Troca da correia do compressor do ar

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Avatar do usuário
Pedro Jotha
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 21:31
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Cinza alimonado

Troca da correia do compressor do ar

Mensagem por Pedro Jotha »

Olá, pessoal,

Peguei recentemente um Twingo 2000/2001 que estava sem a correia que liga o motor ao compressor do ar condicionado.

Disseram-me que a correia apropriada seria a 5PK 910. Encontrei ela, comprei e trouxe pra casa, mas não consegui instalar. Ela encaixa no motor e no compressor, mas não passa pelo tensor, mesmo com ele folgado ao máximo. O que será que eu estou fazendo de errado? O processo exige que eu folgue alguma outra coisa além do tensor? O compressor também se move pra a troca da correia? Ou será que eu comprei a correia errada? Dei uma olhada na lista deste link, e, pelo que eu entendi, a correia é essa mesma, ou eu interpretei errado, e quem me passou a informação também?

Grato desde já pelas respostas.

[]'s
Twingo 1.0 D7D 8v 2000/2001
Avatar do usuário
Pedro Jotha
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 21:31
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Cinza alimonado

Re: Troca da correia do compressor do ar

Mensagem por Pedro Jotha »

EDISON escreveu:A correia do compressor de ar para este modelo é a 3PK738 (Gates) ou 3PK736 ou 3PK740 conforme o fabricante
Amigo, obrigado pela resposta, mas pelo que eu entendi sobre correias, o primeiro número (5PK, 3PK, etc) está relacionado às ranhuras verticais da polia, no caso as 5PK teriam 5 elevações, encaixando em 5 ranhuras, e as 3PK apenas 3, como na imagem abaixo:

Imagem

A correia que eu comprei é 5PK e encaixa perfeitamente na polia, então acredito que seja a correia correta e eu esteja tentando instalar da maneira errada. Ou se não for a correta, imagino que a apropriada seja alguma outra 5PK, salvo algum enorme equívoco de minha parte.

[]'s
Twingo 1.0 D7D 8v 2000/2001
Responder