Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D7F .

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Avatar do usuário
NetoJVS
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Abr 2014, 09:51
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: São Paulo

Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D7F .

Mensagem por NetoJVS »

Bom dia a todos.

Comprei um Twingo a pouco tempo, com problema no cambio. Consegui um cambio correto( JB1-956,para o motor D7D), porem o cambio veio com defeito e o vendedor não esta assumindo a garantia...

Por isso estou comprando outro cambio, porem só estou achando o cambio para o motor D7F, que é o JB1-939 ou o cambio JB1 061 para o motor C3G...

Preciso saber as diferenças de relação de marchas e diferencial, porque essas informações não estão disponiveis no manual, para saber se posso usar este cambio sem fazer nenhum tipo de alteração nele, ou terei de procurar(mais ainda) um cambio JB1-956.

Obrigado
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por Christian »

Neto - O cambio do C3G não serve. O D7F é do Twingo Frances 1.2 e o D7D é o nosso 1.0 8V . A carcaça do cambio é igual , porém não sei se a relação de marchas é a mesma. O que eu tenho para o D7F
1ª 3.72/1
2ª 2.05/1
3ª 1.32/1
4ª 0,96/1
5ª 0.76/1
Ré 3.54/1
Diferencial 4.50/1
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
NetoJVS
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Abr 2014, 09:51
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: São Paulo

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por NetoJVS »

Ola,

A transmissão do C3G eu ja havia descartado, existem diferenças fisicas para fixação. Porem, fisicamente a diferença das transmissões do D7F e do D7D, são apenas os parafusos de montagem, para o D7D são parafusos tipo Torx, e para o D7F são parafusos sextavados comuns. Pelo que eu entendi, o D7F é 1.2 e o D7D é 1.0(no Brasil mesmo). Contando com isso e diferença de torque, deve haver uma diferença de +/- 25% na relação de diferencial, quanto a relação de marchas fica dificil prever sem a curva de torque dos motores.

Coloquei uma transmissão JB1 393 mesmo, a unica diferença que notei até agora, é que a quarta marcha ficou muito mais longa, e a quinta(a 80km/h) baixou bastante o giro.

Vou abrir a transmissão original(JB1 956) e fazer o conserto, pq nenhum mecanico se prontificou a isso. Ai eu volto ela para o carro.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por Christian »

Neto - Agora que o carro está OK, venha participar de nosso passeio no dia 18 em Santana de Parnaiba.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
Fuzaro01
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Mai 2015, 02:23
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde Mentos

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por Fuzaro01 »

Me desculpem em desenterrar o topico, mas gostaria de tirar umas duvidas, Neto vc ainda esta usando o cambio do 1.2 D7F ou voltou a usar o seu cambio do 1.0 D7D? o meu carro é um 1.0 8v D7D, ainda não verifiquei as rotações, mas acho que o carro grita muito a 110 km/h, gosto muito do carro e fico com dó de ter q coloca-lo em alguma rodovia pois acredito que force muito o motor e o cambio, dai a minha duvida seria se realmente vc verificou se as rotações diminuíram com o cambio D7F, pois fiquei interessado em colocar um cambio desse no meu twingo, e como faço a identificação nos cambios pra saber qual cambio é qual, onde fica as marcações, e se tem que adaptar algo ou se é só tirar um e colocar outro? etc...
Grato
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por Christian »

Fuzaro - Me desculpe, mas o problema do seu carro não deve ser cambio. O carro deve estar com outro problema de alimentação ou eletronico. Não vá atras do cambio antes de levar a uma oficina . Vai ser dinheiro jogado fora . Qualquer duvida, nosso próximo encontro será dia 28/06 la na Av. São Gualter alto de pinheiros (ao lado do Posto Shell.) Lá você poderá tirar suas duvidas conversando com os amigos Twingueiros.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
NetoJVS
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Abr 2014, 09:51
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: São Paulo

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por NetoJVS »

Fuzaro, o meu carro continua com o cambio do D7F. Não notei problemas quanto a rotação, não tive grandes experiências com com o carro com o cambio original, mas acredito que ele tenha ficado mais xoxo(sinto isto em aclives, principalmente comparando com um GM Celta que eu tenho). Nesse exato momento o Twingo esta como carro de uso da minha esposa, e desde a troca não apresentou nenhum problema relacionado ao câmbio.
A instalação é simples, o cambio é o mesmo JB1, o que mudam são as relações internas. Se o seu câmbio estiver bom, eu não aconselho a troca pois como trabalho em montadora, sei como a relação de transmissão é importante para o rendimento do carro.
Lhe aconselho a dar uma olhada no conjunto do escapamento e no filtro de ar, pois uma falsa entrada de ar pode gerar ruído no cofre do motor e isso pode lhe parecer com o motor urrando. O escapamento pode até estar integro, porem se como no meu carro ele foi fabricado sobre medida, pois eu não encontrei o modelo original para substituir, ele fica mais ruidoso mesmo. Não acredito que seja falava de injeção, pois o carro teria outros sintomas, como por exemplo não teria um bom rendimento ou consumo muito elevado.
Avatar do usuário
Fuzaro01
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Mai 2015, 02:23
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde Mentos

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por Fuzaro01 »

Agradeço as respostas, bom troquei hj os rolamentos dianteiros q estavam roncando bastante e ja deu uma melhorada, mas ainda sinto q o carro berra muito, e percebi tambem q tem rolamento de cambio roncando (rolamento interno, pois o do semi eixo ja troquei mes passado), deve ter sido na época q começou a vazar oleo do cambio, depois vou dar uma verifica pra ver se não tem nenhuma entrada falsa de ar entre o sistema de admição e de escape, o carro até anda bem, tem bastante força e bom desenvolvimento, e acho bem econômico, faz na media de 13 a 14 km/l na cidade, nunca cheguei pegar estrada com ele pois estava vazando água do radiador e ja arrumei hj também, sempre ando na cidade, mas tem um certo trecho que consigo dar esses 130 km/h pra testar e vou analisando pra ver se de ter trocado os rolamentos ja adiantou algo, pois gosto muito, mais muito mesmo do carro, pra ter ideia rodei essa semana com minha montana 2008 pois o twingo estava desmontado as manga de eixo e o radiador, e não via a hora da semana acabar para que eu pudesse montar logo o twingo e voltar a andar com ele kkkk e se eu resolver esse problema de parecer q o carro esta sempre em alto giro acaba meus problemas e poderei começar a viajar com ele, semana que vem irei instalar um contagiros pra verificar as rotações do motor, depois vou postando mais informações.
Grato
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por mbiane »

Fuzaro, eu sinto o mesmo problema que você. Tenho um 1.0 8v e pra mim ele "grita" demais acima dos 100km/h.
Já dirigi um 1.0 16v e a diferença foi nítida, aparentemente do jeito que o Neto comentou: 4a. marcha mais longa, e a quinta bem mais suave.
Obviamente uma marcha mais longa fará diferença no rendimento do motor, pois se não me engano o 8v são 58 cavalos e o 16v, 70 cavalos.
Mas gostaria de saber se depois de tudo isso que você fez, gerou alguma diferença. O câmbio do meu também está roncando um pouco o rolamento, mas só é perceptível em baixa velocidade.
Avatar do usuário
NetoJVS
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Abr 2014, 09:51
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: São Paulo

Re: Relação de marchas e diferencial para os motores D7D e D

Mensagem por NetoJVS »

Boa noite pessoal.

O carro esta rodando sem problemas, mas como eu disse, eu sinto o carro "xoxo", principalmente em subidas. mas o uso no dia a dia ele está normal. O único defeito é que a embreagem Mecarm qu eu coloquei não durou 6 meses. Consegui uma Valeo, agora e ele esta rodando com a minha esposa sem apresentar problema nenhum.
Responder