenas um dos grampos segurando a tampa do filtro no lugar. O outro lado tem um parafuso no plástico. Coisas típicas de zé-arruela mexendo no carro.

Resumindo, o ar chega no filtro atrás do motor por baixo, entre a bateria e o motor. E volta filtrado por cima, com uma curva de borracha de cerca de 30cm, com o respiro do óleo por baixo, pouco antes da TB.

Na entrada do filtro tem uma espécie de flange de borracha, a mangueira que capta ar pro filtro é apenas encaixada ali. Entretanto passei algumas voltas de fita de alumínio adesiva para fixar.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Mensagem por edgar_rs »

Respondido via MSN...

Trabalho do cão meu amigo... não recomendo. Acho que só aquele esquema que tu me mandou no youtbe...
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
CrackBoy
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
Cidade: Petropolis
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 16V
Cor: Chumbo

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Mensagem por CrackBoy »

Poxa ED, fico extremamente triste por isso... como sabe, gosto sempre de dar uns ~overclocks~ nos meus carros, e esse pelo visto vai ficar original =(

Tou pensando em trazer um K&N mesmo para substituir na Air Box original do carro e largar de mao...

Abracos!
Avatar do usuário
xaolin
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 31 Jul 2009, 16:50
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vinho

Re: Filtro de ar esportivo

Mensagem por xaolin »

bah se o que tu diz é verdade entao fiz besteira...
a ventilacao interna do meu twingo ñ ta funcionando e tb ñ corri atras para consertar devido aos 40°C daki..
pensei que aquela mangueira "DE PANO" captava ar para dentro do carro e q no meu caso estava de bobeira alí..

alguem tem como confirmar isso?
vlw
CrackBoy
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
Cidade: Petropolis
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 16V
Cor: Chumbo

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Mensagem por CrackBoy »

Edgard,

Vou procurar pra tí alguem que venda aquilo lá... relaxe...

Quanto a filtro esportivo, definitivamente esse motor nao colabora com "overclock" de forma alguma. Até para pegar sinal de tachometro eu nao consigo chegar no diabo da injeção que é malocada atras da caixa de ar do motor... RAIVA!

Ou seja, quer usar filtro esportivo, é comprar um K&N replacement in box para motor D4F no Ebay da Inglaterra e puxar um cold air intake com tubo de piscina como eu mesmo fiz.

Abraços!
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Mensagem por edgar_rs »

Ou achar alguma peça que substitua a tampa plástica e modifique toda a admissão de ar, como nos K4M que vc mandou naquela figura (que não acho mais... :x ).

Problema é: existe pro D4F???
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Responder