Suspensão Dianteira Twingo 95

Tudo que envolve a suspensão do Twingo...
Bfrascino
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Abr 2010, 11:15
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Cidade Maravilhosa

Suspensão Dianteira Twingo 95

Mensagem por Bfrascino »

Bom dia Amigos,

Como twingueiro de primeira viagem, preciso de algumas dicas sobre a suspensão dianteira.

No lado do carona, tem uma folga ao balançar a roda para um lado e para o outro (realize a cena. abaixado na lateral do carro de frente para a roda com uma das mãos em cada lado do pneu. Puxa uma das mãos e empurra a outra...) Fazendo isso, percebesse uma folga grande. Mesmo assim, não consegui identificar ao vem a folga. Estou desconfiando do braço axial, mas não tenho certeza. Tem alguma bucha na caixa de direção que possa estar ocasionado essa folga? Ou estou completamente enganado e pelo sintoma o defeito está em outro lugar?

Outra coisa q eu reparei que esse carro não tem bieleta... Ele não tem mesmo ou ta faltando?


O rolamento da roda do lado do motorista está roncando. É facil substituir? Preço medio do rolamento dianteiro, alguem sabe?

Sugestões, ideias, testes são sempre bemvindos.

Alguem já fez em casa a substituição desse braço axial? Gostaria de fazer em casa, caso o problema seja nele...

Abraços a Todos,
Brunno Frascino
Twingo - 95
Rio de Janeiro - RJ
Brunno Frascino
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Suspensão Dianteira Twingo 95

Mensagem por EDISON »

Este seu modelo não tem bieleta, apenas nos mais recentes 2000 em diante, o preço dos rolamentos vai muito do fabricante, voce encontra rolamentos chineses por R$ 50,00, mas como o ferro (material para fabricar o aço) deles é de procedência variada, muitos de reaproveitamento, a durabilidade é pequena. Se voce dispor das ferramentas voce consegue mudar o braço axial já que é um serviço de baixa complexidade segundo o manual Haynes.
Bfrascino
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Abr 2010, 11:15
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Cidade Maravilhosa

Re: Suspensão Dianteira Twingo 95

Mensagem por Bfrascino »

Ola Edison,

Mto obrigado pelas informações. Sabe me dizer se existe alguma bucha na caixa de direção que possa estar ocasionando essa folga?
Brunno Frascino
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2107
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Suspensão Dianteira Twingo 95

Mensagem por Christian »

A folga deve ser no braço axial , Se for na bucha da caixa de direção é mais complicado. Este carro não tem bieleta (ainda bem!!!).Para ter idéia de custo, você tem a www.rioparts.com.br que tem estas peças.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Bfrascino
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Abr 2010, 11:15
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Cidade Maravilhosa

Re: Suspensão Dianteira Twingo 95

Mensagem por Bfrascino »

Bom dia pessoal,

Alguem sabe me dizer se existe alguma documentação tecnica que informe corretamente os dados da suspensão do Twingo 95 1.2?
Pergunto isso pelo seguinte. Levei o carro pra ver a suspensão e o mecanico disse que preciso trocar um pivô, um braço axial, um rolamento de roda e as pastilhas de freio.
Cheguei na loja pra comprar e o cara disse que tem varios modelos de braços, pivos, pastilhas e rolamentos... Que o ideal seria levar a peça... O problema é que depois que o cara desmontar o carro, vou ter q arrumar as peças de qualquer maneira... E só tenho sabado pra fazer isso... O mecanico é longe da minha casa... Ou seja, se eu não arrumar as peças mais me complicar... Então queria ir na loja antes de ir pro mecanico pra ele desmontar na boa já, com as peças na mão...

Abraços,
Brunno Frascino
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Suspensão Dianteira Twingo 95

Mensagem por EDISON »

Aqui no site temos um manual de oficina, com a descrição e código das peças, encontrável na seção inicial na seção FORUM GERAL no tópico UTILIDADES & AVISOS IMPORTANTES em MANUAIS no item Catálogo de Peças e Montagem - Todos os Modelos, vale.
Bfrascino
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Abr 2010, 11:15
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Cidade Maravilhosa

Re: Suspensão Dianteira Twingo 95

Mensagem por Bfrascino »

Obrigado Edison, mas aqui do trabalho não consigo fazer o download... Só de casa... Mesmo assim obrigado!
Brunno Frascino
Responder