Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
Twingas
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 152
Registrado em: 07 Fev 2011, 10:25
Cidade: PORTUGAL
Estado: Another Country
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.2 8V
Cor: Cinza

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por Twingas »

Amigos , caso queiram programar a chave do twingo phase 2 é com a porta do motorista fechada ... fui a uma oficina Renault e comprei uma chave nova por 140€ e vi o funcionario programar a chave , cheguei a casa e fiz o prosesso com a porta do motorista fechada ( com chave estragada ) e funcionou 100% ...

vou postar aqui o procedimento do funcionario da Renault ...

1º , entre dentro do carro com portas fechadas
2º , com a chave na mão , precione o botão do teto ( trava e destrava as portas ) até a luz vermelha ficar fixa
3º , carregue no comando da chave 2 vezes ( abrir e fechar ) e pronto é só por o carro a trabalhar e a chave tá programada , foi assim que o funcionario renault fez no meu twingo ...
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por mbiane »

Pessoal,
E quando a luz do imobilizador não acende, e o carro não dá partida?
Tentei fazer as sincronizações que falaram, mas também não deu certo...
caioturbiani
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Set 2012, 16:23
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Porto Alegre

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por caioturbiani »

Também tive problemas com a chave e o corta corrente.

Coloquei um alarme que ferrou o corta corrente e, para piorar, nem o botão de travar/destravar as portas, nem o sensor funcionam.

Sei que dá pra desativar o corta corrente através daquele botão que muda as informações no painel, mas para isso preciso do código de segurança.

Como faço para descobrir esse código?

Abraços,


Caio Turbiani
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por mbiane »

Caio, acho que só vc indo em uma autorizada com o carro e os documentos para eles te passarem o código...
Felipedroni
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Out 2012, 08:37
Cidade: Franco da Rocha
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por Felipedroni »

Boa noite, twinguerios!!!
Sou novo por aqui, creio que esse é o meu primeiro post.

estou com o seguinte problema, minha chave funciona perfeitamente(para ligar o twingo), mas não
trava as portas. Quando aperto o botão da chave a luz acende mas nada acontece, o botão de brava
interno do twingo também funciona.
Fui tentar fazer os procedimentos que foram passados em posts anteriores, mas nada aconteceu.
o estranho é que em qualquer dos procedimentos ele fala para pressionar o botão de trava interno por
alguns segundos, que as portas iram travar e destravar, mas quando eu pressiono o botão elas apenas travam ou destravam, assim não consigo concluir os procedimentos corretamente.
Alguém tem ideia do que seja, ou isso é normal?

Twingo 1.2 95 gasolina.

Desde já agradeço, e assim que terminar de reformar o twingão, estarei no encontro.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por leao.ez »

Felipe, tive problemas com o meu alarme também, começou com dificuldade de acionamento e depois travou total. Também tentei fazer os procedimentos para reprogramar, mas não deu certo. A autorizada queria uma fortuna para substituir o sistema, e um chaveiro de confiança me disse que o sistema usado no imobilizador era o de infravermelho, antiquado em relação aos atuais. Terminei desativando o alarme via a central de injeção e instalei um alarme em separado, que funciona muito bem. Se não conseguir resolver e tiver interesse, entra em contato que te dou umas dicas.
Felipedroni
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Out 2012, 08:37
Cidade: Franco da Rocha
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por Felipedroni »

ok leao.ez, muito obrigado pela dica!!
Erivaldo
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Jun 2011, 10:51
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco

NÃO PEGA DE JEITO NENHUM - CÓDIGO DA CHAVE

Mensagem por Erivaldo »

BOM DIA TWINGUEIROS,

ESTAVA COM PROBLEMAS COM MEU VERDINHO 99, AS VEZES ELE NÃO LIGAVA DE JEITO NENHUM, FORÇAVA O ARRANQUE, EMPURRAVA E NADA, LEVEI AO ELETRICISTA QUE FUÇOU TODA A ELÉTRICA E NADA, FOI AÍ QUE ELE PEDIU A CHAVE E AFASTOU-SE, FIQUEI DE OLHO E VI QUANDO O MESMO ABRIU A CHAVE E EM SEGUIDA FECHOU A MESMA. VOLTOU ABRIU O CAPÔ E SIMULOU ALGO NOS CONTATOS ENTRO NO TWINGO DEU PARTIDA E PIMBA! PEGOU NA HORA, ME COBROU CINQUENTINHA. CHEGANDO EM CASA FIZ O TESTE, ABRI A CHAVE E TEM UM CHIP PEQUENO, MEXI NO CHIP UM POUCO E TESTEI A CHAVE, BUEMBA O TWINGO NÃO PEGOU, VOLTEI A POR O CHIP NA POSIÇÃO CORRETA E BUEMBA O TWINGO PEGOU! RESULTADO FIQUEM DE OLHO NOS MECÂNICOS E ELETRICISTA.
marcoshenz
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Set 2013, 12:19
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Branco

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por marcoshenz »

Oigres escreveu: 1. Ligue a chave na ignição até a posição anterior ao arranque.
2. Pressione o CDLB (controle interno de fechamento das portas) por mais de 5 segundos. A porta deve travar em seguida abrir e/ou ilumina o led do IMMO (bolinha vermelha do painel).
3. 10 segundos são permitidos, para que isso aconteça.
4. Pressione o botão PLIP (botão da chave) duas vezes, as portas devem travar e destravar.
5. Verifique se o PLIP destrava as portas e fechaduras.
6. Repetir o ponto 1-5 para outras chaves com controles remotos, se necessário.
Me salvou! As duas chaves estavam reconhecendo só quando pressionava forte o botão enquanto girava. Foram progressivamente piorando até que uma delas não reconhecia de forma alguma! Com esta mais problemática, tentei de diversas formas, inclusive pedi pra um eletronico (meia boca) verificar o circuito atrás de quebras em solda, sem sucesso...
Agora, com esse método, consegui fazer com que a menos problemática funcionasse! Agora reconhece sempre de primeira, sem jeitinhos. A outra não resolveu, vou continuar procurando um chaveiro que possa dar um jeito, mas agora com mais calma, pois eu estava muito apavorado com as duas chaves dando pau hahaha
marcoshenz
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Set 2013, 12:19
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Branco

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por marcoshenz »

A chave que "consertou" voltou a não reconhecer, aí fiz novamente o procedimento nela. Desta vez fiz segurando o botão da chave por mais tempo que na outra (imagino que só agora fiz certo), pois o telecomando, que não funcionava, agora funciona...

Não adiantou, continua tendo que apertar a chave enquanto gira pra reconhecer. Fui atrás do datasheet do chip da chave e fóruns e aprendi umas coisas:

-O fornecimento de energia pra chave é o tempo todo pela bateria, mas quando ele detecta a alimentação proveniente da bobina no miolo a alimentação passa a ser por esta mesma.
-Os sistemas de travamento de portas e imobilizador são "funcionalmente" independentes, portanto reprogramar o travamento de portas não é para ter influência no imobilizador

Com isso minhas hipóteses agora são de problema na bobina da plaquinha da chave, que pode estar com resistência alta (fio amassado/quebrado), que acaba deixando instável a comunicação entre a chave e a central.
Inclusive suspeito que dá certo se apertar a chave enquanto a gira porque o chip força a alimentação a vir da bateria, para ter corrente suficiente para gerar os 433Mhz.

OBS: Isso só se aplica a chaves com o chip U9280m (http://www.alldatasheet.com/datasheet-p ... 80M-H.html)

Neste fórum polonês um usuário conseguiu substituir a placa toda por um transponder mais moderno e barato, irei atrás disso! http://www.elektroda.pl/rtvforum/topic2581804.html

EDIT: DEU CERTO!

Levei no Chaves Moura, embaixo do BIG de São Leopoldo. Lá expliquei pra ele o problema e ele concordou em fazer, fizemos um clone da chave que ainda funcionava apertando o botão, então colocamos da mesma forma que o usuário do fórum polonês. É possível continuar usando o telecomando, basta remover a bobina da plaquinha, pra evitar interferências.
Vocês não imaginam meu alívio, e o stress que estava me causando!
Custou 100 reais para clonar a chave e gravar no novo transponder.

EDIT2: Relendo o tópico vi que o Oigres já tinha resolvido com o mesmo procedimento :lol: Quando eu li na primeira vez, não havia pensado que era o meu caso, achava que era na central o problema.
Responder