Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, dei uma olhada nos tópicos que já foram postos sobre o assunto e falam que é necessário tirar o painel inteiro para acessar o tal do fusível térmico. Alguém já achou uma solução mais fácil para consertar sem retirar o painel? Pelo que eu vi, dá um trabalho do cão! Olhando embaixo do painel, atrás de onde seria o porta-luvas (meu carro tem ar condicionado), vi que o motor do ventilador esta preso por arames, provavelmente uma gambiarra do antigo dono. Alguém já retirou esta motor? Aparentemente a carenagem plástica dele esta quebrada, e quando ando em ruas esburacadas tem um barulho de batida ali. Falaram que o do Gol quadrado serve, alguém já trocou? Aguardo qualquer ajuda.

Abçs.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por mad_b »

Voce pode afastar o lado direito do painel um pouco, afrouxando a parafusada toda do lado direito e do meio (incluindo alguns do painel de ventilação). isto é suficiente para acessar, remover e recolocar a peça em questão. É trabalhoso mas não é complicado. E sim, para acessar o componente tem que afastar o painel.
Eu fiz um conserto que em geral não é recomendado, jump do fusível e adaptei um fusível simples fora. Eu imagino que sem o fusivel térmico se o motor travar em uma das posicoes 1-3 o resistor que controla a corrente em cada caso poderia aquecer e até soltar fumaça. Por isso existe o fusivel térmico. entretanto este componente deveria ser rearmável. Nao sei se o original é assim e chegou ao fim de sua vida útil ou se é tipo queimou foi pro saco daí tem que abrir e trocar, e resolver o problema que causou a queima (motor travado por ex).

Já o motor é encaixado com um giro e engate plástico (trava em cunha). Voce consegue tirar e colocar ele por baixo do painel. Quando voce perceber o jeito certo vai notar que é muito simples. Não precisa sequer de ferramentas. Uma vez removido voce pode levar ele na loja/desmanche pra achar um outro. Ou se o fio nao soltar por engate (nao lembro agora) vai com o carro e deixa o motor ali "pendurado" debaixo do painel pra comparar.

Se for igual ao meu é o do esquema (4):
motorVent.jpg
Senão, vai ser o outro:
motorVent-2.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por leao.ez »

Valeu mad_b, nada como falar com quem entende, e obrigado pelos diagramas. Vou dar uma olhada no final de semana, pra ver se consigo resolver.

Abçs
Avatar do usuário
grenteski
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 43
Registrado em: 21 Nov 2012, 09:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: Não Tenho
Localização: Curitiba/PR
Contato:

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por grenteski »

mad_b escreveu:Voce pode afastar o lado direito do painel um pouco, afrouxando a parafusada toda do lado direito e do meio (incluindo alguns do painel de ventilação). isto é suficiente para acessar, remover e recolocar a peça em questão. É trabalhoso mas não é complicado. E sim, para acessar o componente tem que afastar o painel.
Eu fiz um conserto que em geral não é recomendado, jump do fusível e adaptei um fusível simples fora. Eu imagino que sem o fusivel térmico se o motor travar em uma das posicoes 1-3 o resistor que controla a corrente em cada caso poderia aquecer e até soltar fumaça. Por isso existe o fusivel térmico. entretanto este componente deveria ser rearmável. Nao sei se o original é assim e chegou ao fim de sua vida útil ou se é tipo queimou foi pro saco daí tem que abrir e trocar, e resolver o problema que causou a queima (motor travado por ex).

Já o motor é encaixado com um giro e engate plástico (trava em cunha). Voce consegue tirar e colocar ele por baixo do painel. Quando voce perceber o jeito certo vai notar que é muito simples. Não precisa sequer de ferramentas. Uma vez removido voce pode levar ele na loja/desmanche pra achar um outro. Ou se o fio nao soltar por engate (nao lembro agora) vai com o carro e deixa o motor ali "pendurado" debaixo do painel pra comparar.

Se for igual ao meu é o do esquema (4):
motorVent.jpg
Senão, vai ser o outro:
motorVent-2.jpg

mad_b,
Qual a fonte destes diagramas todos amigo?
Qual sua ideia sobre compartilhamento? hehehe

Abraço e obrigado pela disposição...
Atuais: 01'Twingo + 13' Renault Megane GT
Ex : 15'Sandero + 00'Twingo + 11'MeganeGT + 07'Clio + 01'Gol3 + 99'106 + 04'206 + 74'PumaGTE + 95'Omega + 01'Corsa + 98'Gol
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por mad_b »

Os diagramas estão em um PDF aqui do clube ;-)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por leao.ez »

mad_b, onde você encontra estes gráficos dos esquemas mecânicos e elétricos do Twingo aqui no fórum? Tentei achar e não encontrei, me dá uma dica.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por leao.ez »

Aproveitando, estou precisando do esquema dos coxins do motor do Twingo 1.0 98/98.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por mad_b »

Me manda uma msg privada com teu email para eu enviar o arquivo, nao to achando ele aqui no forum tambem e nao lembro mais se de repente baixei de outro lugar... :)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
MODERADOR
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 07 Nov 2011, 15:55
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preta
Contato:

Re: Ventilação interna só funciona na velocidade 4

Mensagem por MODERADOR »

Pessoal os arquivos estão no SEÇÃO UTILIDADES
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... =37&t=2134
Responder