Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por Gustwingo »

Ótimo relato, pode ajudar muito quem estiver passando pelos mesmos sintomas!!
douglasbonin
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Out 2014, 09:42
Cidade: nova esperanca do sudoeste
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: preto

Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por douglasbonin »

fuzaro001 escreveu:Bom no meu carro fiquei com esse problema durante muito tempo e ninguem acahva o problema, na primeira vez que apresentou esse defeito eu retirei o sensor de rotação limpei e pronto resolveu por um mes, depois voltou a acontecer de falhar apos a partida e repeti o processo anterior, mas dessa vez não adiantou nada, dai comprei outro sensor e ficou a mesma coisa, dai a um tempo atras meu twingo começou a dar falta de combustível e aumentou o consumo e o carro não andava direito, ficava amarrado, dai passei o scanner e acusou a sonda lambda, lembrando que a mesma fazia 18 meses que havia sido trocada, só que a usada no meu twingo é de 3 fios, dai no caso o aterramento é diretamente na carcaça, então peguei uma sonda de corola de 4 fios e coloquei no lugar e liguei o negativo direto na bateria ja q o de 3 fios não tem negativo o pois o mesmo é feito diretamente na carcaça da sonda, e pronto resolvi o problema, o carro voltou a andar normalmente, voltou a ser econômico e esta andando muito, e as malditas falhas apos a partida pararam.

Resumindo a conclusão que cheguei, a sonda de 3 fios não tem fio especifico para o negativo pois o mesmo é aterrado direto no corpo metálico da sonda, já a sonda de 4 fios o quarto fio é especifico para o negativo, pois com o avançar da tecnologia foi descoberto que com o tempo o corpo metálico da sonda conforme é conectado diretamente no escapamento e sofre variações térmicas extremas, o corpo metálico enferruja e perde contato, fazendo a injeção eletrônica do carro trabalhar sem referencia e não corrigindo a alimentação do veiculo, ja na sonda de 4 fios isso não ocorre pois a sonda não é aterrada por causa do quarto fio que é especifico, e a sonda lambda pode ser usada qualquer uma de qualquer carro desde que seja de qualidade e de quatro fios pois os mesmo são 2 para a resistência interna da sonda (aquecimento) 1 fio é do sinal do modulo e o quarto fio é o negativo, como nos TW se usa sonda de tres fios basta fazer a ligação correta e usar a de 4 fios que sana o problema, e referente a pressão da bomba de combustível o Tw de 4 bicos trabalha com pressão de 2,7 a 2,8 bar em marcha lenta e 3,0 a 3,2 bar com motor em aceleração.

pinagem da sonda
2 fios brancos (resistência interna da sonda, não tem polaridade)
1 fio preto (sinal do modulo de injeção)
1 fio cinza (negativo de preferencia direto da bateria para não ter nenhum tipo de variação na leitura da sonda, pois a mesma é altamente sensível)
No chicote do tw são tres fios de cores diferentes, tem dois fios de uma cor e um de outra cor, sendo os dois de mesma cor ligados nos fios brancos e o outro de uma cor só no fio preto dai sobra o fio cinza da sonda que liga direto na bateria


bom é isso ai, me desculpem pelo longo texto descrito acima, mas quis tentar explicar ao máximo pra ficar claro o que ocorreu e como solucionei o problema do meu carro

qualquer duvida estou a dispocição

Muito grato amigo,
eu já tentei de tudo praticamente, somente esta alternativa ainda não cheguei pensar, muito boa colaboração, e bem detalhada, vou fazer isto e depois vou postar os resultados.
vtfarah
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Mar 2010, 15:56
Cidade: Niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por vtfarah »

Algum resultado Dolguas?
douglasbonin
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Out 2014, 09:42
Cidade: nova esperanca do sudoeste
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: preto

Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por douglasbonin »

Foi efetuado a troca da sonda lambda e feito o aterramento, e logo nas primeiras semanas o problema desapareceu, porém algumas vezes ele aparece, mas agora está menos intenso, ao acelerar o carro já responde mais rápido, diferente de antes quando ele se engasgava mais quando acelerava.

Porém agora quero checar se o catalisador interfere no funcionamento, pois a um ano, ao tentar resolver este mesmo defeito, o catalisador foi removido no momento em que troquei todo escapamento. Porém naquele momento o carro não apresentou diferença nenhuma, mas vou recolocar se achar um catalisador bom e de preço acessível, principalmente para diminuir o ruído interno que ocorre quando a 100 km/h em rodovias.

Quanto ao consumo o carro parece que melhorou, está fazendo 1 km/l a mais. Agora faço de 17 a 18 km/l, antes era sempre 16 a 17 km/l, sempre encho o tanque e confiro e anoto, eu ando sempre 30% urbano, mas as rodovias daqui são cheias de ladeiras, então o consumo do Twingo é espetacular, e nesses 2 anos percebi que a manutenção dele é pouca, em excelente carro mesmo!! e meu bolso agradece :mrgreen: .

Logo se tiver alguma novidade sobre este defeito quero postar aqui para contribuir,
Um grande abraço!!
douglasbonin
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Out 2014, 09:42
Cidade: nova esperanca do sudoeste
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: preto

Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por douglasbonin »

Realmente o problema sumiu ao trocar a sonda lambda de 3 fios pela de 4 fios, interessante que não sumiu imediatamente, mas foi ficando imperceptível e agora parou de vez o problema, muito obrigado FUZARO001 pela valiosa dica, eu achava que nunca ia resolver isto.
Aproveitando aqui, quero deixar uma dica para o Twingo que está com motor barulhento: troquem os três coxins do motor, o carro vai ficar top, a ponto de não escutar o motor na rodovia.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por mad_b »

Já perguntei pvt uma msg, mas alguem sabe o modelo da sonda mais especificamente? :)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
fuzaro001
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Jan 2016, 20:55
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde Mentos
Localização: Zona Sul - SP

Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por fuzaro001 »

mad_b escreveu:Já perguntei pvt uma msg, mas alguem sabe o modelo da sonda mais especificamente? :)
Olá meu amigo, boa noite
Sobre a sonda, na época foi usada a de corola, mas não sei o ano/modelo específicamente, mas depois troquei ela por uma sonda Bosch universal, existem dois modelos de sonda 4 fios, a sonda antiga normal e a sonda mais nova conhecida como (planar), o Twingo usa a sonda normal, a planar também serve, mas deixa o carro mais beberrão, pq sua resistência interna é um pouco diferente e implica no correto funcionamento, outra coisa importante a ser feito também, é uma limpeza de bicos, independente se o mecânico falar que precisa ou não, pois as vezes o carro fica falhando e é bico sujo.
Twingo 99/00
Swap pro D7F
Com teto solar Skywindow
Direção Elétrica
Farol de Milha
Rodas Gisa 15
Faróis angel eyes e lanternas alteza
Projeto RS loading...
Avatar do usuário
pauloprado26
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 23:53
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: CINZA

Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza

Mensagem por pauloprado26 »

aposto no regulador de pressão
Responder