Modificação para controlar a entrada de ar externa

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por lucaverna »

Boa noite amigos, a muitos meses atras eu comentei que meu carro tinha um botão embaixo do painel que abria ou fechava a entrada de ar, e alguém me pediu se eu podia passar o sistema, pois queria fazer igual no seu carro.

Pois bem, esse final de semana eu desmontei o painel para tentar resolver um problema do carro e pude dar uma olhada na gambiarra.

Imagem

Esse motor é o que abre e fecha a entrada de ar, os dois fios dele foram puxados até o interruptor sobre o painel. Até esse interruptor(de duas posições) foi puxado também a alimentação da bateria.

Imagem

A linha laranja é onde passa o fio que vem do motor seletor, e o fio vermelho é a alimentação da bateria. Quando se liga o interruptor para um dos lados é ligada alimentação e terra no motor abrindo a entrada de ar, ao colocar a chave na outra posição, é invertida a alimentação do motor, fazendo ele fechar a entrada de ar. O sistema é bem simples, o truque é ligar de forma correta o interruptor.

Imagem

Era isso, qualquer duvida fico a disposição.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por Christian »

Desculpe, mas não entendi para que serve....
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por EDISON »

Poxa me roubou a pergunta Christian ... :lol:
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por leao.ez »

Também não entendi a utilidade... rsrsrs
Avatar do usuário
grenteski
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 43
Registrado em: 21 Nov 2012, 09:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: Não Tenho
Localização: Curitiba/PR
Contato:

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por grenteski »

Galera,

Aparentemente ficou dito que ele sabia que era uma gambi que fazia a abertura de um sistema no carro.
Alguém parece ter pedido para ele registrar, pois precisaria/gostaria de fazer o mesmo em seu veículo.

E tá aí!
hehehe

A pergunta que fica pra mim é: consertou ou só abriu pra registrar e deixou como estava?

Abraço,
Alexandre
Atuais: 01'Twingo + 13' Renault Megane GT
Ex : 15'Sandero + 00'Twingo + 11'MeganeGT + 07'Clio + 01'Gol3 + 99'106 + 04'206 + 74'PumaGTE + 95'Omega + 01'Corsa + 98'Gol
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por mad_b »

Fui eu que pedi o esquema, pois o sistema original do twingo permite fechar a entrada de ar externa apenas quando se ativa o ar condicionado no modo "2".

Eu queria algo como nos demais carros do planeta, onde se pode fechar a ventilação externa sem acionar o ar condicionado :mrgreen:

Valeu lucaverna
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por lucaverna »

mad_b escreveu:Fui eu que pedi o esquema, pois o sistema original do twingo permite fechar a entrada de ar externa apenas quando se ativa o ar condicionado no modo "2".

Eu queria algo como nos demais carros do planeta, onde se pode fechar a ventilação externa sem acionar o ar condicionado :mrgreen:

Valeu lucaverna
é isso ai Mad_b... acho que eu devo ter me expressado mal. Fico a disposição se tiver alguma duvida... acho que vou ter de desmontar o painel outra vez, por que hoje a moça me reclamou que o painel ta cheio de barulhos e o ar não ta funcionando direito... hehehehe :mrgreen:

PS: Aproveitando a postagem, alguem ai tem, ou sabe onde eu acho, o esquema eletrico do ar condicionado?
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por mad_b »

Bom, nao entendi porque expressado mal, mas tudo bem.

Quis dizer que o que voce postou era exatamente o que eu queria :-)

Uma dica, compra um daqueles rolos de espuma adesiva (nao feltro de porta) acho que só a 3M que faz.
Daí enrole estrategicamente os fios e algumas partes plásticas que fiquem proximas ou em contato com outras quando abrir o painel novamente. Isto pode dar cabo dos ruídos.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por gilii »

No meu carro (desde a compra) eu escutava um motor ligado o tempo todo, e o som vinha de trás do painel.
Descobri que era o motor que atua na válvula abrindo ou fechando a entrada de ar externa, que estava com o suporte completamente quebrado.

Consegui reconstruir o suporte e fiz um batente que limita as duas posições - aberto e fechado e o sistema funcionou por alguns meses até que um certo dia desses descobrí que o sistema parou de funcionar - o comando que desliga o ar condicionado e abre ou fecha a tampa externa parou de funcionar, inclusive mesmo deixando o botão na posição desligado, sempre que ligo o ventilador o compressor do ar cond. Liga...

Estou neste momento com o painel de controle desmontado e descobrí que algumas trilhas da placa de controle estão queimadas desido à excesso de temperatura.

Ainda não descobri o porque disso, mas desconfio que o sistema original parou de funcionar provavelmente porque o sistema de abertura e fechamento da tampa, que é feito através de um simples motor com redução deveria ter alguma forma de controle de corrente por exemplo ou seja, quando o motor da tampa chega num extremo ele para e com isso a corrente aumenta e o sistema deveria talvez desligá-lo.

Desmontei toda a placa de controle que está atrás do painel de controle, e estou vendo o que posso fazer para recuperar o circuito danificado.

Por precaução talvez eu desligue o motor da tampa para este não forcar de novo o circuito até eu encontrar alguma solução ou alternativa para corrigir o problema.

Fabio Gilii
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Modificação para controlar a entrada de ar externa

Mensagem por lucaverna »

CACETA GILII... Voce praticamente descreveu o que ta acontecendo com o meu carro( o ar.cond liga JUNTO com a ventilação SEMPRE) Só que no meu caso o controle da abertura de ar é externo. mas eu já revisei esse comando e não achei nada de errado nele, vou olhar novamente! eu achava que era gambi do antigo dono!
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Responder