Sensor de velocímetro

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por mad_b »

Parece ser... é igual ao 98 1.2 que mexi, e ao 1.0 8v 99 que estou atualmente e precisei mexer também. O problema como comentei mais acima era mau encaixe e o pino/"arame" fixador estava mal encaixado.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
DigaumFBG
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Jul 2016, 11:41
Cidade: Sao Jose dos Pinhais
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Dourado
Localização: Brasil

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por DigaumFBG »

mad_b escreveu:Parece ser... é igual ao 98 1.2 que mexi, e ao 1.0 8v 99 que estou atualmente e precisei mexer também. O problema como comentei mais acima era mau encaixe e o pino/"arame" fixador estava mal encaixado.
O meu estava com mau contato, agora pifou de vez... kkkk...
Digaum.FBG
-------------------------
Renault Twingo 1.2 1998
Volkswagem UP 1.0 2017
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por mad_b »

Pois é... Cuide ao remontar que a trava de fixação esteja bem colocada, o sensor e ela encaixados até o fim, ** e antes de trocar, remova a trava tire o sensor e gire a ponta dela fora do local (co chicote ainda preso) pra ver se acusa velocimetro. Pode ser "apenas" problema do cabo ou do encaixe antes de condenar o sensor (que é uma peça bem robusta e sem contatos que desgastem). As vezes tem gente que acha que o formato hexagonal proximo ao plug é pra usar chave e detonam o sensor. ;)

-Uma vez que vc perceba ou aprenda, vc faz sozinho isso, é simples. No meu caso foi extraviada a trava por isso ficava funcionamento errático. Peguei um pedaço de arame de cabide de roupa que tinha formato adequado e fiz um novo grampo que além de encaixar e fixar o sensor, fica preso por pressão na carcaça do câmbio (como o grampo original). Faz 2 anos já.
sensorVelocidadeTW.png
O que vc viu (e deve ser do seu carro - é o da direita)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
DigaumFBG
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Jul 2016, 11:41
Cidade: Sao Jose dos Pinhais
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Dourado
Localização: Brasil

Re: Sensor de velocímetro

Mensagem por DigaumFBG »

mad_b escreveu:Pois é... Cuide ao remontar que a trava de fixação esteja bem colocada, o sensor e ela encaixados até o fim, ** e antes de trocar, remova a trava tire o sensor e gire a ponta dela fora do local (co chicote ainda preso) pra ver se acusa velocimetro. Pode ser "apenas" problema do cabo ou do encaixe antes de condenar o sensor (que é uma peça bem robusta e sem contatos que desgastem). As vezes tem gente que acha que o formato hexagonal proximo ao plug é pra usar chave e detonam o sensor. ;)

-Uma vez que vc perceba ou aprenda, vc faz sozinho isso, é simples. No meu caso foi extraviada a trava por isso ficava funcionamento errático. Peguei um pedaço de arame de cabide de roupa que tinha formato adequado e fiz um novo grampo que além de encaixar e fixar o sensor, fica preso por pressão na carcaça do câmbio (como o grampo original). Faz 2 anos já.
sensorVelocidadeTW.png
O que vc viu (e deve ser do seu carro - é o da direita)
Obrigado pelas dicas, vou checar. E se for necessário, tentar trocar.
Digaum.FBG
-------------------------
Renault Twingo 1.2 1998
Volkswagem UP 1.0 2017
Responder