Água do reservatório baixando rapidamente

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Cesar11
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Nov 2016, 17:35
Cidade: Dourados
Estado: Mato Grosso do Sul
Ano do Twingo: 1995

Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por Cesar11 »

Boa tarde amigos... Estou com um problema no meu Twingo ano 95 motor 55cv. Já levei na oficina, o mecânico disse que era uma mangueira que não dava aperto, trocou a mesma, fez vários outros testes e não encontrou nada de errado, mas o problema continua. Ele está baixando água do reservatório de forma absurda. Não tem nenhum vazamento aparente, não pinga no chão, não vaza pela tampa, o óleo está normal, nada que indique que a junta do cabeçote está queimada, mas a água desaparece. Hoje de manhã saí com ele, a água estava no nível máximo, andei somente uns 15 km, quando cheguei em casa já estava no mínimo. Está baixando muito rápido. Alguém poderia me ajudar? O que será que está acontecendo?
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por Oigres »

Cesar, se já foi feito teste de pressão de água, revisado todas as mangueira, revisado válvula termostática e bomba d'água, radiador de calor interno do carro, só pode ser pelo cilindro.

Um teste fácil de se notar é trocar as velas por novas, andar uma semana e olhar uma por uma.
A que tiver amarelada, mais para café, é por ali que entra a água.
Se tiver todas com uma cor puxando para cinza claro então não são pelos cilindros que está vazando.
Eu tive um problema quase parecido, porém ligava a luz de aquecimento no painel por alguns instantes e apagava. A água estava sumindo, como o do seu TW.
Troquei a válvula termostática e a bomba d'água.
A válvula não existia mais, era só a carcaça.
A bomba também só tinha uma palheta, não havia circulação.
Outro teste que podes fazer é parar o carro depois de um bom trecho, colocar a mão na parte de cima do radiador e comparar com a colocação da mão na parte de baixo do mesmo. Se a parte de cima estiver muito mais quente que a debaixo, então é a bomba d'água.
Boa sorte !
Editado pela última vez por Oigres em 20 Nov 2016, 18:29, em um total de 1 vez.
DO IT YOURSELF
Cesar11
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Nov 2016, 17:35
Cidade: Dourados
Estado: Mato Grosso do Sul
Ano do Twingo: 1995

Re: Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por Cesar11 »

Obrigado amigo. Vou fazer os testes até encontrar e solucionar o problema. Valeu!
cirojunior
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Abr 2010, 10:07
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo

Re: Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por cirojunior »

anule o radiador de ar quente colocando tampoes na saida da bomba agua e teste....quando tem vazamento no radiador de ar quente, nao vaza para dentro do carro...fica no compartimento do painel e vc só percebe quando tira o painel fora....
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por EDISON »

A tampa do seu deposito é a original? Pergunto pois ela tem uma pressão específica e o vapor pode estar saindo por ali.
elton
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Mar 2012, 04:52
Cidade: santos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V

Re: Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por elton »

boa tarde o meu carro baixa agua tambem, antes de fazer o teste de pressao quero testar a tampa, aonde posso conseguir uma original ? ou pelo menos similar o meu é um c3g com aqueles reservatorios mais largos que sao impossiveis de achar.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por Christian »

Veja na Renotech ou RR Parts
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
MariliaV
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Jan 2016, 13:49
Cidade: Porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1997
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vermelho

Re: Água do reservatório baixando rapidamente

Mensagem por MariliaV »

alguém, sabe onde comprar o reservatório de água do radiador do twingo 96/97 ? não estou encontrando nem na internet na RR inclusive está indisponível.
acredito que por estar num local muito peculiar do cofre seja bem difícil adaptar algum outro reservatório, mas se alguém tiver alguma experiencia por favor avisem.
Responder