Sensor de velocímetro

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
William Morelo
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Out 2008, 12:53
Cidade: Chapeco
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde

Sensor de Velocidade

Mensagem por William Morelo »

Opaa

Estou com um problema no painel... As vezes o marcador de velocidade para de funcionar, para e volta do nada...As vezes quando o carro tripida..
Alguém pode me ajudar?
Abraço
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por Mauricio »

William Morelo,
Pode ser apenas um mau contato.
Tente examinar o próprio sensor de velocidade e o painel.
Mauricio Santos
Imagem
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por Rufis »

olá pessoal

achei esse post aqui sobre como arrumar o sensor, mas é do clio mas com certeza vai ajudar no twingo.

Resolvi esse problema.
Olá pessoal... sou novo aqui no fórum.
Tive esse mesmo problema do sensor ficar falhando com meu clio RT 1.6 16V
Após descobrir aqui no fórum onde ficava o bendito sensor, resolvi tira-lo para chegar esse mau contato. Dei uma limpada por fora e nos contatos, coloquei de volta, e nada. Ai resolvi desmontá-lo. Para minha infelicidade, essa porcaria de sensor é blindado. Como o sensor já estava fudido mesmo, resolvi abrir com uma serra e logo vi que o circuito eletrônico estava inundado de óleo. Como não encontrei nenhuma junta de vedação entre o rotor dentro do sensor e o circuito, vi que o óleo sempre iria chegar ali para lubrificar o rotor (Como óleo não conduz corrente elétrica não iria interferir no circuito.) Limpei o circuito para tentar identificar se algum componente eletrônico estivesse com problemas. Então notei que as soldas dos pinos do plug estavam “frias”(como chamamos na eletrônica). Só foi refazer as 3 soldas, fechar e colocar de volta que o velocímetro voltou a funcionar perfeitamente.
Abaixo, vou descrever o processo de tirar, abrir, soldar e fechar o sensor.

Como tirar o sensor: identifique o sensor, desplug o fio do sensor puxando. Antes de tirar o sensor, observe e memorize exatamente como os pinos do sensor estão posicionados. Isso ira ajudá-lo na hora de colocar o sensor de volta.
Puxe o freio de mão, coloque o macaco na roda da frente do carro do lado do motorista e levante. Por baixo, no protetor do Carter, existem uns buracos que da pra vê o sensor. Use uma chave de fenda grande, encoste a ponta no sensor e vá batendo de leve no cabo da chave até o sensor saltar.

Limpe toda essa sujeira que você vai encontrar por fora.

Como abrir o sensor: Logo abaixo do conector do plug, tem uma porca plástica na própria estrutura, mais abaixo da porca, da pra vê uma junção colada. Faça uma marca transversal à junção para depois que você abrir saber qual a posição de como vai fechar. Com paciência você vai cerrando em cima dessa junção penetrando uns 3 milímetros ao redor de toda junção. ai é só segurar nas partes opostas as junções e tentar partir. Se estiver muito duro ainda, vá serrando mais ao redor da junção e tente até conseguir abrir. Provavelmente após a abertura, o circuito estará inundado de óleo. Tire o rotor de dentro do corpo do sensor e limpe todo esse óleo.

Agora é hora de refazer as soldas que ligam os pinos do conector ao circuito.
São as 3 maiores soldas que você vai vê no circuito. Vendo de mais perto, da pra notar que as soldas possuem uma deformação no meio (isso é a famigerada solda freia)
Para refazer as soldas, basta reaquece-las ou por mais um pouco de solda e pronto.

Coloque um pouco de óleo no eixo do rotor (óleo de caixa de mudanças ou de motor) e coloque ele de volta ao lugar. Agora passe colar super-bond, na parte onde você serrou e junte as duas partes de volta (não esquecendo de alinhar a marca transversal que você fez antes de serrar) enquanto a cola seca, fique rodando a ponta do eixo do rotor que sai por baixo do sensor para vê se não esta travando. Se estiver travando, descole antes que a cola fique muito dura, passe cola covamente (sem retirar a cola que anterior) e tente novamente. Após a cola secar e o eixo não ficar travando, passe mais cola pra vedar bem.
Agora é só colocar o sensor de volta no lugar por cima (lembrando de como os pinos estavam posicionados antes) e empurrar até ele aparentemente não descer mais. Ligue o fio do sensor de volta ao lugar e com o carro no macaco ainda ligue o carro, coloque primeira e veja se o sensor esta marcando.
Com isso você economiza uns R$ 150,00

esse é o sensor

Imagem

Espero que essa dica ajude.

creditos para: ratoo666

Abraço a todos.
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
William Morelo
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Out 2008, 12:53
Cidade: Chapeco
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por William Morelo »

Resolvido o problema!
Troquei o sensor!
Obrigado a todos
Avatar do usuário
Haroldo Junior
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jan 2009, 21:50
Cidade: Vinhedo
Estado: São Paulo

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por Haroldo Junior »

Olá! Alguém pode me ajudar aonde encontrar este sensor de velocidade?
Haroldo Junior
Avatar do usuário
Cintia Sena
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Fev 2009, 13:56
Cidade: Cotia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Cor: Prata

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por Cintia Sena »

Gente!
Parece que os Twingueiros compartilham deste problema com o sensor de velocidade.
Tenho saudades de quando o meu funcionava...cheguei ao ponto de esquecer que ele existe.
Alguém já tentou resolver o problema numa Renault? Quanto custou?
Cintia Sena
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por TECHNO2004 »

Não sei se ajuda, mas... Melhor pecar por EXCESSO de informação, do que por falta.
http://photos.tonwell.net/20061014
Mais imagens, na tentativa de facilitar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Mateus Knapik
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Nov 2008, 03:03
Cidade: Araucaria
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por Mateus Knapik »

Boa noite amigos TW's, conforme a dica do Rufis eu abri o sensor de velocidade, estava totalmente sujo mas as soldas estavam boas, somente limpei bem e montei novamente, rodou uma semana e parou de novo, tirei e abri de novo e estava sujo, dei uma geral, sequei bem e passei silicone nos contatos eletricos para que o óleo não penetre e montei de novo, já está rodando uma semana, vamos ver se aguenta agora, vi que tem algumas pessoas que ainda não acharam o bendito sensor, ele fica do lado direito da caixa, bem na direçao do filtro de ar, se deitar bem embaixo do filtro de óleo dá pra ver o fulano, olha o cara aberto aí, tentei postar mais uma foto mas não consegui, o site não aceitou não sei o motivo, abraço galera...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Helena Gohi
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jun 2009, 00:09
Cidade: Araraquara
Estado: São Paulo

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por Helena Gohi »

Olá!!!! Entrei no clube agora, estou meia perdida, mas.......vamos lá!!!!!
Então, o meu twingo esta com problema no velocimetro, cada 10 quarteirões que ando, pelo menos 3 ele fica no zero, e consequentemente não marca a km
rodada (só qdo esta no zero). Será que é só falso contato, e dando uma limpeza ele fica normal? Porque se fosse o sensor eu acredito que não ia marcar nada no velocimetro, e não é isso que acontece, pois ele fica oscilando.
Aguardo resposta, obrigada!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Mateus Knapik
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Nov 2008, 03:03
Cidade: Araucaria
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem por Mateus Knapik »

Oi Helena, esse sensor é um grande problema pra quase todos os Tw´s, veja se vc consegue entender a dica do Rufis nesse mesmo topico acima, eu fiz como ele disse e até acrescentei um pouco mais pra ajudar, o meu funcionou durante uma semana e começou a falhar novamente, trabalha quando quer, tem que tentar arrumar o fulano, senão só um novo, e é caro na concessionária.
Responder