Conector de diagnostico

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
robertocs
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Fev 2012, 21:55
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por robertocs »

No meu caso, o ELM327 até conecta, mas não faz as leituras.
O máximo que consegui foi fazer a leitura de erros da central com um dos programas que baixei.
Usando o programa Torque do android, eu também consegui a conexão via Bluetooth, mas nenhuma leitura.
Mas o bom é que agora estão aparecendo mais interessados no assunto, assim as pesquisas ficam mais fáceis e as trocas de informações também.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por lucaverna »

Eu vejo da seguinte forma, se voce conseguiu ler alguma informação, então voce esta com algum problema no software da leitura e não no protocolo.... vamos ver se com o tempo não aparece um software apropriado, voce tentou usar um software especifico para os Renault?

Gilii, esse VAG-COm é para uso em VW e derivados(audi, seat...) Já ví videos no youtube de gente mexendo em gol ap com ele...ou seja, o cd não será util para você...

Estou bem ansioso para chegada do cabo.. mas duvido que ele apareça antes do mês que vem....
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por lucaverna »

Como disse a motivação para comprar o cabo foi mexer no twingo e na scenic do meu pai... antes de comprar o cabo eu fui atras de inforamções... até não achei muitas, mas achei um forum onde o o pessoal distribui softwares de diagnosticvo, e eu tinha guardado este link:

http://www.auto-epc.org/showthread.php?tid=2518
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por gilii »

Pois é - pode ser que o tal vag-com 409.1 funcione, pois ele lê no formato que meu programa diz que a central do Twingo usa...

Tô querendo arriscar a coisa
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por lucaverna »

FINALMENTE chegou o meu cabo, e como o gilli previu ele não conseguiu comunicar com o twingo... ele funcionou meia boca na scenic e não funcionou no meu uno 96, para minha supresa ele funcionou perfeitamente no uno 2001 do meu pai...

Eu ainda acho que se eu usar um programa especifico para Renault talvez funcione, poer que o cabo detecta que existe uma interface mas não se acerta com ela... pretendo postar mais informações assim que eu tiver um programa especifico para renault..

Imagem
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por mad_b »

lucaverna escreveu:
robertocs escreveu:No meu Twingo 1.0 16v 2001/2002 o ELM327 não funcionou.
Aproveito o tópico caso alguém tenha conseguido fazer a leitura, postar como fez.
Estranho, por que sue twingo já é mais novo... o risco mairo é de que não funcione com os mais antigos.... eu sigo aguardando a chegada do cabo!

Depois de revirar o carro de ponta cabeça encotrei o conector sobre o motor(se fosse uma cobra tinha me pegado umas 300 vezes). Estava escondido atras de uma tampinha....

ImagemImagemurl=http://imageshack.us/photo/my-images/21 ... 12107.jpg/]Imagem[/url]

Enquanto procurava encontrei um interruptor meio escondido em baixo do painel... parece coisa injambrada do antigo dono, descobir que abre e fecha a entrada de ar....

Imagem


Cara, se tu puder me dizer qual foi a ligação certinha que o antigo dono fez pra esse esquema da entrada de ar me fala, eu fico p da cara com a renault fazer o fechamento da entrada de ar só acionar junto com o ar condicionado ! Gostei do negócio se souber me dizer como foi feito agradeço daí posso fazer no meu também :)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por lucaverna »

Mad, como disse no outro topico este citcuito ta meio zoneado pelo jeito... eu vou dar uma geral sim nesse sitema, quando eu tiver noticias eu posto aqui, ams vai demorar para mim arrajar tempo para fazer isto..
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por gilii »

Experimentei uma interface dessas ELM327 de um amigo meu com o DDT 2000 e não funcionou - o problema está no software da interface (gravado no chip da interface) que não reconhece alguma coisa na hora de ler a central do carro, pois no software aparece um aviso que algum protocolo está errado.

Estou esperando chegar outra interface que eu encomendei para experimentar - veremos...
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por lucaverna »

Gilli, eu baixei o DDT2000(não consegui rodar, mas uue acho que é por causa do win7) e nele tem um projeto de um circuito que usa o max 232 para comunicar com o veiculo... um circuitinho bem simples....li em um outro topico que vc ia tentar montar um circuito que achou na internet(deve ser algo semelhante)... vc fez algum teste destes?

Li que o DDT2000 gera os pulsos de comunicaçãoao e varia a frequencia do protocolo para comunicar diretamente com a central, ou seja... ele faz o que o ELM327 faz... por isto a receita DDT2000+ELM327 não deve dar certo nunca(minha interpretação)... mas se montar a plaquinha para conectar o pc direto no carro tem uma boa chance dele funcionar...

Olhem este link aqui... tem mais informações sobre o DDT2000 http://www.forocoches.com/foro/showthread.php?t=1824575
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
dmotta
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Mai 2016, 10:38
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1999

Re: Conector de diagnostico

Mensagem por dmotta »

Boa tarde!

Alguém conseguiu dar prosseguimento nessa leitura de dados? Em algum caso conseguiram usar o scanner OBD2 no twingo? Pergunto pois comecei a ler agora sobre, e me deu vontade de testar no Twingo.

Agradeço desde já!
Responder