SONDA LAMbDA

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Consumo

Mensagem por EDISON »

Voces já trocaram a sonda lambda alguma vez dos seus veículos? Este é um componente com vida util de 120.000 km ... que me parece alguns já superaram.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por Christian »

Eu nunca troquei a sonda lambda do meu. Tem 202 mil km.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por EDISON »

E Chistian, mas voce é uma exceção, além de ser unico proprietário usa esporadicamente o carro, ou seja, em condições de não exigir muito do mesmo, o que não me parece ser o caso da grande maioria dos demais integrantes do TWClube que em geral não tem a mínima idéia de quantos os antecederam como proprietários (e quando eu digo proprietários estou falando de formas de dirigir e cuidados com a manutenção do veículo).
alcelo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Jan 2010, 16:32
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vermelho

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por alcelo »

Já aconteceu comigo uma vez, logo que comprei o carro, tive problemas de alto consumo, chegou a fazer 7 km/l na cidade, levei em um auto-elétrico, sem recomendação de ninguém, ele fez o a análise e registrou muitas panes de vários sensores, ele cogitou até em ser problema com o módulo, pediu que eu deixasse o carro para verificação, eu resolvi não deixar o carro e com a indicação de um vizinho levei em outro auto-elétrico, ele instalou o equipamento no carro e conseguiu fazer a leitura das falhas e fez o reset de todas, menos da sonda lâmbda, que foi constatado que estava com dois fios partidos, conclusão, o primeiro usou cabo errado para fazer a leitura, por isso não conseguiu resetar e teve tantas falhas. Depois de substituir a sonda o carro melhorou muito e passou a fazer mais de 14 km/l, na cidade. Fica como sugestão verificar se está sendo usado o cabo correto e uma alternativa e fazer o reset geral tirando a bateria, segundo o eletricista, o idela e deixar por 12 horas e depois ligar o carro sem acelerar e deixar assim por uns 15 minutos, para serem gravadas as novas informações no módulo.
Avatar do usuário
rafaelmachado
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 74
Registrado em: 30 Mai 2010, 11:00
Cidade: Santa Cruz do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metálico

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por rafaelmachado »

caracas....o Edison tem razao....o meu menino esta com 133 mil km, eu nao conheci nenhum dos donos anteriores, e nao sei como faziam a manutençao, embora meu mecanico sempre tenha elogiado o bom estado geral do motor e do carro ..... vou levar no meu mecanico para ele passar no escaner e estou pensando em trocar a lambda, mesmo que nao precise, pois acho que realmente e ela que esta me dando esse consumo alto......ontem fui numa especializada renault e os caras nao fizeram a minima questao de me atender.....expliquei minhas preocupaçoes e o cara se limitou a dizer: Nem liga, o twingo eh assim mesmo...... virei as costas e fui embora....pelo menos meu mecanico em da bastante atençao.....

onde fica a lambda no twingo? eu tinha um pointer em que era bem facil de acha-la.....

abraços

PESSOAL, O RESET DA INJEÇAO EU MESMO POSSO FAZER ?
Twinguito Verdinho - Foi uma ilusão, infelizmente
CrackBoy
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
Cidade: Petropolis
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 16V
Cor: Chumbo

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por CrackBoy »

Comprei uma sonda nova hoje para o meu projeto, gastei 255 reais na sonda Bosch com kit universal.

Aparentemente o carro tá rodando melhor.

Abraços!
jcjunior
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 75
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:27
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde metalica

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por jcjunior »

Ola pessoal tambem estou com esse mesmo problema, porem troquei por uma sonda lambda de 2 fios tipo universal....porem o carro nao esta aceitando....ela fica abrindo e fechando....e o consumo esta lá nas alturas....a sonda na concessionaria custa R$ 516,00....Lá na renotech existe a sonda de 1 fio...custa R$ 135.00, detalhe nao da para adpatar as de 3 e 4 fios.....Ouvir dizer que a sonda da bosch é a melhor.....eu pus a da thompson....
A respeito da revenda.....assim que comprei o carro fui ate a revenda...entrei...fui atendido com um belo sorriso... eu disse...estou precisando de um sensor de velocidade....ela perguntou com um sorriso no rosto...qual o ano e o carro senhor....eu disse um twingo 94/95...risos....o sorriso sumiu...entao ela disse nao trabalhamos com peças desse carro...senhor...agora só em desmanche!!

Abraços!
Marcelo Bessa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Out 2009, 16:55
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por Marcelo Bessa »

Caros,

Meu Twingo é 94/95 1.2. Pesquisei sondas Lambda para ele. No site da Bosh eles diferenciam o motor em C3G 700, C3G 710 e C3G 702.
A sonda Lambda do meu carro tem 2 fios (um sai do miolo interno da sonda e o outro é lateral e preso à carcaça da sonda), mas só encontro com 1 ou 3 fios. É possível fazer alguma adaptação? Se eu comprar de um fio, posso desconsiderar o outro fio?
Marcelo Bessa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Out 2009, 16:55
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais

Re: Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por Marcelo Bessa »

Caro Rafael,

Olhei na identicação. Está C3G A 7 / 00. Acredito que seja então 700 (7/00). A sonda Lambda tem dois fios. Não estou achando para comprar. Na Renault (original) está R$832,00. UM ROUBO!!!! Somente achei a universal da MTE Thompson. Eles têm um manual muito bom, que ensina a fazer a adaptação, que parece ser bem fácil. A questão é: vai fazer meu carro consumir menos? Qual a diferença da universal para a recomendada para o carro: apenas o chicote e o conector?

Abraços,

Marcelo
Marcelo Bessa
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Out 2009, 16:55
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais

Consumo elevado gasolina Twingo

Mensagem por Marcelo Bessa »

Pessoal,

Vou arriscar e trocar a Lambda do meu carro (Twingo 94/95 1.2 C3G). Como já disse a minha é de dois fios e vasculhei Belo Horizonte inteira. Nada. A sonda da Bosh é impossível achar, de dois fios.
Resolvi então tentar a MTE Thompson. Liguei para lá (0800) e o pessoal foi muito atencioso comigo. O site deles explica tudo. Recomendo. Vou colocar uma universal mesmo. O kit vem com instruções e os conectores com selantes para vedar bem (não pode entrar água e nem ter solda). Bem mais barato (cerca de R$100,00).
Farei a compra na próxima sexta. Se alguém já tentou esta alternativa e deu errado, avise-me.

Obrigado.
Responder