Sensor de velocímetro

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por mad_b »

Meu mecanico ergueu a dianteira com um jacaré, deitou debaixo do carro e estendeu a mão até ele. Provavelmente é igual o do meu, veja (acho que neste mesmo tópico) o esquema da presilha que tem que desengatar daí o sensor deve sair facilmente. Se voce subir com o carro em um par de rampas de uns 30cm de altura tambem deve ser suficiente também.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por lucaverna »

Pois é mad_b... eu tentei ir por baixo umas duas vezes e não tive sucesso... vou tentar mais uma vez sabado, mas desta vez vou fazer a patroca ficar por perto com o note para mim poder olhar as fotos e ver se me acho... ma spelo jeito eu to no caminho certo....
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por mad_b »

As vezes a gente fica tateando "enganado". Por exemplo quando arrebentou o cabo de embreagem do meu carro, na primeira tentativa fiquei acho que uns 20 min tentando enfiar a mao ali e sabe aquele jeito que "parece que tá indo" mas nada feito.
Quando descobri o jeitinho por onde ir com a mão e etc, a parte o fato de que o lugar é terrivel, tudo funcionou direito.

Imagino que para quem nunca tenha feito a troca, achar o lugar certo e o jeito de remover (e recolocar depois) a trava deve ser chato mesmo. O treco fica bem no centro do carro, em cima do cambio e se nao me engano numa cavidade na travessa do monobloco ou algo assim.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por lucaverna »

A patroa tava falando esses tempos que ela tava absolutamente satisfeita com o carro, que a unica coisa que ela não agurantava mais erra o velociemtro falhando.

Outro dia, por uma série de ocorrridos, acabei indo trabalhar de com o TW... me deu a louca e levei ele na Renot Servicem que fica a uma quadra do meu serviço, os cara cobraram 200 reaisl para trocar o sensor(140 da peça)... resultado, 2x no Master e problema resolvido.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Claiton Gowert
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Fev 2009, 11:46
Cidade: Sao Jose dos Pinhais
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: azul

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por Claiton Gowert »

Olá!
O meu Twingo esta com este problema, o velocimetro funciona normal e depois volta para zero ou as vezes nem sai do zero, mandei arrumar ná Formula Renault em Curitiba. Tera que trocar o display do painél. O display vai demorar 30 dias para chegar.
O valor certo não sei pois estou trocando a chave de seta porque não esta fasendo a troca da luz alta e baicha, o total das duas mais mão de obra vai ficar em 1.600,00 em até 5X no cheque, para min com 15% pois sou colaborador Renault. A troca esta programada para inicio de agosto, assim que terminar o cerviço eu posto o resultado.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por lucaverna »

Bah Claiton.... se o eu chego em uma oficina com meu TW valendo 9k e o cara me cobra 1,6k para arrumar umar detalhes(nenhum destes problemas que vc relatou impede o carro de funcionar) eu mando o cara ir pstar com toda certeza....

Agora sobre o seu problema em si.... se o display esta funcionando(mostra as horas, vc consegue ver o odometro parcial e total, mostra o nivel do tanque) dificilmente o prpoblema seja o display em si... intermitente(de vez em quando funciona, de vez em quando não) é problema caracteristico de mal contato... que possivelmente é em uma parte movel( no caso o sensor, ele não se mexe, mas esta os contatos dele estão bem amis expostos a algum deslocamento do que os do display) ou em alguma conecção....

Na minha opinião acho que voce deveria procurar uma outra oficina por que estes caras não tão nem te metendo a faca, mas sim uma daquelas espadas imperiais que devem ter apoximadamente um metro.

Caso vc realmente tenha que trocar o display, talvez seja uma boa ideia procurar uma [peça usada no mercado livre... pelo menos eu iria proceder desta forma.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por mad_b »

E eventualmente o possivel mau contato tenha conserto, recentemente meu display estava todo "cariado" e falhando, consertei refazendo os contatos do flat cable que liga o LCD ao circuito impresso. Ficou "novo".
no caso:
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... f=2&t=3341
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por mad_b »

No meu "novo" twingo, o velocimetro funciona ao partir com o carro, daí depois de um tempo para de marcar.

Debaixo do carro, descobri que estava sem a trava que mantém o sensor no local, apliquei uma trava "feita em casa" e resolveu um pouco, mas acho que ainda tem o problema de mau contato talvez interno (ou o fixador que improvisei não ficou 100%. Pois ainda apresenta o problema. Quando tiro o sensor do lugar e giro o pino o velocimetro responde, então fica difícil perceber problema outro que fixação. Talvez tenha que abrir e alguma das soldas tenham mal contato mas nao estou muito certo disso. Parece ser só acoplamento precário no local... :?:
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por mad_b »

Removi novamente neste fim de semana o sensor, abri, refiz as soldas (não pareciam ruins entretanto); desta vez ao remontar observei cuidadosamente o alinhamento do sensor contra o furo onde se insere a trava que o segura no local, e aparentemente parou o problema.

-Para abrir, diferente do que outros fizeram, recomendo usar uma faca de fio liso e bem afiada, aplicando o corte onde se percebe a emenda da parte superior (onde tem a porca falsa) com o corpo inferior (onde tem o rotor), até que se consiga separar. É ali provavelmente onde é feita a soldagem plástica na indústria; como nao se remove material com serra, apenas se separa abrindo com o corte, depois é só encaixar e fixar novamente. Como de costume, uso resina acrílica para "abraçar" as partes.
Ao cortar, se deve fazer com firmeza mas cuidado para não ultrapassar o ponto de quase ruptura do plástico - onde se consegue separar forçando um pouco com as mãos - existe logo mais internamente, uma bainha de plástico que serve para fazer o encaixe correto e centrado, evitando riscos de desalinhamento depois ao remontar.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
DigaumFBG
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Jul 2016, 11:41
Cidade: Sao Jose dos Pinhais
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Dourado
Localização: Brasil

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por DigaumFBG »

Senhores, reavivando o tópico.

Motor 1.2 D7F, este é o sensor de velocímetro?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... source=gps

Ouvi dizer que seria que os antigos seriam de antimônio.
Digaum.FBG
-------------------------
Renault Twingo 1.2 1998
Volkswagem UP 1.0 2017
Responder