Filtro de ar D7D

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
cpacheco
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Jan 2018, 00:54
Cidade: Pindamonhangaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata

Filtro de ar D7D

Mensagem por cpacheco »

Saudações a todos. Acabei de chegar neste fórum e na comunidade Twingo. E estou com uma dúvida cuja resposta não encontrei pesquisando neste fórum ou mesmo em sites estrangeiros.

Eu acabei de adquirir um Twingo 2000/2001 D7D e o carro é ótimo. Mas enfim, ao "conversar" com ele pela primeira vez notei que a caixa do filtro de ar estava praticamente aberta. Felizmente rodei pouco com ele. Tenho qualificação na área automotiva pelo SENAI e sei o quão perigosa é a possibilidade de qualquer motor aspirar resíduos sólidos.

Meu problema surgiu ao tentar fechar aquela caixa do filtro de ar: É IMPOSSÍVEL com o filtro que está nele. Já entendi que ela fecha girando, mas passei duas horas tentando comprimí-la e rotacioná-la, e é impossível fazer a força necessária para pressionar as borrachas a ponto de as travas da caixa entrarem em seus encaixes. Eu tirei o conjunto todo do carro e com muita força consegui fechar a caixa com o filtro dentro. Mas ela não entra montada atrás do motor, pois não há espaço mesmo tirando os cabos de velas da bobina e a mangueira que vai para o servofreio.

BTW, o filtro é de uma marca chamada "filtram". Pensei na possibilidade de ele ser fora do padrão... Mas medindo-se o comprimento deu 180mm. Somente 5mm a mais que o OEM Renault. E a borracha de vedação dele não é tão dura a ponto de não ser comprimida. A caixa é original do carro, tem sinais de desgaste mas veda perfeitamente e todas as travas encaixam quando não está com o filtro dentro.

Senhores, eu estou fazendo algo errado? Como fecho essa maldita caixa de filtro de ar?
cpacheco
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Jan 2018, 00:54
Cidade: Pindamonhangaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata

Re: Filtro de ar D7D

Mensagem por cpacheco »

UPDATE: consegui fechar a caixa. Pesquisei em sites gringos a foto do filtro e descobri que o OEM é achatado na vedação, enquanto esse filtro nacional lixo é cônico. Peguei uma mini-retífica e desbastei 3mm em um dos lados. Fechou com pressão, o que me leva a crer que está bem vedado. Na primeira oportunidade vou comprar um filtro melhor.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Filtro de ar D7D

Mensagem por Christian »

Bem vindo ao clube e parabéns pela compra . Quanto ao filtro e outras peças , consulte http://www.lojarenotech.com.br/ . Eles tem loja em S.Jose dos Campos .
Tambem temos uma pagina no facebook (Twingo Clube)

Aproveite e venha participar de nossos encontros mensais em SP . Sempre anunciado aqui no forum ou pelo facebook .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
cpacheco
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 19 Jan 2018, 00:54
Cidade: Pindamonhangaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata

Re: Filtro de ar D7D

Mensagem por cpacheco »

Christian escreveu:Bem vindo ao clube e parabéns pela compra . Quanto ao filtro e outras peças , consulte http://www.lojarenotech.com.br/ . Eles tem loja em S.Jose dos Campos .
Tambem temos uma pagina no facebook (Twingo Clube)

Aproveite e venha participar de nossos encontros mensais em SP . Sempre anunciado aqui no forum ou pelo facebook .
Pretendo conhecê-los em breve, assim que meu twingo estiver mais bonito e apresentável. Muito obrigado pelas boas vindas e pelo convite.
Responder