SONDA LAMbDA

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
rafaelmachado
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 74
Registrado em: 30 Mai 2010, 11:00
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metálico

Era a sonda......

Mensagem por rafaelmachado »

EDISON,
meu twingo tem 132800 rodados, e sou o quarto dono.

Galera, sexta fui numa oficina especializada em Renault-Peugeot-Citroen (Mecanica Passioner) aqui em Caxias do Sul. Ti ve que insitir para me atenderem (isso mesmo, o atendimento deixou a desejar), me cobraram 40 pilas para passar o scanner, mas consegui entender (acho) o alto consumo do meu verdinho.

1- Sonda Lambda travada : ela so acusa o valor 428, nenhuma variaçao
2- Motor funciona frio: a ventuinha aciona quando a agua esta com apenas 77 graus, nao deixando que ela passe disso.

Trocarei a Sonda Lambda e, provavelmente, o cebolao (quero confirmar com MEU mecanico se ele acha que eh o cebolao que esta fazendo a ventuinha acionar muito cedo.

Fica uma dica: vou comprar uma SONDA LAMBDA UNIVERSAL DE 1 FIO, MARCA VDO, aqui em Caxias, por R$ 78,00.

A peça pode ser encotrada na Karsul : (54) 3228-1668

abraços
Twinguito Verdinho - Foi uma ilusão, infelizmente
Marcelo Bessa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Out 2009, 16:55
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por Marcelo Bessa »

Caro Rafael,

A sonda Lambda do meu Twingo também é de 2 fios. Rodei Belo Horizonte inteira e só achei em um lugar, da marca MTE Thomson (modelo 7772 universal). Só achei a universal, portanto reaproveitei o chicote com o adaptador da sonta antiga. Eu mesmo troquei. Foi muito tranquilo. Ainda estou testando consumo, para ver se baixou.
Entre no site da Thomson (www.mte-thomson.com.br) e baixe o catálogo. Na página 82 eles ensinam a fazer a adaptação. Neste mesmo catálogo (pág. 65) eles têm um sonda idêntica à original do meu Twingo (modelo 7856.20.038), mas não achei para comprar de jeito nenhum.
Avatar do usuário
rafaelmachado
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 74
Registrado em: 30 Mai 2010, 11:00
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metálico

CEBOLAO

Mensagem por rafaelmachado »

Pessoal, o que vcs acham ? O fato do meu carro armar a ventuinha com 77 graus deve ser por defeito do cebol~~ao ou da valvula termostatica ?

Se for cebolao, alguem sabe onde encontro um modelo especifico para ele?

BESSA, estou decidido a trocar por conta a sonmda tb, eh bem tranquilo....so preciso descobrir um meio de levantar o carro......

Gurizada, depois que eu trocar a sonda, devo fazer um "RESET" do modulo de injeçao, para que ele "reaprenda" todos os seus parametros?

abraços
Twinguito Verdinho - Foi uma ilusão, infelizmente
Marcelo Bessa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Out 2009, 16:55
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por Marcelo Bessa »

Caro Rafael,

Eu troquei a sonda Lambda. Minha garagem tem uma rampa. Entrei de ré e deixei a frente no início da descida. Freio de mão, engrenado e com calço nas rodas. Segurança nunca é demais. Aí eu me enviei embaixo, aproveitando a inclinação da rampa. Você vai precisar de uma chave de boca 22. No catálogo da MTE tem as instruções.
Se o carro está funcionando frio, a válvula termostática é uma grande suspeita. Ou então o sensor de temperatura da água do bloco está com defeito. Se a ventoinha está armando antes da hora, o problema mais provável é o cebolão. Falo isso de curioso. Posso estar errado. Não sou mecânico. Já troquei a termostática do meu carro e o sensor de temperatura da água. A termostática abre com 89 graus, se não me engano. Ou seja, com 89 graus ela abre e a água circula no bloco. Antes desta temperatura ela fica fechada, para que o carro esquente. A válvula do meu Twingo fica dentro da mangueira, sob pressão. Veja se a mangueira não está muito larga, pois aí a água sob pressão pode passar pelos lados da termostática e não por dentro dela (que é o certo). Eu coloquei uma abraçadeira externa, por fora, apertando a mangueira contra a termostática (sem exageros, claro).
Eu tenho dificuldade de bom mecânico, pois isso vou cercando as alternativas. Isso tem um preço. Às vezes na ignorância pode-se gastar com uma peça sem necessidade. Mas vou cercando aqui. Agora troquei a lambda. Vamos ver se vai parar de beber.

Detalhe: passei o rastreador recentemente no meu carro e ele também marcou 77 graus. Coincidência, a mesma temperatura que o seu. Mas andei pouco até a oficina.
Marcelo Bessa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Out 2009, 16:55
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por Marcelo Bessa »

Falo de novo como curioso. Reset a central. Mas não gaste com rastreador não. Desconecte os fios da bateria de noite e religue de manhã. Eu faço assim. Apaga tudo.
Avatar do usuário
rafaelmachado
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 74
Registrado em: 30 Mai 2010, 11:00
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metálico

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por rafaelmachado »

Ae gurizada.

Finalmente, troquei minha sonda. Zerei a central e, caramba, o carro mudou muioto....ficou incrivelmente melhor de andar, mais macio, (ainda) mais silencioso e me parece estra bem mais economico....vou esperar chegar na reserva para fazer a media deste tanque pos troca da sonda, mas me pareceu bem mais economico.....proximo pasos eh colocar oleo 15w40 (ou 10w40) e pneus novos.....

abraços, galera

Ah, agora meu verdinho esta adesivado !!!!!!!!! valeu mauricio, pelo adesivo ! Breve postarei fotos...
Twinguito Verdinho - Foi uma ilusão, infelizmente
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por roger »

Rafael, vc comprou a Sonda original ou a universal? Pode citar o preço?
Avatar do usuário
rafaelmachado
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 74
Registrado em: 30 Mai 2010, 11:00
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metálico

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por rafaelmachado »

Roger, comprei a Universal de 2 fios, marca MTE Thomson. Comprei em Porto Alegre, por R$ 157,00 e me enviaram para Caxias do Sul via transportadora....o nome da loja lah eh Servifrance.

abraços
Twinguito Verdinho - Foi uma ilusão, infelizmente
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por roger »

Valeu, a minha é de três fios...qq dia terei que trocá-la...abraço.
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: CEBOLAO

Mensagem por schneider80 »

rafaelmachado escreveu:Pessoal, o que vcs acham ? O fato do meu carro armar a ventuinha com 77 graus deve ser por defeito do cebol~~ao ou da valvula termostatica ?

Se for cebolao, alguem sabe onde encontro um modelo especifico para ele?

BESSA, estou decidido a trocar por conta a sonmda tb, eh bem tranquilo....so preciso descobrir um meio de levantar o carro......

abraços
Ae Rafael!
Dá uma olhada no post aí: http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... f=26&t=930

PS.: nossos twingos são iguais!!
Abç!
Responder