VENTOINHA RADIADOR

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Carlos Cunha
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Out 2009, 16:09
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro

VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por Carlos Cunha »

Já levei meu Twingo a alguns eletricistas para descobrir porque a ventoinha do radiador está ligando direto e sempre a resposta é que precisam de um manual para mexer na parte elétrica pois a mecânica é complexa e de um carro importado. Alguém pode me ajudar ou fazer alguma sugestão ?
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por schneider80 »

teu twingo tem AC? q ano q ele é?
no meu, qndo liga o AC a ventoinha liga direto.
Carlos Cunha
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Out 2009, 16:09
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por Carlos Cunha »

Amigo. Meu Twingo é 1.2, 8 válvulas, ano 1999, cor verde. Ele tem ar condicionado sim mas mesmo com o ar desligado quando eu ligo a ventoinha roda direto. Me falaram que não é o sensor de temperatura. Se puder me ajudar agradeço. Por acaso você sabe aonde eu posso conseguir um manual da parte mecânica e elétrica do Twingo ?
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por schneider80 »

Manual, neste tópico:
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... ?f=37&t=16

Se tu desconectar o conector que vem do sensor de temperatura d'água/termostato/cebolão, a ventoinha pára, certo??
jcjunior
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:27
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metalica

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por jcjunior »

CARLOS! BOM DIA!!!! A FUNÇÃO DA VENTOINHA É FORÇAR A REFRIGERAÇÃO DA AGUA ! PARTINDO DISSO ENTENDEMOS QUE ELA SÓ DEVERIA LIGAR QUANDO A TEMPERATURA DA AGUA ATINGIR UMA DETERMINADA TEMPERATURA....SE ELA ESTA LIGADA DIRETO....PODE SER QUE O SENSOR OU CEBOLÃO ESTA EM CURTO...OU SEJA....ELE ESTA PERMANENTEMENTE LIGADO....O IDEAL SERA TROCAR O CEBOLÃO...ELE FICA LÁ EMBAIXO DO RADIADOR....DO LADO ESQUERDO DE QUEM OLHA PARA O CARRO DE FRENTE...E PARA ESSE TIPO DE COISA NÃO É NECESSARIO MANUAL POR SE TRATAR DE CARRO IMPORTADO, POIS O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO É IGUAL PARA TODOS CARROS DESSE PLANETA VARIANDO ALGUMAS COISAS FISICAS SOMENTE, ACHO QUE VC DEVERIA TROCAR DE MECANICO.. bOA SORTE!

jUNIOR :lol:
jcjunior
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:27
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metalica

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por jcjunior »

Voltando a falar do assunto acima:

Este cebolão funciona assim.....quando a agua atinge uma temperatura X, uma vez que ele fica voltado com sua parte sensora na agua, o material de que ele é construido passa a conduzir corrente eletrica, acionando assim a ventoinha...

Troque o mais rapido que vc puder...uma vez que da mesma maneira que ele ficou em curto poderia ficar aberto sempre.....e sua ventoinha nao iria armar !!! ferrando assim motor....e uma DICA valiosa.....compre um limpa contatos...e limpe todos os plugs que são ligados ao radiador....e verificando cada contato...

Abraços

Junior
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por schneider80 »

é, na verdade o 'cebolão' é um termostato... ao chegar a determinada temperatura ele fecha um contato.
Já testei em bancada um deles, com um soprador térmico... dá pra escutar o 'clic' ao fechar os contatos.
No termostato do meu tw são dois contatos, um para velocidade baixa e outro velocidade alta da ventoinha.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2107
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por Christian »

No meu não funcionava na baixa rotação. Troquei a resistencia que fica embutida no radiador pois estava quebrada e o problema foi resolvido.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por schneider80 »

pra testar se a ventoinha liga em baixa e alta, é só desconectar o cabo do termostato e no conector fazer um 'jumper'. Pode ser com um clips de papel mesmo ou um fio'zinho' pequeno.
O fio amarelo é o comum, aí um laranja é uma velocidade e o outro laranja a outra.
Com isso, vc testa tanto a ventoinha quanto a resistência.

Imagem
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

VENTOINHA RADIADOR

Mensagem por roger »

Olá, schneider80. Meu TW demora a armar o ventilador e conversando com meu mecãnico fui informado que só estava armando na segunda velocidade. Ainda não fiz o teste que postou, mas ele falou da tal "resistência" que fica no radiador. Pergunta: ela "saca " fora ou o conserto é feito no lugar? Seoutros companheiros puderem ajudar, agradeço. Abraço.
Responder