Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora, etc)

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora, etc)

Mensagem por krafty »

Estou com um probleminha que não sei se é de ordem elétrica ou pontualmente no dispositivo.
O rádio parou de ligar quando fui viajar ontem (descobri na hora de tentar usá-lo).

Não sei se isso tem a ver com o fato de a luz interna também não estar mais funcionando depois que abre a porta (pois só funcionava assim visto que o dispositivo já estava com uma soldagem clandestina, que mostrei aqui no fórum uma certa vez). O painelzinho de led da luz interna parou de funcionar há algum tempo, e como a peça é cara, deixei. Eu estaria pensando em seguir uma sugestão aqui sobre usar algo do Celta/Uno/Fiesta, que andei lendo, que seria compatível. Mas tudo bem. Só estou mencionando a luz agora pois o problema pode estar vindo da mesma raiz.

Além disso... a "hora" do painel agora zera toda vez que o carro é desligado. A kilometragem está mantida. Mas o sensor de combustível está "louco" e a hora zera. Não sei também se está relacionado a isso... tudo advindo de um mesmo problema.

Alguém me falou que pode ser que seja algum fusível queimado.

Minha dúvida básica é... Eu precisaria dar uma checada no painel de fusíveis...?
Outra coisa é... o rádio não dá pra puxar para fora. Para acessar o fundo deste dispositivo, terei que achar algum segredo no painel, sem precisar remover o painel inteiro do carro... esse segredo existe? Pela foto que anexei estou vendo (pela primeira vez) alguns detalhes de brutalidade ali...rsrsr... como uma chave de fenda tentando puxar algo para fora...

Nunca curti som em carro por distrair-me e já ter causado-me acidente leve. Mas em viagens, ontem me faltou isso. Mas se alguém tiver uma dica de como posso resolver isso...

O carro veio com esse sonzinho Leadership vagabundo. Se ele realmente queimou vou comprar um de mais qualidade. Mas se for questão de fusível... posso desvendar também o porquê o painel de LED não acende mais - e demais problemas como a hora e o sensor de combustível.


Agradeço a ajuda dos amigos!

(Lembrando que meu Twingo é o 1.2 ano 1995).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora,

Mensagem por krafty »

Peguei o primeiro fusível de 10A, na primeira fileira, rompido.
Vou efetuar a troca.
Estou procurando a tampa original também, com o colocador.
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora,

Mensagem por Oigres »

Vários problemas elétricos ao mesmo tempo levanta uma suspeita de aterramento ineficiente.
Procure reforçar os pontos onde estão aterrados no chassi, normalmente acontece a oxidação.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora,

Mensagem por krafty »

Oigres escreveu:Vários problemas elétricos ao mesmo tempo levanta uma suspeita de aterramento ineficiente.
Procure reforçar os pontos onde estão aterrados no chassi, normalmente acontece a oxidação.
Olá amigo, obrigado.
Só uma curiosidade.
Existem pontos estratégicos de aterramento no Twingo ou em outro carro da Renault que seja comum o ponto de oxidação? Obrigado.

PS: Já comprei os fusíveis. Vou ter que esperar a chave de seta chegar...
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora,

Mensagem por Oigres »

Segue imagem onde tem aterramento no chassi.
Os locais onde dão mais problemas são os do cofre do motor, por estar mais exposto a umidade mas não se deve desprezar os outros locais.
Com relação ao rádio, a grande maioria dos fabricantes usam um encaixe que são usados 2 furos, rente as laterais do mesmo, usando uma ferramenta em formato de U para soltar as presilhas que ficam internamente. Se não tiver estas ferramentas( dois U's, um para cada lado) não consegue retirar o rádio. Caso tenha é só remover a frente ( se for removível ) e procurar nas laterais os furinhos ( em torno de 3mm cada).
Segue também imagem das caixas de fusíveis e descrição dos mesmos. Se não coincidirem com as imagens aqui colocadas, peço aos colegas do forum quem possuam TW ano 95 e possuírem a documentação colocar a disposição do solicitante.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora,

Mensagem por krafty »

Amigo, obrigado pelas imagens.
Vi no manual do carro. É parecido.
No caso, o fusível em questão que queimou foi o de da ILUMINAÇÃO INTERIOR.

Estranhamente, notei que há diferenças do que está instalado no meu carro, do manual.
Na parte superior:

Tem um fusível de 15A instalado onde o manual diz não existir nada.
O próximo é um fusível de 20A para trancamento elétrico de portas. Como meu carro é manual, está sem.

Na parte inferior:
Tem um fusível de 20A onde o manual indica que deveria ter um de 15A.
Depois tem um fusível de 15A onde o manual indica que deveria ter um de 20A.
Talvez estes dois estejam invertidos?

Na sequência tem dois fusíveis no final.
Um indicando o "Sistema Easy" que deve ser pra carro elétrico (2A). O meu não deve ter isso.
E outro indicando freio ABS (10A). O meu não deve ter isso.

Sob essa análise, tem dois fusíveis invertidos no meu painel, correto?
O restante faltando é porque o carro é modelo manual e não elétrico (portas, AC, etc.)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora,

Mensagem por krafty »

Caro Oigres,

Desde já agradeço a sua ajuda com a questão da verificação do aterramento. Ainda vou fazer isso. Só uma questão: Eu devo retirar o terminal POSITIVO da bateria antes de fazer essas manutenções? Se eu perceber oxidação, você recomenda o uso de algum produto, ou o vinagre caseiro com bicarbonato são capazes de resolver o problema?

Troquei o fusível rompido, e aleluia. A iluminação interna voltou a funcionar, bem como o rádio.

Também inverti os fusíveis que estavam fora de posição. Agora os supracitados 20A e 15A estão nos lugares corretos, conforme o manual indica. (Talvez fosse isso também a causa da queima do fusível na posição 01 ???).

Uma das minhas grandes tarefas é poder achar um tutorial para deslocar o painel e puxá-lo, para que eu reinsira os botões de acerto de hora e minutos, que foram montados sem que fossem colocados de volta no painel.

Um grande abraço e obrigado até aqui!
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Problema elétrico - fusível? (Rádio, Luz Interna, Hora,

Mensagem por Oigres »

É bom retirar o terminal positivo da bateria enquanto estiver verificando o aterramento.
Quanto ao tratamento do metal, fica difícil de dizer o que é melhor, pois o melhor contato é feito com o metal puro, sem nada entre as partes.
Eu já fiz fosfatização de metal, mas sempre fica uma camada isolante entre os contatos aumentando a chance de mal contato.

Estes dois links abaixo vai dar uma boa noção de como chegar ao velocímetro, OK ?

http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... =37&t=2365
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... gem+painel
DO IT YOURSELF
Responder